"As Línguas Fazem-nos Ser": superdiversidade e letramento escolar em cenário transfronteiriço
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Data
2014-11
Autores
Jung, Neiva Maria
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o que constitui a pai-
sagem linguística do cenário fronteiriço Brasil, Paraguai, Argentina e os
entrelaçamentos dessa paisagem com o letramento escolar. Além do mul-
tilinguismo próprio desse cenário, dado pela presença do português, espa-
nhol e guarani, há outras línguas dos vários grupos imigrantes, como árabes
e coreanos na cidade de Foz Iguaçu. No entanto, permanece, no Brasil, uma
noção idealística de sermos um país monolíngue em português (BAGNO,
2013; FARACO, 2008), e exames nacionais apontam para índices bastante
baixos dos nossos alunos, na Educação Básica. Pretende-se, então, apreen-
der as práticas letradas nesse cenário emergente e marginalizado, focado
pelas políticas públicas brasileiras
Abstract
Descrição
Esta publicação contém uma coletânea de textos produzidos pelos participantes do Seminário Ibero-Americano da Diversidade Linguística, que aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, de 17 a 20 de novembro de 2014. O evento foi organizado pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan e pela Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Contou com a parceria e apoio da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), da Itaipu Binacional e da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) - Produção e Gestão do Conhecimento sobre a Diversidade Linguística
Palavras-chave
Diversidade Linguística, Patrimônio Cultural, Patrimônio imaterial