Formação intercultural docente: o espaço fronteiriço como cenário
Carregando...
Data
2013-11-07
Autores
Domingo, Luciana Contreira
Marinho, Daiane Araujo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Estudos sobre a comunicação intercultural e sobre ensinoaprendizagem de línguas apontam que o
domínio das estruturas gramaticais não garante uma comunicação satisfatória, já que comunicarse
significa muito mais que intercambiar frases gramaticalmente corretas. O fluxo permanente de
indivíduos provenientes de diferentes regiões, resultado da onda migratória originada principalmente
pela atual fase da globalização, constituise como cenário para reflexões sobre as relações estabelecidas
em ambientes fronteiriços. Neste contexto, o hibridismo tão característico das cidades de fronteira
representa um terreno fértil para a reflexão sobre a formação docente. Deste modo, a
interculturalidade – entendida aqui como a relação entre culturas pautada pelo binômio seragir – e a
abordagem intercultural parecem ser as opções mais efetivas para a promoção do diálogo entre culturas
e para o ensino de línguas na fronteira Brasil – Uruguai, onde atuamos. O objetivo deste trabalho é
socializar a reflexão sobre necessidade de incluirmos o componente intercultural na formação de
professores de português e espanhol a partir da compreensão de professor de línguas como mediador
intercultural (SERRANI, 2005), como um profissional capaz de promover o diálogo entre línguasculturas
diferentes. A perspectiva intercultural no ensino de línguas pressupõe a adoção de posturas e atitudes
que evitem a folclorização da línguacultura meta e sua redução a objeto de análise e que considerem a
diversidade dos sujeitos envolvidos no encontro intercultural. Para discutir essas questões nos
propomos revisar alguns conceitos fundamentais tais como interculturalidade, competência
comunicativa intercultural e formação docente. A reflexão desenvolvida tem como base os pressupostos
teóricos encontrados principalmente em Canclini (2005, 2012) Santos (2004, 2008, 2011 e 2012) e
Serrani (2005).
Abstract
Descrição
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
Palavras-chave
Interculturalidade, Nadezdah Krupskaia 91869-1939) - pedagoga russa