Internacionalização das Universidades: Impactos e possibilidades na formação do professor de ELE
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Andrade, Fabrício Dias de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O acordo do MERCOSUL tem se consolidado como um importante projeto de política do mundo.
Entre seus objetivos, que prevê o melhor relacionamento entre os países do bloco, a educação foi
vista como elo estratégico de integração, e o Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) ficou como
responsável pela construção desse espaço. Nesse contexto, as instituições superiores são
extremamente importantes, pois preparam o futuro professor de língua estrangeira para o exercício
de sua atividade. O objetivo deste estudo é verificar como as ações conduzidas em torno do
ambiente acadêmico, através dos programas de internacionalização, podem influenciar na formação
de estudantes futuros professores de ELE. Partindo da análise do Plano de Ação do Setor
Educacional do MERCOSUL (BRASIL, 2011/2015), e do Projeto de Cooperação entre a
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/Brasil e a Universidad Nacional de
Cuyo/Argentina (KERSCH, D. F., 2010), esta pesquisa ancorase nos estudos sobre a
Internacionalização das Universidades (KNIGHT, J., 2004) e a importância das Comunidades de
Prática (WENGER, E., 2001) na constituição de identidades (HALL, 2005; RAJAGOPALAN,
1998). Os dados aqui trabalhados são de três alunos intercambistas e provêm de entrevistas
parcialmente estruturadas realizadas no momento de retorno dos estudantes após um semestre de
estudos na Argentina. Os resultados iniciais destacam a importância da aproximação dos
participantes à cultura e à língua estrangeira e os impactos da internacionalização na formação de
futuros professores de ELE.
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Universidades, Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)