Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
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Data
2015-11
Autores
Diaz, Dalila Vanessa Arce
Merchan, Maria Jose Cevallos
Freitas, Hannalicia Bueno de
Ferrari, Carlos Kusano Bucalen
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Resumo
A satisfação com o próprio corpo tem preocupado excessivamente os jovens,
especialmente as adolescentes. Além disso, a violência escolar tem despontado como
um fenômeno social de grande relevância em nosso meio. O objetivo deste trabalho foi
avaliar a satisfação corporal e alguns indicadores de violência escolar em crianças de
uma escola pública de Foz do Iguaçu, PR. Metodologia: Foram avaliadas crianças de 7
a 9 anos de uma escola pública em Foz do Iguaçu. Resultados: Apenas 11,76% das
crianças não estão completamente satisfeitas com o próprio corpo. A insatisfação
segundo as partes do corpo teve a mesma frequência de 11,76% para barriga, pernas e
cabelo. Assim, os alunos gostariam de mudar estas partes do corpo. Chamou a
atenção que um aluno, afrodescendente, queria mudar o corpo, desejando ser branco.
A frequência de alunos que já sofreram advertências na escola foi elevada (29,41%),
bem como a frequência de alunos que se envolveram em brigas (29,41%). Em relação
ao bullying, 29,41% já sofreram no passado e 17,65% estão passando por esta
situação no presente. Apesar disso, todos os alunos consideram que as brigas na
escola têm forte conotação negativa. Deve-se prestar atenção à crescente violência
escolar desde a infância, sendo crucial que as escolas pensem em estratégias para
enfrentar o problema.
Abstract
Descrição
Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
Palavras-chave
Satisfação corporal, Bullying, Violência escolar