Navegação Hispanistas - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 156-175 of 369
-
Histórias em trânsito de um passado insepulto – memórias da ditadura argentina em três romances brasileiros contemporâneos
(2016-08)Passadas cerca de três décadas do início do processo de redemocratização na Argentina e no Brasil, sabese que os caminhos pelos quais foram trilhadas as tentativas de reparação e as políticas da memória sobre o período ... -
Horacio Quiroga e Buenos Aires: o diálogo com a metrópole pelas páginas das novelas de folhetim
(2016-08)A inserção de um escritor consagrado como o contista uruguaio Horacio Quiroga no gênero folhetinesco, através de seis novelas de folhetim publicadas nas revistas ilustradas Caras y Caretas e Fray Mocho entre os anos de ... -
“Hoy he traspuesto el umbral de mi biblioteca”: la descomposición del texto en Un Año, de Juan Emar
(2016-08)Escrita en forma de diario, la obra Un Año (1935), del escritor chileno Juan Emar – seudónimo de Álvaro Yáñez Bianchi – se construye a partir de temas esenciales al contexto de la modernidad que caracteriza la primera ... -
Identidade, sincretismo, antropofagia na arte religiosa da pintura cusquenha
(UNILA, 2016-08)O texto mostra como a arte religiosa da pintura cusquenha busca a identidade peruana quando, através do sincretismo, resgata o barroco espanhol para pôr a nu sua espiritualidade. A antropofagia propaga não somente a ... -
Ideologia linguística na IberoAmérica: língua, cultura e memória na proposta de integração da Carta Cultural Iberoamericana
(2016-08)Ao considerar relevante a análise do discurso pela integração da IberoAmérica, presente na Carta Cultural Iberoamericana (2006), este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre linguagem, cultura e memória a ... -
Imaginários da identidade: Macunaíma e Altazor
(2016-08)A literatura é uma espécie de espelho profundo da identidade, pois a obra de arte nunca reflete com claridade nem perfeição os objetos que coloca em pauta, mas, graças a isso, consegue dizer e deixar em xeque o próprio ... -
Imágenes en el teatro actual de Santiago Loza: La mujer puerca y Mau Mau, o la tercera parte de la noche
(UNILA, 2016-08)Santiago Loza (dramaturgo argentino) lleva a sus lectores/espectadores al abismo sea éste de orden político social como en el Mau Mau, o la tercera parte de la noche donde el baile eterno de dos mujeres permite revisar ... -
Implicações da variação linguística no ensino e aprendizagem do português Língua Estrangeira
(UNILA, 2016-08)A variação linguística é um grande desafio no ensino e aprendizagem do português língua estrangeira (PLE), tanto na língua falada quanto na escrita. As dificuldades de expressão se revelam ao falar ou escrever quando o ... -
A importância da pesquisa in loco no processo de tradução: relato de uma experiência
(UNILA, 2016-08)Este trabalho objetiva relatar uma experiência de pesquisa in loco na área de Tradução. A referida pesquisa foi realizada na Universidad de Granada, Espanha (2016), com vistas a conhecer o contexto de produção da peças ... -
A indisciplina do verso: voz e escuta em Néstor Perlongher
(2016-08)Em “Locas, milicos y fuziles” (2011), Cecilia Palmeiro expõe que Néstor Perlongher convoca os processos dissidentes e antiautoritários nos quais suspende a hierarquia dos gêneros canônicos, a escrita normalizadora, a ... -
A inferência: o que é necessário para desenvolver essa estratégia de leitura?
(2016-08)A busca pela compreensão satisfatória de um texto vem sendo buscada por décadas pelos professores e autores de livros didáticos. Aos primeiros, com frequência, cabe analisar, selecionar e, posteriormente, aplicar tarefas ... -
O insólito nas aulas de espanhol como língua estrangeira: Propostas pedagógicas
(2016-08)Trabalhar a literatura e as suas funções nas aulas de Espanhol como língua estrangeira, sem usála como prétexto para conteúdos linguísticos e/ou estruturais, tronouse uma prática esquecida nesse contexto. Percebese, ... -
Intercambio virtual entre jóvenes de Lationamérica: Una actividad posible
(UNILA, 2016-08)En esa comunicación vamos a presentar la interesante experiencia de intercambio virtual entre alumnos de portugués uruguayos con estudiantes de lengua española en Brasil a través del sistema de video conferencia del ... -
Intercambio virtual entre jóvenes de Lationamérica: Una actividad posible
(2016-08)En esa comunicación vamos a presentar la interesante experiencia de intercambio virtual entre alumnos de portugués uruguayos con estudiantes de lengua española en Brasil a través del sistema de video conferencia del ... -
A Interlíngua escrita de aprendizes de espanhol/LE na modalidade EAD e o papel da instrução com foco na forma (IFF) para a correção de erros gramaticais
(UNILA, 2016-08)Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento que se propõe a investigar o papel da Instrução com Foco na Forma (IFF) para a correção dos erros gramaticais sobre o uso do verbo na interlíngua escrita de aprendizes ... -
Internacionalização das Universidades: Impactos e possibilidades na formação do professor de ELE
(2016-08)O acordo do MERCOSUL tem se consolidado como um importante projeto de política do mundo. Entre seus objetivos, que prevê o melhor relacionamento entre os países do bloco, a educação foi vista como elo estratégico de ... -
Uma interpretação historiográfica sobre a publicação da "Grammática da língua espanhola para uso dos brasileiros" (1920), de Antenor Nascentes
(UNILA, 2016-08)A primeira descrição do espanhol, publicada no Brasil, data de 1920. Estamos nos referindo à obra Grammatica da língua espanhola para uso dos brasileiros, escrita por Antenor Veras Nascentes (1886 – 1972). A publicação ... -
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
(2016-08)Situarmos historicamente a inserção do ensino de língua espanhola no currículo do ensino básico no Brasil nos permite perceber que, ao longo da história do ensino dessa língua, a relação entre as diretrizes educacionais ... -
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
(UNILA, 2016-08)Situarmos historicamente a inserção do ensino de língua espanhola no currículo do ensino básico no Brasil nos permite perceber que, ao longo da história do ensino dessa língua, a relação entre as diretrizes educacionais ... -
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
(UNILA, 2016-08)Nesta comunicação, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as implicações das práticas de teletandem na formação inicial de professores de espanhol/LE. O teletandem, mais recentemente, é definido como um ...