Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de história na América Latina
Visualizar/ Abrir
Data
2017-10-04Autor
Butzen, Gabriel Antônio
Souza, Éder C
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho busca estudar os filmes e a sua relação com o ensino de
história. Pois o ensino de história é uma importante dimensão da cultura histórica, é no
ensino onde se pode difundir perspectivas teórico-metodológicas que qualificam o
conhecimento como socialmente válido. Já os filmes são artefatos -de ampla difusão- que
divulgam o conhecimento histórico há pelo menos um século.
Os filmes têm impacto direto na sociedade, principalmente os filmes de cultura
de massa, os quais são direcionados aos mais jovens, construindo um determinado
conhecimento histórico. Sendo assim, os filmes são -em grande parte- responsáveis pelas
imagens que os jovens têm sobre o passado.Com base nisso serão levantados textos que
discutem filmes e ensino de história, quais são os conceitos que os autores dos textos
entendem por ensino e aprendizagem de história e quais são os fundamentos teóricos
que são utilizados para justificar os filmes