Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente

Imagem de Miniatura

Data

2016-10

Autores

Mendoza, Franciele Mussio
Araújo, Ana Paula Araújo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a análise dos dados de evasão e retenção da Unila gerados pelo Departamento de Informações Institucionais da PROGRAD com colaboração da PRAE. Ao analisar qualitativamente a evasão a partir de variáveis como nacionalidade e raça, reserva de vaga para escola pública e gênero, se buscará fazer uma correlação estatística, na medida em que se observa como estes recortes específicos explicam a saída de estudantes desta universidade. O diagnóstico parcial da evasão e retenção no contexto da instituição possibilitará discutir novas políticas institucionais que auxiliam as políticas já existentes de auxílio financeiro, moradia e de acompanhamento pedagógico e psicológico para a permanência discente, e a proposição de cursos de formação continuada para os docentes que lidam com um espaço acadêmico mais diverso e, para isto devem estar preparados para as diferentes trajetórias dos estudantes advindos do processo de expansão e democratização do ensino, muitas destas marcadas pela desigualdade social, do qual surge esta instituição.

Abstract

Descrição

Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Ciências Humanas

Palavras-chave

Políticas institucionais, Evasão universitária, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Citação