A inferiorização do outro e o entre/lugar: uma nova perspectiva em el país de la canela

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objeto de investigação a obra contemporânea El pais de la canela (2008), do escritor colombiano William Ospina. A narrativa compõe a segunda parte da trilogia que conta ainda com Ursúa (2005) e La serpiente sin ojos (2012). O romance apresenta a temática de invasão e conquista da América, mas especificamente sobre a colonização da Colômbia. Neste sentido, este texto se propõe, fundamentado nos estudos de Walter Mignolo e Anibal Quijano, refletir sobre as relações de dominação e poder estabelecidas no contato entre colonizador e colonizado, assim como, demonstrar como ocorre o processo de inferiorização do outro a partir da noção de raças, descritas no romance pela figura do narrador apresentado na condição de mestiço. A discussão torna-se relevante pois evidencia o processo de imposição da cultura dominante, assim como, o silenciamento que caracterizou todo o período colonial. A proposta estende-se em deixar clara a relação com os estudos decoloniais, uma vez que, Ospina dá voz aos grupos sociais que foram deixados a margem ou excluídos do relato oficial apresentando um novo olhar sobre o processo de conquista da América.
Este trabajo tiene como objeto de investigación la obra contemporánea El pais de la canela (2008), del escritor colombiano William Ospina. La narrativa compone la segunda parte de la trilogía de invasión y conquista de la América, específicamente sobre la colonización de Colombia. En este sentido, este texto se propone, fundamentado en los estudios de Walter Mignolo y Anibal Quijano, hacer una reflexión sobre las relaciones de dominación y poder establecidas en el contacto entre colonizador y colonizado, así como, demonstrar como ocurre el proceso de inferioridad del otro a partir de la noción de razas, descriptas en el romance por la figura del narrador presentado en la condición de mestizo. La discusión se vuelve relevante pues evidencia el proceso de imposición de la cultura dominante, así como, el silenciamiento característico de todo el periodo colonial. La propuesta se extiende en dejar clara la relación con los estudios descolonizadores, una vez que, Ospina da voz a los grupos sociales dejados a margen o excluidos del relato oficial presentando un nuevo mirar a cerca de la Conquista de América

Descrição

O I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)

Palavras-chave

Entre/lugar, Inferiorização do outro, Estudos decoloniais

Citação