Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Carregando...
Data
2015-11
Autores
Gutiérrez Sánchez, Michael Alberto
Benito, Gladys Amélia Velez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A Organização Mundial da Saúde define a qualidade de vida como a
percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de
valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e
preocupações. É uma ampla variedade de conceitos que são afetados de maneira
complexa pela saúde física, estado psicológico, crença pessoal e as relações nos
aspectos sociais. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos
discentes da UNILA matriculados no período de 2013 pertencentes ao Instituto Latino-
Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN). Conhecendo a população de
estudo, calculou-se o tamanho amostral para estimadores de proporção considerando
95% de confiança. Sorteáramos aleatoriamente os alunos vinculados ao ILACVN e
aplicamos o questionário readequado do Whoqol-bref de 1994 para coletar os dados e
traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos
éticos, todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12 foram contempladas, assim
foi aprovado sob o registro no CONEP, no CAAE: 39315714.8.0000.0107. Todos os
entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram
analisados utilizando o programa Epi-info7. Dos 75 estudantes entrevistados 50,67%
são do sexo feminino e 49,33% são do sexo masculino. Quanto à nacionalidade 38,67%
são brasileiros, 18,67% são paraguaios e 10,67% são peruanos, os demais provêm dos
outros países da América Latina. Quanto ao tipo de escola em que os alunos cursaram o
ensino médio temos que 81,33% dos entrevistados estudaram maior parte em escola
pública. Com relação aos auxílios concedidos aos discentes aproximadamente 76%
recebem consecutivamente os três tipos de auxílio (transporte, moradia e alimentação).
Questionados sobre a percepção de sua qualidade de vida 5,33% avaliaram como muito
boa 48% como boa e 40% como nem ruim nem boa. A qualidade de vida foi avaliada
em quatro domínios, por meio de metodologia multivariada utilizando Análise de
Componentes Principais (PCA). No domínio físico chilenos, salvadorenhos,
colombianos e brasileiros estão satisfeitos com sua capacidade de locomoção. No
domínio psicológico brasileiros, peruanos, paraguaios e Uruguaios afirmam estar
satisfeitos consigo. No domínio relações sociais uruguaios, venezuelanos, bolivianos,
chilenos e colombianos estão satisfeitos como apoio que recebem de seus amigos e no
domínio
meio
ambiente,
paraguaios,
argentinos,
equatorianos,
brasileiros
e
Salvadorenhos estão insatisfeitos com as atividades recreativas. Os resultados deste
estudo apontam aspectos que merecem atenção e mostram caminhos para o
delineamento de diretrizes para melhorar a convivência e o rendimento escolar dos
alunos nos cursos que vem desenvolvendo. Este estudo abrirá um leque amplo de temas
a serem pesquisados com as comunidades discentes de outras universidades, à fim de
conhecer diversos aspectos que possam influenciar na qualidade de vida dos estudantes .
Agradecemos a UNILA através do PROBIC pela bolsa de iniciação científica
concedida.
Abstract
Descrição
Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
Palavras-chave
Ensino superior, Domínios, Saúde escolar, América Latina, Diversidade cultural