Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Acervo Latino-Americano de Segurança Alimentar e Nutricional(PROEX/UNILA, 2013) Ciacchi, Érika Marafon Rodrigues; Fereira, Rafael Lucas Alves; Gomes, Rogério; Coluço, Dirce Regina SimãoO acervo latino-americano de Segurança alimentar e nutricional (SAN) tem como finalidade atender profissionais, estudantes e pesquisadores que se dedicam à temática, por intermédio da Internet.Item A agricultura familiar e o cooperativismo como fonte de desenvolvimento rural(PROEX/UNILA, 2013-10) Candido, João Ernesto Pelissari; Oliveira, Viviane de; Basso, DirceuOs agricultores familiares, ao lutarem pela sua permanência na atividade agrícola, promovem diferentes ajustes nos sistemas de produçãoItem América La Tinha: (re) definindo fronteiras(PROEX/UNILA, 2013-10) Silva, Ronaldo; Souza, Angela Maria deEsta proposta é resultado do trabalho de campo, realizado através de entrevistas, observações, coleta de material disponível em ambiente virtual e pesquisa bibliográfica referente ao Movimento Hip Hope de Foz do Iguaçu e região, no projeto de iniciação científica intitulado "Movimento Hip Hop: Estéticas Afro-Latino-Americana entre fronteiras nacionais".Item América Latina: formando una consciencia integracionista en la Triple Frontera(PROEX/UNILA, 2013-10) Oliveira, Karina Fernandes de; Alonso, Rodrigo; Lombide, Micaela Gómez; Peña Aymara, Shyrley TatianaEl objetivo del proyecto es contribuir a la formación de la consciencia integracionista en la comunidad. Se trabaja con estudiantes de segundo grado de la red de enseñanza pública de la Frontera TrinacionalItem Anais do Seminário de Extensão da UNILA(PROEX/UNILA, 2013-10-03) UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-AmericanaAnais do SEUNI apresentou os resultados obtidos durante a vigência dos projetos e programas de Extensão da UNILA, aprovados pelo Edital 01 e 07 de 2012, respectivamente. O Seminário teve uma programação bastante diversificada e contou com a participação ativa de estudantes, técnicos, professores e a comunidade externa.Item Bonjour Foz do Iguaçu!(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Pratti, Gabriela Aline Silveira; Erazo Muñoz, Angela MariaEs una realidad que en nuestro mundo globalizado, la necesidad de contacto y de comunicación resulta imprescindible para generar interacciones. En la universidad, el aprendizaje de otras lenguas es una necessidad primordial para los estudiantesItem Ciencioteca: experiência faz Ciência(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Krakievicz, TaniseO objetivo básico de ensino fundamental e médio é fornecer elementos para que as pessoas compreendam o mundo que as cerca e exerçam sua cidadania. O ensino tradicional, ou aula expositiva, muitas vezes estabelece somente textos de saberes e de conteúdos, mas carece de espaço para o desenvolvimento de habilidades e atitudes estruturantes destes saberes, ou seja, das competências científicasItem Culturas guaraníes: aspectos socioculturales, diversidad linguística y transmisión de saberes(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Vieira, Maria Eta; Troche, Derlis Daniel SandovalDesde os primeiros maomentos de convivência na UNILA, em 2011, percebemos o potencial e a riqueza cultural compartilhada por alunos, professores e comunidade em geral. Um dos aspectos mais contundentes desde entorno são os diversos indiomas que podem ser ouvidos nos corredores, salas de aula e demais espaços de interaçãoItem Cursinho Comunitário Ingressa(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Martins, Alexandre de Oliveira; Paiva, Aline Cristina; Aguilar, Alirio Balmore; Jarquin, Carlos; Pires, Cintia Rafaela; Chioquetta, Gabriela Dotti; Almeida, Jhonatan; Oliveira, Jóhidson André Ferraz de; Lopes, Tiago Luis Fratari; Arias, Ulisses AlvesO presente trabalho se materializa na constituição de um grupo de universitários responsável pela criação, organização, manutenção e constante avaliação de uma estrutura educacional cujo fim é incrementar em alunos advindos de escolas públicas de Foz do Iguaçu os conhecimentos previstos no Ensino Médio, para que o desempenho de tais estudantes secundaristas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) seja suficiente para garantir vaga em universidades federais brasileirasItem Desmistificando a análise econômico-financeira pessoal: uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu (PR)(PROEX/UNILA, 2013-10) Carvalho, Wolney Roberto; Gaio, Gionei; Bondaneze, Gustavo; Bobadila, Alan A. F.O crescimento econômica nos últimos anos, bem como seus reflexos no mercado de trabalho em termos de emprego e renda, tÇem estimulado as famílias, não raras vezes, a consumirem para além da restrição orçamentária - em especial quando a taxa de juros é baixaItem Educação para a integração(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Vieira, Maria Eta; Villasboa, Clara ElizabethEm consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da população de Foz do Iguaçu. O primeiro proejto, Enseñanza de la lengua guarani a la comunidad de Foz de Iguazú, atende tanto a estudantes da UNILA como a pessoas da comunidade fora da universidade: estudantes de outras universidades, agentes de turismo, professores da Rede Municipal, pessoas buscam uma aproximação às culturas e às línguas originária que estão presente em nossa universidade; outro projeto, Música como instrumento terapêutico na triple fronteira, atua na Associação de Pais e Amigos dos Excepecionais - APAE, e atende crianças e jovens com dificuldades especiais; o terceiro trabalho está sendo desenvolvido no Lar dos VelhinhosItem Educação para a Integração(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Vieira, Maria Eta; Villasboa, Clara ElizabethEm consonância com metas para a educação brasileira e com os pressupostos da UNILA este Programa está, atualmente, composto por três projetos que atuam em diferentes áreas e faixas etárias da popuação de Foz do Iguaçu.Item O ensino de Ciências Naturais a partir de Experiências Práticas: educando para inovação e o empreendedorismo(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Silva, Raquel Rodrigues Nunes da; Nogueiro, Fabiano; Krakievicz, TaniseAtualmente muito tem se discutido sobre o ensino de Ciências Naturais e sua prática nas salas de aulas. Busca-se atividades de experimentação que inovam a ação didático pedagógico e reestruturem as práticas curriculares de modo a atender as diretrizes do ensinoItem Ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo - através do olhar de George Gamow(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Ferreira, Thiago Vinicius; Oliveira, Daniel do Nascimento; Melo, Bruna Moreira de; Silva, Eduardo Henrique Arantes da; Krakievicz, TaniseO projeto de extensão de ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo tem por finalidade desenvolver ferramentas cognitivas que propiciem a apreensão, compreensão e familiarização das unidades mínimas e máximas de mensuração dos fenômenos paturais por parte de professores da Rede Pública Estadual de Educação do ParanáItem Entendendo os fenômenos da natureza: oficina de materiais paradidáticos(PROEX/UNILA, 2013-10) Rodrigues, Luiz Felipe; Silva, Elias Gomes da; Madrid Carrillo, José Abrahan; Scheer, Marcia Aparecida Procopio da SilvaO curso que será realizado no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho - PTI tem como objetivos aprofundar o conhecimento do aluno quanto aos sistemas dinâmicos da Terra e a distribuição dos seres vivos, capacitar o aluno na confecção de materiais paradidáticos referentes aos fenômenos da natureza para que sejam transmitidos de forma simples e mais interessante, comparados a abordagem apresentada em livros didáticos, aguçar a capacidade crítica do aluno quanto à exploração antrópica dos recursos naturais e os principais impactos gerados e discutir os principais problemas ambientais verificados na atualidadeItem Foz Politicando: cidadania em debate na Tríplice Fronteira(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Oliveira, Renata PeixotoO Programa de Extensão Universitária Foz Politicando tem por objetivo promover uma educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos e cidadãs críticos e conscientes. O projeto consiste na realização de atividades em escolas públicaxs, escolas populares, escolas indígenas e rurais da região da tríplice fronteiraItem Grupo Coral UNILA(PROEX/UNILA, 2013-10) Mendoza, Anne Maryse do Lago; Baldovino, Guilherme Felipe de MelloO Grupo Coral UNILA é um coro universitário que busca promover o repertório coral de peças populares latino-americanas, promover a integração entre o âmbito discente e a comunidade de Foz do Iguçau e desenvolver a percepção musical juntamente com a expressão vocal dos participantesItem Incubadora internacional de empreendimentos econômicos solidários da UNILA(PROEX/UNILA, 2013-10) Barberan, Lis Griselda Duarte; Barboso, Lisete; Burgos, Natalia Lorena Acosta; Corrêa, Rogêrio dos Santos; Duque, Sabrina de León; Bareiro, Sixto MorelSe por um lado a INEES se baseia na ideia de desenvolvimento social das ITCP'S que surgiu na década de 1990, devido a problemas estruturais da sociedade, como o desemprego.Item Integração na região fronteiriça Argentina, Brasil e Paraguai: o projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiras (Celpe-Bras)(PROEX/UNILA, 2013-10-03) Carvalhal, Tatiana Pereira; Leroy, Henrique RodriguesO projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2012 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, inicialmente sob coordenação do professor Leandro Diniz e atualmente sob a coordenação da professora Tatiana Carvalhal, tendo como co-coordenador o professor Henrique Leroy, visa ao oferecimento de um curso de português como língua adicional para habitantes da comunidade fronteiriça Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este que desejam aprimorar sua competência na produção e interpretação de diferentes textos - orais e escritos - nessa línguaItem Integración por la Igualdad y la Accesibilidad(PROEX/UNILA, 2013) Vieira, Maria Eta; Sierra Suarez, Sergio AlejandroEste projeto nasceu das inquietações e da vontade de que a comunidade unileira se visse beneficiada e fazendo parte de uma integrçaão que inclua também pessoas com diferentes graus de necessidde e capacidades, ampliando as oportunidades de relacionamentos com indivíduos que têm perspectivas diferentes de mundo, além de sentir a satisfação pela possiblidade de se solidarizar com os que tem necessidades específicas