Produção epistêmica indígena: a periferia do conhecimento
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Data
2013-11-07
Autores
Trinidad, Carlos Benítez
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Resumo
A produção epistemológica além da acadêmica, também é uma produção popular que leva ao
conhecimento. Com esse conhecimento, as culturas sobreviveram e se reproduziram. Os conhecimentos
habitam no interior dos indivíduos que compõem uma cultura, tornandolos seres culturais sociais. Essa
raíz epistemológica é o conhecimento passado de geração em geração reafirmando assim o que muitos
filósofos defendem, que o conhecimento científico é composto por um conhecimento não científico,
mas que forma parte essencial de sua fundação. Partindo desta premissa, o que é proposto a muito
tempo pelos grupos de reivindicações indígenas é a inclusão de seus conhecimentos como parte
integrante da ciência. A fim de alcançar esse status o conhecimento indígena tem que se librar de um de
seus maiores desvantagens, ou seja, livrar de centenas de anos de imposição e colonização do
conhecimento. Os países europeus através da prática colonial não só legitimaram a sua própria cultura,
mas tornálo a única capaz de criar conhecimento. A situação mundial actual é oriunda dos grandes
impérios coloniais europeus e sobreviveu com a hegemonia universal do mundo anglosaxão. A partir de
ahí começa vislumbrarse novos pedidos e reclamações que traspasam essa Modernidade considerando
se pós modernidade ou neomodernismo. O surgimento de novos centros de poder e descentralização
política e econômica levou ao surgimento de movimentos que exigem não só o reconhecimento dos
antigos conhecimentos escondidos pela colonização, mas a aceitação de que o conhecimento sobreviveu
na memória dos oprimidos. Tratase neste caso dos povos indígenas que desejam integrar sua
subjetividade, não só em seus países, mas na produção global epistêmica, sendo assim reconhecido
como um igual. O objetivo não é mudar a subjetividade do outro, vista a subjetividade como a
perspectiva própria "étnica", sendo o europeu e o indígena confrontados, mas criar uma
intersubjetividade.
Abstract
Descrição
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
Palavras-chave
Povos indígenas, Epistemologia, Memória, Subjetividade