Qualidade de vida dos discentes do ILLACH da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Data
2015-11
Autores
Cabrera Collar, Derlis Albino
Benito, Gladys Amélia Velez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Segundo o Whoqol Group, 1994 a qualidade de vida pode ser definida
como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e
sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas,
padrões e preocupações. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade
de vida dos alunos do Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e Historia
(ILAACH) especificamente matriculados no período 2013. Conhecendo a
população de estudo calculou-se o tamanho amostral para estimadores de
proporção, considerando 95% de confiança. Sorteou-se aleatoriamente os alunos
vinculados ao ILAACH e aplicou-se um questionário readequado do Whoqol-
brefde 1994 para coletar os dados, o mesmo ainda permitiu traçar um perfil
socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos todas
as diretrizes e normas da Resolução no 466/12foram contempladas, com aprovação
sob o registro no CONEP, CAAE-39315714.8.0000.0107. Todos os entrevistados
assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados
utilizando o programa Epi-info7. Concluímos que, colombianos apontaram ter a
maior média de qualidade de vida seguido dos chilenos e argentinos. Avaliamos
que os bolivianos são os mais insatisfeitos com a sua saúde já os mais satisfeitos
são os colombianos e chilenos. Colombianos, uruguaios e bolivianos sentem que a
dor física os impede fazer alguma atividade, conseqüência dissotem dificuldade de
locomoção, esse mesmo grupo estão insatisfeitos com o sono apontando não ter
energia suficiente para realizar atividades no dia a dia.Colombianos, paraguaios,
peruanos e equatorianosaceitam de forma positiva sua aparência física estando
satisfeitos consigo mesmo, mas eles têm com freqüência sentimentos negativos
(mal humor, desespero e ansiedade).Bolivianos, brasileiros, argentinos e paraguaios
estão satisfeitos com suas relações pessoais, mas insatisfeitos com suas vidas
sexuais. Equatorianos e uruguaios estão satisfeitos com o apoio de suas amizades.
Peruanos, paraguaios, bolivianos, equatorianos e venezuelanos dizem sentir-se
seguros em relação a suas vidas diárias e satisfeitos com as informações
que recebem/precisam no dia a dia, mas estão insatisfeitos com suas condições
econômicas, atividades de recreação e acesso a saúde. Brasileiros, colombianos,
argentinos e uruguaios dizem estar satisfeitos com o ambiente do entorno deles,
igualmente manifestaram estar satisfeitosonde moram. Com esta pesquisa se
conclui que existe uma necessidade de se estudar com profundidade cada uma das
concepções do que defina a qualidade de vida para os estudantes, abrindo-se temas
de debate que serão fundamentais para toda comunidades acadêmica, contribuindo
para o planejamento de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos
discentes, apontando as limitações físicas, psicológicas, o nível de independência,
as relações sociais, o meio ambiente e a espiritualidade. Agradecemos a Unila e a
Fundação Araucária pela bolsa de iniciação científica concebida.
Abstract
Descrição
Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
Palavras-chave
América Latina, Discentes, Ensino superior, Saúde escolar, Percepções