A divulgação científica como instrumento para o ensino e a democratização de saberes no contexto de comunidades rurais: uma experiência desenvolvida no campus de realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul
Carregando...
Data
2013-11-07
Autores
Orlandi, Renata
Martinz, Emerson
Silva, Angélica da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O delineamento de políticas culturais e práticas educacionais voltadas para a democratização do
conhecimento científico é de grande importância para o processo de constituição do sujeito e para a
garantia dos direitos humanos, porém, sua divulgação pela mídia é perpassada por várias questões
históricas, especialmente, pela elitização daqueles saberes. O presente trabalho referese a um projeto
de ensino e extensão a partir do qual pretendese divulgar conhecimentos produzidos e ensinados em
uma universidade pública e popular localizada na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, na zona
rural, visando colaborar nos processos de constituição do senso crítico e reflexivo a uma população
historicamente alijada do acesso aos saberes acadêmicos. Em linguagem passível de compreensão ao
público leigo, estão sendo elaboradas e transmitidas notícias de caráter interdisciplinar e intercultural
por meio de jornais locais. Na sequência do trabalho, terá início as chamadas radiofônicas e a
alimentação de um blog. Os colaboradores do projeto tem se comprometido com a divulgação de
conhecimentos científicos produzidos e problematizados em sala de aula na universidade na qual o
projeto está sendo desenvolvido, buscandose a promoção de processos reflexivos a respeito da
cotidianidade, partindo da problematização de avanços científicos e tecnológicos. O fluxo de
informações é muito grande e a cada momento dãose novos avanços científicos, tornandose
necessário que aqueles avanços sejam compartilhados e assimilados pela sociedade. Nesse sentido,
tornase mister o delineamento de estratégias, tal como a aqui apresentada, voltadas para
compartilhamento do conhecimento científico, na medida em que o mesmo se configure como um
processo de inclusão social, emancipação e promoção de cidadania.
Abstract
Descrição
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
Palavras-chave
Divulgação científica, Práticas educacionais, Promoção de cidadania