Navegação por título
Itens para a visualização no momento 5635-5654 of 6896
-
Promovendo hábitos saudáveis na escola
(Proex/Unila, 2017)O Projeto encontra na promoção da saúde infantil no contexto escolar um elemento redirecionador e potencializador da efetivação das políticas públicas do Ministério da Saúde. A meta desenvolvida teve com foco principal ... -
A propaganda e as relações internacionais
(2018-10-08)O presente trabalho busca especificar o papel das Relações Internacionais Contemporâneas a respeito das ferramentas adotadas pelo universo da Publicidade e Propaganda, como as campanhas institucionais realizadas por ... -
Propiedad de la Tierra en el MERCOSUR
(Instituto para el desarrollo Rural de Sudamérica, 2011)Las asimetrías en la propiedad de la tierra en los países del MERCOSUR se originaron, desde mediados del Siglo XIX, en procesos históricos resultantes de políticas económicas y demográficas impulsadas por los incipientes ... -
Proporcionamento de Materiais para Reparo de Estruturas Hidráulicas Empregando Modelo de Empacotamento de Partículas
(2022)As preocupações atuais com o desenvolvimento sustentável recomendam à reabilitação ou reparo em detrimento à demolição e reconstrução de uma estrutura em concreto. Contudo, para que esta abordagem seja eficiente faz-se ... -
Proposta de Alternativas para a Introdução de Conteúdos de Física Mediante Simulações
(2022)Trata-se de um trabalho de Conclusão de curso baseado em pesquisas práticas e teóricas na qual apresentam dados que se sucederam através da aplicação de questionários com o objetivo de identificar os prós e contras do ... -
Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA.
(Cadernos do IL, 2017-08-07)No presente artigo discutimos o processo de elaboração dos instrumentos de avaliação que compõem a prova de nivelamento em Português Língua Adicional do primeiro semestre de 2015. Inicialmente, relacionamos as diretrizes ... -
Proposta de curriculo básico para o ensino-aprendizagem integrado de diagnóstico por imagem na graduação do curso de medicina na UNILA.
(2014)A produção de conhecimento nos diversos campos da área médica nunca foi tão profícua e diversificada, em parte pela grande facilidade do trânsito das informações possibilitado pelo desenvolvimento da eletrônica, tecnologia ... -
Proposta de ensino de funções orgânicas através do estudo do caso “a planta que repele o mosquito da dengue”
(Unila, 2014-10)Este é um trabalho do PIBID Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Apucarana. A proposta para o ensino de funções orgânicas é baseada em um caso que relata o problema com os mosquitos da ... -
Proposta de ensino de funções orgânicas utilizando o tema dengue
(Unila, 2014-10)O presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do PIBID Química da UTFPR câmpus Apucarana, apresenta uma proposta de ensino de funções orgânicas, ácido carboxílico, éster, fenol, amida e amina utilizando a temática ... -
Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por objetivo apresentar as contribuições ... -
Uma proposta de implantação de protocolo de atendimento às vítimas de violência intrafamiliar em Hospital Universitário
(Proex/Unila, 2017)Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência e os desafios de um Projeto de Extensão Interdisciplinar da Universidade Estadual de Ponta Grossa que busca implantar um protocolo de atendimento às vítimas de violência ... -
Uma proposta de leitura de Hamlet no ensino médio
(Unila, 2014-10)Nesta comunicação, apresentaremos uma experiência de leitura da tragédia de Shakespeare, desenvolvida com uma turma de Ensino Médio durante nove aulas. Apresentaremos nossas estratégias, sobretudo com relação à compreensão ... -
Uma proposta de metodologia participativa através do uso de fotografias para o ensino de geografia
(Unila, 2014-10)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se buscar uma metodologia de ensino em geografia capaz de propiciar uma maior facilidade ao estudante, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, onde este ... -
Uma proposta de problematização do equilíbrio químico do AAS
(Unila, 2014-10)Sabe-se que a Química como disciplina, na realidade educacional brasileira atual, tem sua aprendizagem caracterizada pela memorização, promovendo uma aprendizagem precária de conteúdos, sem ausência de contextualização. ... -
Proposta de Projeto Técnico de Prevenção a Incêndio e Desastre: Estudo de Caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Julio Pasa, em Foz do Iguaçu - PR
(2022)Projeto de técnico de prevenção a incêndios e a desastre (PTPID) é um projeto complementar, porém está diretamente ligado ao projeto arquitetônico, o qual está sujeito a mudanças em prol da vida. O PTPID é um projeto ... -
Proposta de Rotas de Conectividade Estrutural entre as Áreas Protegidas Terrestres da Colômbia para a Conservação da Biodiversidade
(2023)O surgimento da biologia da conservação deu passo ao reconhecimento das diferentes problemáticas nos ecossistemas pelos efeitos das modificações feitas pelos seres humanos. Assim, se viu a necessidade de estabelecer ... -
Uma Proposta de Sequência Didática para Escola do Ensino Fundamental
(2023)A região de tríplice fronteira (Brasil-Argentina-Paraguai) é marcada pelo plurilinguismo, nesse espaço a vivência cultural e linguística transcende os limites entre os países, facilita a imigração, movimenta o comércio ... -
Proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Município De Cornélio Procópio - PR
(Unila, 2014-10)Este estudo apresenta uma proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Cornélio Procópio – PR com alunos que frequentam o 1o ano do Ensino Médio. O objetivo ... -
Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes
(Unila, 2014-10)Apresenta-se neste um dos módulos didáticos elaborados no Subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES. Neste subprojeto se trabalha com a abordagem CTS, por isso se parte ... -
A proposta do Programa de Extensão: técnicas de bioconstrução aplicadas ao contexto regional
(Proex/Unila, 2017)Na formação do profissional arquiteto, os cursos de arquitetura trabalham uma variedade de conteúdos e algumas disciplinas são vistas de maneira rasa. Neste contexto generalista, estão as técnicas vernaculares de construção ...