Análise discursiva na mídia sobre a figura do Papa Francisco

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Data

2014-11-07

Autores

Martins, Bruno Eliezer de Melo
Andrade, Ligia Karina Martins de

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Resumo

A eleição do novo Papa inaugura uma nova etapa na história da Igreja Católica Apostólica Romana e no discurso produzido. O novo Pontífice eleito adota o nome Francisco, o que evoca uma série de sentidos em torno desta autodesignação, seja pela história de São Francisco, seja pela importância da ordem franciscana e seus preceitos. Entretanto, analisar-se-á como em vários discursos o primeiro Papa latino-americano enfatiza sua liderança e filiação a ordem jesuítica, a qual se identifica, mas ao mesmo tempo faz circular uma série de outros sentidos vinculados a ordem franciscana, o que influência seu discurso e sua performance. Além disto, observar-se-á de que forma os sentidos ligados às origens do Papa como latino-americano são atualizados e quais as implicações ideológicas e políticas destes discursos para a comunidade de fieis e externa à Igreja e como se articula o discurso da mídia sobre estes eixos semânticos e quais os efeitos de sentido no discurso jornalístico a partir de suas especificidades. Portanto, um dos resultados que poderiam ser destacados a partir do projeto é o ponto inflexão em que se encontra a Igreja e o tratamento dado discursivamente pela mídia aos discursos vinculados ao Bispo de Roma em suas metáforas que sinalizam o ponto.

Abstract

Descrição

Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Letras, Linguística e Artes I - 07/11/14 – 13h30 às 15h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03

Palavras-chave

Jorge Mario Bergoglio (1936-) - religioso argentino, Papa Francisco - 266º Papa da Igreja Católica

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