Formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira e o cumprimento da Lei 11/161: uma relação em busca de efetivação
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Data
2016-08
Autores
Oliveira, Flávia Farias de
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Resumo
Este trabalho objetiva enfatizar a importância da formação de professores de espanhol como língua
estrangeira (E/LE), nos cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol, para que a Lei 11.161/05 se
cumpra efetivamente. No estado de Pernambuco, atualmente, temse a presença, em escolas públicas
de ensino médio, de professores com formação de ensino superior em outras áreas do conhecimento
que não Letras/Espanhol. Tal fato resulta no prejuízo para o ensino de E/LE, uma vez que não se
pode prescindir dos princípios epistemológicos sobre o ensino da língua espanhola, por incorrer no
risco de favorecer a manutenção de práticas didáticometodológicas já revisitas pelos estudos
sociolinguísticos e de didática sobre o ensino de línguas estrangeiras. É comum encontrar, como
demonstraremos nos resultados das análises realizadas, professores nãolicenciados em
Letras/Espanhol que trabalham sob a perspectiva estruturalista/formalista da língua, apagando o
caráter sociocultural das línguas, bem como o desenvolvimento de um processo de ensino-
aprendizagem pelo viés “interculturalista” (SERRANI, 2010). Desta forma, o presente trabalho
procura ratificar a importância de que os profissionais que atuam como docentes de E/LE possuam
formação de nível superior em cursos de Letras/Espanhol, para que a Lei 11.161 possa cumprirse de
modo efetivo, tornando, consequentemente, o processo de ensinoaprendizagem de espanhol
significativo para os discentes da educação básica. Desta forma, tal processo se realizaria de
maneira consistente centrado em bases epistemológicas revisitadas e coerentes ao nosso atual
sistema socioeducativo. Para a realização do referido trabalho, recorremos a alguns teóricos, tais
como: Paraquett (2010), Fanjul & González (2014), Rojo (2013)
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Formação - docência, Espanhol