Ideias de alunos do ensino fundamental sobre ciência
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Moraes, Cassiano Borges de
Lopes, Caroline Teixeira
Santos, Simone Birkheur dos
Brito, Sirlei Borrasca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Este artigo busca apresentar e discutir as ideias de Ciência apresentadas por estudantes dos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido foi proposto que os estudantes representassem por
meio de desenhos o que eles entendiam por Ciência. A partir da análise das ideias apresentadas pelos
discentes – laboratórios; cientistas; vidrarias e equipamentos; barcos; submarinos; elementos da
natureza e da escola – destacamos a influência da mídia, do contexto sociocultural e dos conteúdos
disciplinares, evidenciando a necessidade de discussões e problematizações acerca do ensino de
Ciências com as crianças neste nível de ensino. A pesquisa foi prazerosa para o grupo PIBID/Química,
uma vez que essa proposta de trabalho foi recentemente incorporada às ações do subprojeto,
possibilitando que bolsistas, coordenadores e supervisores trabalhem em conjunto, afim de contemplar
temas e conceitos científicos que promovam uma alfabetização científica adequada a faixa etária dos
estudantes
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Ciência, Ensino Fundamental, Primeiras Ideias