A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
Carregando...
Arquivos
Data
2017-08-23
Autores
Horst, Tatiane
Schmitt, Vanessa Luana
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
Resumo
O ensino de gramática nas línguas estrangeiras recebeu diferentes enfoques ao
longo da história do ensino de línguas, figurando em ambos os extremos: desde a sua idolatria
até a sua completa aversão, nos últimos tempos. Para aqueles que vivenciam a prática docente
nas salas de aula, todavia, é, ainda, um grande desafio aliar o ensino de gramática a uma prática
interacionista e comunicativa. A LA, em especial, oferece uma dificuldade particular neste
sentido, sendo considerada por muitos uma língua difícil e bastante “gramatical”, algo que deve
ser desmistificado pelos docentes. Para além disso, faz-se necessário que o docente, mais do que
ensinar ao aluno a se comunicar na língua estrangeira, o exponha a diversas formas de
construção do conhecimento, de modo que ele alcance seus objetivos de aprendizagem de
acordo com a sua individualidade. Neste sentido, apresentamos, neste trabalho, o projeto de
extensão “Sprechen Sie Deutsch? Ensino de alemão para a comunidade”, refletindo como o
docente desenvolve a AL nas aulas de LA, com base na pedagogia crítica e no conceito de
multiletramento. Para a realização do trabalho nos baseamos nos pressupostos teóricos de
Uphoff (2008), Schäfer (2013), Garcia (2002) e Lima (2014)
Abstract
Descrição
Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
Palavras-chave
Deutsch als Fremdsprache - DAF, Análise linguística