Ensino escolar da geopolítica e sua importância na alfabetização geográfica
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Pegoretti, Renata Ferrari
Oliveira, Rosana Arlete de
Frick, Elaine de Cacia de Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Quando se propõe uma discussão teórico-metodológica do ensino da Geografia,
diretamente deve-se ligá-la a prática docente hoje exercida na escola sobre a perspectiva dessa
disciplina. Essa prática docente, juntamente com o corpo pedagógico, é responsável desde as séries
iniciais pela alfabetização geográfica que se é construída na medida em que o entendimento e os
conceitos da disciplina são exercitados ao longo dos anos. Este artigo propõe uma reflexão sobre o
papel e os objetivos da geografia na escola, tendo como principal objetivo a discussão acerca do
ensino da geografia escolar, e principalmente da importância geopolítica na elucidação dos demais
conhecimentos geográficos. Como início de trabalho, foi utilizada a aplicação de uma atividade a
alunos do 2o ano do ensino médio sobre o tema “Guerra Fria”, pela qual se tirou algumas conclusões e
considerações de estudo