UNILA | Documentação Técnica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando UNILA | Documentação Técnica por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 152
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item 14a Feira Internacional do Livro(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 17o Congresso Internacional Jornadas da Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática | 02.08.2017(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 1o Concurso de Ponte de Macarrão(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 21o Forum de Docentes CREA-PR | 11.09.2014(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 2a SEMAGEO UNILA | 23.11.2015(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 2o Encontro Internacional de Mediação Cultural | 25.08.2014(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 2o Forum de Direito Sanitario | 17.11.2015(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 2o Seminario de Formação Pedagogica(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 35o SEURS(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 3o Evento de Iniciação Científica: Pesquisa no Século XXI - Desafios e Possibilidades | 06.11.2014(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem 5a Semana da Consciência Negra | 27.11.2015(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem Abraço simbólico de agradecimentos dos haitianos à UNILA | 04.03.2015(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem Acesso e Permanência no Ensino Superior: um retrato da ação afirmativa na UNILA.(2019-03) Ana Paula, Nunes; Anderson, Alves; Marcos, Oliveira; Waldemir, RosaRelatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos sobre a UNILA"Item Acolhimento dos calouros 2018(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem Almoxerifado da UNILA está com novo endereço | 21.10.2015(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem Ambientação de Novos Servidores UNILA(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem Análise Curricular Comparada do Curso de Engenharia Civil da Unila com Outras da América Latina e Caribe(2019) Rivera, YesicaNa atualidade o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UNILA está em processo de atualização, e para isso, a proposta de realizar uma análise curricular comparativa com outros cursos de EC dos países latino-americanos e o caribe (LAC), pode servir como fonte de informação para a toma decisões do mencionado processo. Buscando melhorias principalmente nos assuntos relativos a mobilidade acadêmica, transferência e aproveitamento de diploma, revalidação de diploma obtido na UNILA, e dupla titulação. O trabalho consiste em selecionar um máximo de dois cursos por pais de LAC, seguindo o critério de melhor coloca ranking do “Times Higher Education Latin America University Rankings 2018”, onde está a lista das melhores universidades da região LAC. Para a comparação será considerado as cargas horárias dos cursos, a área de formação, o tipo de atividades e a comparação exclusiva. Conforme as análises dos dados, espera-se observar certa desuniformidade das grades curriculares entre as universidades a ser avaliadas, em relação as cargas horárias e às grandes áreas de concentração da Engenharia Civil enfatizadas pelas instituições.Item Análise de grades curriculares em instituições de ensino superior em música.(2019) Ramirez, Liz LeticiaEste relatorio contiene parte de las reflexiones realizadas a partir de la investigación sobre grades curriculares de cursos de graduación en música de América Latina y Caribe. Como parte de la investigación fueron analizadas y comparadas grades curriculares de 43 cursos de Música dentro de 23 universidades de América Latina y Caribe, en algunos casos también fueron utilizados planes de estudio de modo a constatar la presencia de indicios de colonialidad en los documentos estudiados. A partir de un abordaje teórico sobre colonialidad y decolonialidad distinguimos que la valoración de la música notada y el predominio de la música erudita europea, entre otros, son rasgos muy presentes en la enseñanza superior de música. Con las lecturas y el estudio realizado fue posible reflexionar sobre la posibilidad de realizar cambios favorables a la ruptura de la colonialidad en el curso de música de la UNILAItem Análise sobre grades curriculares de cursos de música na América Latina e Caribe,(2019) SOUZA, CLARISSAEste relatório expõe as conclusões de uma análise sobre grades curriculares de cursos de música na América Latina e Caribe, realizada em busca de encontrar similaridades ou disparidades significativas entre os cursos, partindo de um pensamento crítico e reflexivo sobre a colonialidade a qual a academia musical está inserida. Para a análise, criou-se uma tabela especificando as universidades utilizadas, seu cursos e ênfases. Após um comparativo e leitura das ementas, foi utilizado material bibliográfico com bases em colonialidade e decolonialidade com finalidade de enfatizar o contexto da academia musical e criar uma perspectiva, tal como propostas de mudança dentro do próprio curso de Música da Unila, dando espaço a discussão sobre disciplinas musicais com conceitos sobre América Latina, integração e decolonialidade. Por fim, como resultado da pesquisa, foi realizado um artigo sobre a temática, e pretende-se compartilhar a pesquisa com a docência e discência do curso de música da Unila.Item Andamento das obras do campus definitivo da UNILA | 04.07.2014(2019-02-11) SECOM, Secretaria de Comunicação Social