Africanidades na aula de português: do livro didático à prática em sala de aula
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Vieira, Rafhaele Maria
Hardt, Elis
Jovino, Ione da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma que o negro é representado o nos livros
didáticos de português e como a diversidade e identidades étnico-racial e cultural está sendo trabalhada no
contexto escolar, através deste instrumento, dentro das atividades do PIBID. Apresenta algumas das leituras
iniciadas sobre a representação do negro no livro didático, demonstrando que a mesmo ainda permanece
muito presa a estereótipos, ainda que apontem o potencial do livro didático para quebrar paradigmas.
Brevemente discorremos sobre a necessidade de se observar as interações e discursos sobre a questão racial
presentes na sala de aula, bem como o papel da língua/gem na construção social de identidades. Finaliza com
algumas considerações sobre a necessidade de um olhar crítico sobre os materiais utilizados em sala de aula
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Livro didático, Negros, Língua portuguesa