Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de história na América Latina
Carregando...
Data
2017-10-04
Autores
Butzen, Gabriel Antônio
Souza, Éder C
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho busca estudar os filmes e a sua relação com o ensino de
história. Pois o ensino de história é uma importante dimensão da cultura histórica, é no
ensino onde se pode difundir perspectivas teórico-metodológicas que qualificam o
conhecimento como socialmente válido. Já os filmes são artefatos -de ampla difusão- que
divulgam o conhecimento histórico há pelo menos um século.
Os filmes têm impacto direto na sociedade, principalmente os filmes de cultura
de massa, os quais são direcionados aos mais jovens, construindo um determinado
conhecimento histórico. Sendo assim, os filmes são -em grande parte- responsáveis pelas
imagens que os jovens têm sobre o passado.Com base nisso serão levantados textos que
discutem filmes e ensino de história, quais são os conceitos que os autores dos textos
entendem por ensino e aprendizagem de história e quais são os fundamentos teóricos
que são utilizados para justificar os filmes
Abstract
Descrição
Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017 - temática Ciências Humanas
Palavras-chave
Uso de filmes - ensino de história, América Latina