Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Sant’Anna, Vera Lucia de Albuquerque
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNILA
Resumo
Após a edição da Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, com diretrizes para uma nova reforma
das licenciaturas, pouco mais de dez anos após a reforma publicada em 2002, todos os que atuamos
com a formação de professores para a educação básica nos vemos obrigados a rever o que fizemos
(e seguimos fazendo) nesses aproximadamente dez anos. Por essa razão, reuni ideias sobre o que
poderia nos ajudar a pensar certos aspectos da formação do professor em Letras, a partir de
propostas de pesquisa que aproximam fundamentos da análise do discurso (FOUCAULT, [1971],
2004; MAINGUENEAU, [1984] 2005), aos dos estudos sobre o trabalho, organizados pela
Ergologia, em especial aos desenvolvidos por Schwartz (SCHWARTZ; DOURRIVE, 2010), sobre
a necessária articulação entre normas antecedentes e renormalizações na atividade de trabalho.
Desse modo, exponho possibilidades de encaminhamentos para que se possam pensar modos de:
interromper a descontinuidade / o corte entre estudos de língua e estudos de literatura; mudar o
foco da formação do professor em Letras para um ideal institucional vindo das necessidades das
escolas, da sociedade e não do beletrismo individualizante; rever o recorte curricular a partir do
aporte teórico, ou seja, assumir o que cada tendência faz existir como língua e literatura, ensino de
língua e de literatura; reposicionar a relação professor formadorna universidade e professor
formadorna escola. Portanto, este artigo tem como propósito levantar problemas a serem discutidos
pelas instituições de ensino responsáveis pela formação de professores em Letras, porque, mais
uma vez, temos uma legislação que reformula o curso de licenciatura em todo o país. Esse é o
recorte que me compromete com as reflexões sobre formação de professor de línguas, ao levantar
dúvidas e esboçar (ainda que levemente) caminhos para enlaçar discursos que favoreçam pensar a
formação inicial do professor de línguas para e na escola
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Espanhol