Desafios do projeto Tandem UNILA: pedalando juntos em espanhol e português
Carregando...
Data
2015-11
Autores
Silva, Thales Ramos da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Essa pesquisa almeja relatar e discutir a institucionalização do projeto Tandem UNILA:
pedalando juntos em espanhol e português na Universidade Federal da Integração Latino-americana
(UNILA). Com o auxílio das novas tecnologias, o tandem tem se expandido pelas Universidades
brasileiras, sobretudo dentro dos cursos de línguas, como uma nova ferramenta de ensino-
aprendizagem de idiomas (TELLES, 2009; RUANO, 2012; ARANHA & CAVALARI, 2014). O
projeto acima mencionado, contudo, desenvolve sessões de tandem presencial (face a face),
executável por causa do caráter bilíngue e multicultural da UNILA e das cidades da Tríplice Fronteira
entre Brasil, Argentina e Paraguai (RAMMÉ, 2014). Assim, nosso objetivo específico é investigar o
processo de integração, com suas possibilidades e dificuldades, de atividades desse projeto de
extensão nas disciplinas de Português e Espanhol como línguas adicionais do Ciclo Comum de
Estudos da instituição. O método utilizado para a pesquisa é o estudo de caso, a partir da discussão
obtida através da análise de questionários e entrevistas com os professores e instâncias universitárias
envolvidas. Tendo em vista que alguns professores da UNILA já utilizam o tandem como ferramenta
pedagógica durante as aulas, apesar do projeto ainda não ser institucionalizado, já observamos que
essa prática tem causado efeitos positivos no rendimento linguístico e intercultural dos discentes.
Abstract
Descrição
Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Letras, Linguística, Artes e Música
Palavras-chave
Projeto Tandem, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Cursos de línguas