A (pouca) visibilidade de vos em livro didático de espanhol
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Data
2017-08-23
Autores
Massirer, Daiane Cristina
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
Resumo
Assim como as demais línguas, o espanhol é heterogêneo e, portanto, abordar a variação
linguística em seu processo de ensino e aprendizagem é fundamental. Neste trabalho objetivou-se
refletir sobre a abordagem do pronome VOS no volume I da Coleção Didática de Espanhol Síntesis.
Sabe-se que os livros didáticos constituem-se no material que mais circula pelas mãos dos estudantes
e, por isso, o exercício de examiná-los e avaliá-los constantemente torna-se relevante. A análise do
material revelou que, embora o voseo seja difundido na América Latina, região geográfica da qual o
Brasil faz parte, seu tratamento ainda ocorre de maneira lacunar. As reflexões empreendidas pautaram-
se, sobretudo, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), nas Orientações Curriculares Nacionais
(2006) e em Moreno Fernández (2007)
Abstract
Descrição
Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
Palavras-chave
Idioma Espanhol - pronome Vos, Coleção Didática de Espanhol Síntesis, Educação - ensino de línguas