Berceuse campesina: o impressionismo e afrocubanismo de Alejandro García Caturla
Visualizar/ Abrir
Data
2015-11Autor
Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
Moreira, Gabriel Ferrão
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse artigo trata da abordagem musicológico-analítica da música de concerto latino-
americana no século XX, que através das pesquisas da vida e da obra de Alejandro García
Caturla (1906-1940) resultou na escolha da sua última obra, Berceuse Campesina (1939), com
análises da forma e harmonia da peça. Na pesquisa ficou evidente a importância desse
compositor para a cultura cubana, que ao inserir elementos musicais populares na música de
concerto criou uma identidade, sendo assim um dos precursores do afrocubanismo. Diante dos
materiais obtidos na pesquisa nota-se a relação que a obra tem com a música impressionista do
compositor francês Claude Debussy (1862-1918), com os elementos da música popular cubana
bem como a fusão de dois gêneros da cultura cubana, a música campestre (guajiro) e a música
criolla (negro). É discutido no artigo a relação da peça com a guajira ou punto cubano
comparando-a com canções populares e tradicionais de Cuba na sua rítmica, melodias, harmonia,
tensões, motivos e o bajo tumba