Artigos científicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Anais do II Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Cultura Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Roa Bastos e 50 anos da morte de Guimarães Rosa(2017-04) Marinho, MarceloAnais dos resumos do II Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Cultura: Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Roa Bastos e 50 anos da morte de Guimarães Rosa.Item Literatura e (re)existência: a voz marginalizada da periferia como empoderamento popular(2017-04) Almeida, Rayana Alves deEste estudo apresenta reflexões sobre a produção literária de autores de classes sociais menos desfavorecidas, destacando, sobretudo, negros silenciados no meio literário que encontram dificuldades para publicação em grandes editoras. Busca evidenciar as estratégias de (des)silenciamento para a inserção de suas vozes no mundo, com base em autores como NASCIMENTO (2009), VERAZZANE (2012) e HALL (2011). A análise limita-se às produções realizadas na cidade de São Paulo, no ano de 1960 e após os anos 2000, período em que influencias como RAP e os saraus periféricos tomam a cidadeItem Vamos ao México? Erico Veríssimo como escritor/embaixador(2017-04) Cayann, NícollasAlicerçado, majoritariamente, na obra The Cambridge Companion to Travel Writing, de Hulme e Youngs (produção teórica e descritiva do gênero Literatura de Viagem) o artigo busca elucidar, de forma comparativa, posicionando Erico Verissimo dentro da categoria de escritor/embaixador (como Embaixador Cultural). Fazendo uso de uma análise documental e de revisão bibliográfica em seus cernes conceituais, teóricos e históricos, partindo de dados secundários e uma abordagem qualitativa, a proposta do artigo é de analisar o livro México de Erico Verissimo, publicado em 1957, como um relato de viagem. O principal objetivo do artigo é, através da análise literária do livro México, encontrar um balanceamento entre a categoria de viajante “Ambassador” de Hulme e Youngs e a terminologia de escritor/diplomata, de Fernanda Peixoto (no artigo "Letras y diplomacia en el Brasil: una aproximación em tres tiempos"), delineando, assim, o estilo de escritor-viajante de Erico VerissimoItem A construção do sentido no gênero canção: um estudo comparativo das canções “Cultura lira paulistana” de Itamar Assumpção e “Tiempo de hibridos” de Rodrigo González(2017-04) Machado, Silas RodriguesNeste artigo é apresentado um estudo analítico e interpretativo das canções “Cultura Lira Paulistana” de Itamar Assumpção e “Tiempo de Hibridos” de Rodrigo González, buscando assim, estabelecer relações entre as obras musicais pontuando as convergências e divergências existentes. Partindo da perspectiva que, no estudo do gênero canção, melodia e letra, são indissociáveis - sob pena de ser transformado em outro gênero -, buscaremos elementos contidos nesse diálogo. Para isso, nos apoiaremos no enfoque teórico produzido por Luiz Tatit sobre o estudo do cancionistaItem Jogo do filme: análise do documentário Los Rubios (2003) a partir da teoria jogo do texto de Wolfgang Izer(2017-04) Souza, Lucas Henrique deO trabalho analisa o documentário Los Rubios (2003) de Albertina Carri através de aportes da Teoria do Jogo do texto de Wolfgang Iser (2002), buscando averiguar a proposta estética da diretora e os distintos suplementos produzidos pela recepção. Para tanto, introduzimos o leitor ao contexto de produção de suas obras até a confecção de Los Rubios, tratando de sua entrada no meio audiovisual e das obras que precedem o filme analisado, por meio das entrevistas realizadas com a diretora em revistas especializadas e sites da internet.Item Verdade e Ironia: reflexões sobre a vontade de verdade em “El otro” e “Ideias de Canário”(2017-04) Librenz, PatríciaMachado de Assis e Jorge Luis Borges são dois dos mais relevantes escritores latino-americanos. Assim, este estudo propõe aproximar dois contos dos autores, que se utilizam de recursos como o insólito e a ironia para criticar o dogmatismo dos discursos de seu tempo. Embora vivam em contextos históricos distintos, a linguagem utilizada, sua relevância acadêmica e os temas universais permitem a aproximação. Para fundamentar a análise, utilizou-se aportes teóricos como Brait, Nietzsche e FoucaultItem O imaginário de Rachel de Queiroz e Isabel Allende: a construção imagética das personagens protagonistas de Memorial de Maria Moura e La casa de los espiritus(2017-04) Martini, MichelDuas das maiores representantes da literatura de autoria feminina da América Latina são Rachel de Queiroz e Isabel Allende, sobretudo, pelo sucesso de público e crítica de suas obras Memorial de Maria Moura e La casa de los espiritus. Neste estudo, pretendemos investigar comparativamente a representação imaginária das protagonistas dessas obras, Maria Moura e Clara, procurando investigar semelhanças e diferenças na construção da imagem da mulher nos contextos patriarcais representados nas obrasItem La carnavalización del tiempo destructor y regenerador en la ópera-salsa Maestra Vida (Rubén Blades) y en Ópera do Malandro (Chico Buarque)(2017-04) Barrón, AlejandroEl objetivo general del trabajo de investigación es analizar, a través de un estudio comparativo, la carnavalización en las obras lírico-musicales Maestra vida (1980), del cantautor panameño Rubén Blades, y en Ópera do Malandro (1978) del dramaturgo, cantante y escritor brasileño Chico Buarque de Hollanda. Respecto al concepto de carnaval y de carnavalización, se tomará en cuenta la teoría de Bajtín (2003) y con relación al concepto de tiempo y espacio, los postulados de Bajtín (1989)Item O esvaziamento conceitual do Realismo Mágico no cinema: imagens e paisagens em Narcos(2017-04) Louzada, Isabel Cristina CostaUsando como exemplo imagens extraídas da série Narcos, veiculada pela Netflix desde 2015, e o conceito estético-literário do Realismo Mágico, busca-se integrar a teoria da geopolítica da imagem ao estudo da americanidade relacionado ao Realismo Mágico. O artigo mostra como as imagens pictóricas de paisagens e situações em Narcos são fundamentais para construir imaginários geopolíticos, que se apresentam como sintomas, e também como causa, de um esvaziamento conceitualItem A lenda amazônica do Boto Cor-de-Rosa na adaptação fílmica Ele, o Boto(2017-04) Maciel, AquesiaAnalisaremos a transposição fílmica da lenda do boto cor-de-rosa no longa- metragem Ele, o boto, destacando as relações assimétricas de poder entre o popular e o massivo. Discutiremos a interseccionalidade entre gênero, raça e classe social, associadas à tropicalidade do Brasil, amplamente explorada neste filme. Abordaremos também, a partir da noção de colonialidade, os estereótipos e preconceitos que são expostos nessa narrativa fílmica em relação à mulher ribeirinha, assim como o seu embranquecimento para o cinemaItem Correlação entre o teatro épico de Brecht e o teatro do oprimido de Boal: aspectos de conscientização e emancipação política(2017-04) Col, Celso daO que é o teatro? Há uma dualidade na concepção desta palavra, pode-se entendê- la como um lugar onde podem ser apresentados espetáculos, ou como um objeto artístico que será encenado. Esta crise pela qual passa a definição da palavra teatro, assemelhasse com o que Bertolt Brecht encontrou quando começou a desenvolver sua teoria sobre um o Teatro Épico na Alemanha utilizando-o como uma arma de conscientização política, situação semelhante a que Augusto Boal encontrou no Brasil quando desenvolveu o método do Teatro do Oprimido como um instrumento de emancipação políticaItem Tradução comentada transculturalidade de literatura argentina no Brasil: Carlos Gamerro e transculturalidade(2017-04) Braga, Ariane FagundesEste trabalho tem como objetivo propor uma tradução comentada da obra literária El Secreto y las Voces do autor argentino Carlos Gamerro ao português brasileiro. Esta proposta de tradução tem como alicerce os Estudos Tradutórios e as teorias da Literatura Comparada, no que se refere à transculturalidade, contextualizando a tradução em relação a fatos culturais de diversas ordensItem Best-sellers na América Latina: pontes para formação de leitores por meio da mediação das obras Almakia (Lhaisa Andria) e Tiempo de dragones (Liliana Bodoc)(2017-04) Dill, Elisa Ines ChristEste trabalho consiste em analisar best-sellers latino-americanos, de duas autoras latino-maericanas: Lhaisa Andria (Almakia, A Vilashi e os Dragões) e Liliana Bodoc (Tiempo de Dragones, La profecia Imperfecta). Pretende-se verificar as características do gênero saga como estrutura de narrativa juvenil e o alto consumo dessas obras, tornando-as “best- seller”. Também será interesse desvendar o imaginário latino-americano plasmado na escrita dessas autoras. Apesar de o gênero escolhido para a produção das obras conduzir à descrição de um universo fantástico, cabe verificar se existem traços da cultura latino-americana entrelaçados nas narrativas. A investigação fundamenta-se nos conceitos de Bakhtin (2001) e de Fiorin (1997) que retoma a reflexão do russo, quando afirma que “todo texto é um pronunciamento de uma dada realidade”Item Heterogeneidad lingüística: el portuñol en El Mar Paraguayo, de Wilson Bueno(2017-04) Patiño Wandurraga, Nayda KatherineEn Mar Paraguayo (1992), la heterogeneidad discursiva se reconoce en el personaje de la marafona (narradora/protagonista), quien es, justamente por la pluralidad de lugares y voces desde los que habla, flexible e inestable, y mantiene un discurso oscilante y descentralizado (múltiplemente situado), esto permite reconocer, entre otras cosas, su carácter heterogéneo –predominante en zonas de contacto lingüístico–, y su rechazo a una síntesis armónica entre sus varias conciencias culturalesItem Antígonas: un acercamiento al cuerpo y el ritual de duelo en la dramaturgia latinoamericana contemporánea(2017-04) Corradine Montealegre, DianaEn la dramaturgia latinoamericana y sus diversas manifestaciones, el campo de las artes vivas es partícipe de una historia de compromiso desde el proceso creativo, constituyendo resistencia y reconstrucción de la memoria colectiva de los pueblos. Pondré en diálogo, desde la diversidad de distintas experiencias teatrales, tres obras de la dramaturgia latinoamericana contemporánea. Tendré en vista las particularidades del espacio-tiempo, los componentes que dan cuenta de la correspondencia entre la obra, su forma y su materia, que a su vez da cuenta de su momento histórico y su realidad, bien sea en los materiales a los que recurre en su hechura o a los símbolos y metáforas que configuraItem Homossexualidade, identidade e etnia: um estudo dialógico-comparativo da literatura chicana(2017-04) Ferreira, William DuarteNo contexto de uma identidade cultural híbrida, é perceptível a posição de entre- lugar ocupado pela diáspora latino-americana nos Estados Unidos, bem como as tensões que permeiam esse espaço. Sabendo, então, que a literatura é constantemente utilizada no sentido de refratar as tensões que permeiam esse meio dialogicamente tenso, este estudo busca explicitar as relações estabelecidas entre obras da literatura chicana no que tange às questões relativas aos conflitos identitários de fronteira e a orientação sexuaItem A representação da personagem negra na literatura infantil juvenil latino-americana(2017-04) Ferreira, Sandra de OliveiraO presente artigo tem por objetivo fazer um estudo sobre a imagem da cultura negra em obras literárias, com base em narrativas e ilustrações em torno da personagem feminina negra no sentido de verificar se as imagens reforçam ou não os estereótipos, a fim de verificar quais se aproximam dos propósitos da valorização feminina na cultura africana e afro-brasileira. Inicialmente será feito uma breve análise dessa literatura negra marcada por uma formação basicamente iniciamos com uma breve análise dessa literatura negra marcados por uma formação basicamente européia , com pouco ou nenhuma presença de negrosItem Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica(2017-04) Castillo, José RamónLa Dramaturgia del Cuerpo se refiere a trabajos que desarrollan una poética propia desde los escenarios para innovarse en Latinoamérica y responder a sus intereses locales. El objeto fundamental de este estudio radica en la transformación de un Cuerpo/escrito, para centrase en la narración del Cuerpo/representado que concluye en la reescritura dramatúrgica contemporánea, para ello tomamos como punto de referencia a Rodrigo García (Argentina) y, Diego Aramburo (Bolivia) que manejan esta técnica transformada en métodoItem El Sistema de Orquestas como herramienta para la inclusión social: el caso de Jujuy(2017-04) Jaramillo Aleman, Viviana CarolinaEl Sistema de Orquestas Juveniles e Infantiles de Jujuy (Argentina) sigue la propuesta de educación musical fundado por “El Sistema”, que utiliza a la orquesta como herramienta para el cumplimiento de funciones de inclusión social a la par de las exigencias de la música orquestal. Sin embargo, el SOJ implementa funciones y renueva el concepto de orquesta sinfónica. Presentan toques y arreglos que dialogan con la realidad de su provincia, posicionando y construyendo su identidad en relación a lo andinoItem Identidad y resistencia en composiciones musicales de Saya afroboliviana: inmigrantes en San Pablo (Brasil)(2017-04) Conde, JhaniraEl estudio trata de analizar las composiciones musicales inéditas con contenido de reivindicación hecha por inmigrantes afrobolivianos residentes en San Pablo Brasil. El inmigrante en territorio Brasilero está siendo legislados actualmente por una ley de Migración que corresponde a la década de la dictadura donde se penaliza y criminaliza a ese migrante, ante este hecho la comunidad afroboliviana encontró, en su cultura y en su arte, una forma para expresar sus inquietudes y reivindicaciones