Proposta de Alternativas para a Introdução de Conteúdos de Física Mediante Simulações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Chen, Alexandre Domingues de Oliveira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Trata-se de um trabalho de Conclusão de curso baseado em pesquisas práticas e teóricas na qual apresentam dados que se sucederam através da aplicação de questionários com o objetivo de identificar os prós e contras do ensino “híbrido” proposto. A pesquisa iniciou através da construção de uma metodologia diferenciada através do uso do simulador virtual gratuito PhET Colorado (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). O material se baseia na utilização das simulações disponibilizadas no site e de suas aplicações no laboratório do colégio ou na residência dos alunos. A universidade de Colorado disponibiliza gratuitamente, tanto para professores quanto para alunos, diversas simulações experimentais que contemplam as disciplinas de Física, Matemática, Química e Biologia, que podem ser aplicadas em sala de aula juntamente a conceituação dos experimentos, para que tenha mais significado para os alunos, que estimule sua participação ativa no processo de aprendizagem e possibilite a aquisição de novos conceitos. Visando dinamizar o ensino remoto, onde o uso de tecnologias digitais para ministrar aulas se tornou o novo normal, principalmente devido à pandemia, o trabalho foi montado para que os alunos tenham mais interesse na disciplina de física, demonstrando a teoria através de imagens e simulações. Dessa forma, os alunos podem tanto utilizar de maneira teste, como otimizar seus seminários, de maneira lúdica, através dos exemplos contidos no site. Os professores tiveram que se adaptar e aprender a lidar com as tecnologias digitais para superar o problema do ensino em tempos de pandemia.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Palavras-chave

Híbrido; Experimentos; Pandemia; Física; Simulações

Citação