Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
Carregando...
Data
2013-11-07
Autores
Almeida, Maria Josefa de Menezes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente texto apresenta a proposta de mediação intercultural exercitada através do Curso:
Aprofundando saberes na Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo Grupo de pesquisa vinculado
ao CNPq: Saberes Escolares e Práticas Pedagógicas para a EJA(Seppeja/UFS) cujas atividades iniciais
datam de 2011 e se consolidam a cada dia tendo como objetivo maior a construção de um perfil
curricular com ênfase na pedagogia intercultural. Esta intervenção pedagógica baseiase no crédito
atribuído à possibilidade de rompimento de uma visão fragmentada entre os saberes para a consecução
do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus envolvidos. É possível afirmar que a participação
neste projeto já confere o aprofundamento de saberes de seus participantes a partir do exercício da
competência intercultural. Em encontros diários, em sala de aula, alunos e regentes têm a oportunidade
de promover o diálogo intercultural a partir da interrelação entre suas heranças culturais associadas à
(re)significação de saberes e tendo como foco o alcance de letramentos múltiplos. Os resultados já
alcançados indicam impactos significativos da construção de um perfil curricular inovador para EJA, bem
como para a formação do docente a atuar neste campo pedagógico específico.
Abstract
Descrição
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos, Currículo, Pedagogia intercultural