O Teko Arandu e as políticas linguísticas de valorização, fortalecimento e apliação do uso da língua materna dos guarani e kaiowá de Mato Grosso do Sul
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Data
2013-11-07
Autores
Martins, Andérbio Márcio Silva
Knapp, Cássio
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Resumo
este trabalho, apresentaremos e discutiremos as políticas linguísticas adotadas no Curso de
Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu. Como opção consciente, a formação é ofertada
somente aos indígenas Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul, respeitando o Território
Etnoeducacional Cone Sul. Dessa forma, desde o processo seletivo para o ingresso no Curso, é previsto
um trabalho que reforça a importância da língua indígena a partir de uma avaliação de proficiência oral e
escrita por parte dos candidatos. Neste trabalho, demonstraremos a dinâmica do processo seletivo
adotado, o espaço da língua indígena no Bloco de formação comum do Curso, bem como na área de
Linguagens uma das quatro áreas que o curso habilita. Portanto, explicitaremos de que forma o Curso,
no período de formação comum, tem favorecido o desenvolvimento de competências e habilidades de
comunicação oral e escrita na língua materna e na segunda língua e de que maneira, na área de
Linguagens, o curso tem auxiliado para, dentre outras coisas, produzir conhecimentos novos com a
língua indígena a fim de ampliar o contexto de uso desse sistema; compreender o funcionamento de
variedades da língua Guarani e do Kaiowá e suas implicações para o ensino da língua indígena como L1;
entender a organização do conhecimento linguístico da língua indígena e como aplicar esse
conhecimento no ensino de língua materna nos níveis Fundamental e Médio das escolas indígenas
Guarani/Kaiowá; desenvolver competências e habilidade no uso da língua Guarani e do Kaiowá em
diversos gêneros textuais, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita; elaborar recursos e
materiais didáticos monolíngues em Guarani e em português a fim de que os mesmos possam ser
utilizados no ensino de língua Guarani e no ensino de língua portuguesa nos níveis Fundamental e
Médio.
Abstract
Descrição
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
Palavras-chave
Língua materna, Ensino, Indígenas Guarani, Indígenas Kaiowá, Oralidade, Escrita