BDTCC2 - Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando BDTCC2 - Especialização por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 465
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A ABACC na política externa brasileira.(2024) Ransolin, GabrieleA Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) foi criada em 1991 e, com ela, foram concedidos direitos ao desenvolvimento e pesquisa, produção e utilização da energia nuclear com fins pacíficos, preservando os privilégios e imunidades aos funcionários, e reservando segredos industriais, comerciais e tecnológicos. O sucesso da agência é unânime, mas ela representou mais do que um acordo de transparência tecnológica. Diante do antecedente histórico de rivalidades militares e econômicas entre Brasil e Argentina, ao final do século XX, essas puderam ser transformadas. A intensificação da rivalidade entre os dois começa a sofrer uma transformação na medida que desenvolvem uma troca política, com pretensão de transparência e de confiança durante o fim do século XX. Tal proposta foi uma alternativa pacífica diante de uma estrutura que busca perpetuar a violência por meio de alguns poucos países detentores de armas nucleares. O caso propõe uma paz efetiva, tal como a transformação do conflito pelo processo de criação da ABACC. É constituída, portanto, uma relação estável de cooperação sólida em longo prazo. Assim, a hipótese do trabalho é de que é que a ABACC é um pilar da paz e segurança na região, bem como mantém as relações bilaterais Brasil-Argentina estáveis. Já o objetivo geral da pesquisa é analisar como ocorreu o processo de apaziguamento da região a partir do processo de criação da ABACC e da integração do MERCOSUL, a fim de compreender a sua importância para a política externa do Brasil. Dessa forma, pergunta-se: qual a contribuição da ABACC para a política externa brasileira? Para responder a essa questão, o trabalho é teoricamente conduzido pelos Estudos para a Paz, de Johan Galtung, capaz de explicar que os movimentos realizados como uma questão de violência e de paz. Metodologicamente, os Estudos para a Paz teriam sua epistemologia voltada para a ação transformadora, presumindo a transformação da violência em paz ao identificar as assimetrias de poder e o potencial pacífico dos elementos históricos. Utiliza-se da triangulação de fontes como a bibliografia acadêmica. Para isso, a pesquisa está organizada em tópicos: primeiro, sob os contextos internacional e regional da questão nuclear e como isso afetou as relações do Brasil e Argentina, faz-se uma apresentação sobre a ABACC, como ela trabalha e seus objetivos; o segundo refere-se ao capítulo teórico; o terceiro é referente à análise dos antecedentes do processo de criação da ABACC e os projetos nucleares do Brasil e Argentina, e a continuação da análise voltada aos acontecimentos mais importantes do processo de criação da agência, que, de fato, ocorreu uma rápida aproximação entre os dois.Item Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática(2016) Cassuboski, Patricia Maria de Sousa; Sossmeier, Kelly DaianeO universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com bases sólidas, do conhecimento. Tratando-se do ensino de matemática, além do conhecimento evolutivo desta, o desafio é conseguir instrumentar o aluno sobre todas as bases fazendo-o perceber que estes conhecimentos estão presentes em quase todas as situações do seu dia a dia, seja de forma bastante direta ou seja indiretamente, vencendo a barreira pré-estabelecida de que esta é uma disciplina difícil ou desnecessária. A inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é uma ferramenta útil para vencer este desafio. No Brasil, a organização do conhecimento escolar é estabelecida através dos currículos e as práticas pedagógicas propostas pelos professores devem ser elaboradas de forma a abordar os conteúdos e temas constantes dos mesmos. Dentre os temas a serem tratados, alguns são determinados por leis. Este trabalho traz uma proposta metodológica que busca assegurar a implementação da Lei n° 11.645/08, que alterou a Lei n° 10.639/03 e incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Apresenta-se uma proposta metodológica para uma abordagem lúdica do tema transversal: “Cultura Africana no Ensino de Matemática”, propondo-se a exploração pedagógica dos conceitos matemáticos presentes nos jogos africanos, voltada para alunos do Ensino Fundamental II. Os jogos africanos pesquisados e que se propõe explorar são: Mancala, Shisima e Yoté. O trabalho mostra que é possível trazer este tipo de atividade para a sala de aula, sendo que além de instrumentos para tratar as questões da transversalidade, como o tema Cultura Africana, e assegurar a implementação de leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, pode-se usar os jogos para abordar conteúdos específicos da disciplina de matemática.Item A abordagem do tema "Alimentação saudável" pelos professores de educação física na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, PR.(2016) Silva, Leandro Pereira da; Nampo, Fernando KenjiDiante do aumento dos casos de doenças crônicas não transmissiveis, que têm como um dos fatores a mudança do perfil alimentar da população, acredita-se que a escola seja o lugar ideal para fomentar a alimentação saudável, pois é na infância e na adolescência que começam a se definir os hábitos alimentares.Item Uma abordagem problematizada em química experimental(2016) Chaiben, Leize Aparecida; Góes, Márcio de SousaO processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.Item O acordo de cooperação técnica internacional em policiamento comunitário realizado entre Brasil e Japão: ações derivadas do acordo na Polícia Militar do Paraná(2018-10-09) Damacena, Fabio Junior; Silva, Micael Alvino daO presente artigo discutirá ações da Polícia Militar do Paraná (PMPR) derivadas do acordo de cooperação técnica internacional na área de policiamento comunitário realizado entre as polícias militares de alguns Estados brasileiros e a Polícia Nacional do Japão. O acordo foi intermediado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Agência Brasileira de Cooperação Internacional (ABC) e Ministério das Relações Exteriores, pela parte brasileira, e, pela parte japonesa, por meio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). O Japão se destaca como importante parceiro do Brasil no sistema Internacional, e oportunizou a troca de experiências ao disseminar seu sistema de policiamento comunitário, chamado sistema Koban, um método de policiamento com bases fixas, planejadas e geograficamente distribuídas.Item Acreditação da Educação Superior no Mercosul Educacional: contextos e agendas no processo de integração(2016-07-13) Martins, José RicardoA globalização da economia, ao mesmo tempo em que questiona a razão de ser do Estado-nação westfaliano, levou os países e regiões pelo mundo afora a se unirem para enfrentar a acirrada competição mundial. O Mercado Comum do Sul (Mercosul), criado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, faz parte dessa estratégia. As lideranças do bloco, reconhecendo que a Educação é primordial para a integração da região, criaram o Setor Educacional do Mercosul (SEM). Este estudo tem por foco a cronstrução da agenda relacionada à acreditação da Educação superior no SEM, introduzida no bloco a fim de promover um padrão de qualidade comum e a própria integração. Buscamos investigar qual a agenda do SEM para a acreditação da Educação superior e fazer um balanço dos seus avanços até o momento, tendo em vista seu potencial de responder ao contexto mundial e à integração do bloco. Tal se justifica, pois o tema da acreditação da Educação Superior (ES) é crucial para a integração do bloco, em aspectos sociais e culturais, para além do econômico, ao mesmo tempo em que permite compreender a dinâmica do processo de funcionamento do SEM e do bloco. No que diz respeito à metodologia, trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa, com base na análise de documentos - a saber: os acordos, atas de reuniões, decisões, editais e resoluções do Mercosul Educacional para a Educação Superior. Para analisar tais documentos buscamos apoio em teóricos da área de avliação e acreditação da ES na América Latina, como José Dias Sobrinho, Dilvo Ristoff e Axel Didriksson, além da área de integração regional, como Alcides da Costa Vaz, Raúl Bernal-Meza e Karl Deutsch. A análise dos dados apontou que a mobilidade de pessoas e profissionais, que traz agilidade e coesão ao processo integrativo, é motivação primordial para o processo de acreditação, além da busca por padrões mínimos (estandares), aliadas à melhora da qualidade dos cursos. Até o momento, se pode dizer que o processo de acreditação da ES em termos de promoção da integração cultural, social e econômica, promoveu (i) avanços: penso que países que não tinham nada, começaram a se organizar em termos de avaliar/acreditar (por meio da criação das Agências Nacionais de Acreditação - ANAs - que, por sua vez, formam a Rede de Agências Nacionais de Acreditação - RANA); encontros mais freqüentes; algumas áreas organizadas. (ii) retardos: em 10 anos, só se realizou experimentos e com voluntários, sem grande impacto em termos de formular uma política para o setor, ou mesmo de ajudar em outas políticas - de educação, cooperação acadêmica, entre outras. (iii) A mim parece que as políticas de acreditação da ES do SEM têm avançado de forma bastante lenta, refletindo a baixa e escassa cultura de cooperação dos países do Mercosul em todas as áreas - social, cultural e a econômica. As expectativas de ganhos de qualidade na Educação superior do bloco (mobilidade estudantil e profissional) são visíveis em áreas específicas. Em termos de intensificar o processo de integração do Mercosul, há que esperar o resultado do processo iniciado pelas ANAs.Item Agricultura Familiar en el MERCOSUR: las acciones de la Reunión Especializada en Agricultura Familiar (REAF) en Argentina y Brasil (2004-2015)(2019-09-26) Apablaza, Gustavo Federico; Romero, Fernando GabrielEl presente artículo analiza las particularidades de la política pública dirigida a la agricultura familiar implementada en el marco de la Reunión Especializada en Agricultura Familiar (REAF), perteneciente al Mercado Común del Sur (MERCOSUR), con foco en Argentina y Brasil, durante el periodo 2004-2015. La reflexión sobre los procesos desarrollados por la REAF como elementos para el abordaje o la sugestión de posibles caminos para el desarrollo de la política pública para la agricultura familiar, aportará herramientas para comprender las dinámicas que giran en torno a estos procesos en sus diversas dimensiones y expresiones. Así se buscará identificar tendencias e innovaciones promovidas desde la institucionalidad de apoyo, expresada por la REAF, que representen posibles puntos de cooperación e insumo para el diseño de políticas públicas para los dos países en el marco de instituciones supranacionales.Item Agustín Cueva, un gusto!(2017-10-25) Florindo, Raul Henrique; Traspadini, Roberta SperandioO presente trabalho é síntese de uma primeira aproximação à obra do pensador equatoriano Agustín Cueva. Detemo-nos aqui em analisar fundamentalmente sua obra “O desenvolvimento do capitalismo na América Latina” - publicada em 1977 - onde o autor demonstra um vasto domínio da história latino-americana e delineia suas principais categorizações a respeito do processo de nossas formações sociais. A análise de Cueva está profundamente comprometida com o horizonte socialista de nosso continente, desta forma, no curso de nossa análise procuramos evidenciar como Cueva compreende o horizonte estratégico da luta de classes em seu tempo histórico. Sendo uma primeira aproximação, nossas conclusões terão caráter sumário, uma vez que seria demasiado injusto ultra-generalizar afirmações a partir da avaliação de apenas uma de suas obras – ainda que consideramos a principal.Item Alimentação escoalr: percepção de educandos em relação à alimentação ofertada na escola(2016) Eggers, Isaura; Toyama, Rovana PaludoEste estudo propõe como objetivo principal pesquisar juntos aos educandos se os mesmos receberam orientação alimentar e nutriconal, se sabem o que é um alimento saudável/adequado e como consideram a alimentação disponível no ambiente comparando-a com o Programa Nacional de Alimentação (PNAE).Item Alimentação escolar: trabalho das merendeiras em Escolas Públicas do Oeste do Paraná.(2016) Tomim, Gisele Cavanha; Silva, Anaxsuell Fernando daÉ através da alimentação escolar que milhões de crianças brasileiras se alimentam onde está, pois deve ser nutritiva e variada para que possa auxiliar no desenvolvimento do aluno, entretanto, algumas escolas oferecem um cardápio com pouca diversidade nutricional além de não apresentarem infra-estrutura adequada para o armazenamento dos alimentos.Item Alimentação familiar: educação, cultura e consumo dos alimentos(2016) Schons, Jaqueline; Silva, AnaxsuellEste artigo aborda questões relacionadas a influência da cultura alimentar no município de Missal - PR. Neste trabalho, discutiremos os valores atribuídos aos alimentos por estudantes participantes das atividades complementares no contro turno da Escola Estadual do Campo Tancredo Neves, de forma a compreender deveras as relações existentes entre as práticas alimentares e os efeitos no seu entorno.Item Alimentação saudável: capacitação de professores da educação básica no Brasil entre 2005 e 2015.(2016) Brol, Izana Stamm; Zuck, Débora VillettiPromover a alimentação saudável na vida das crianças é um grande desafio, pois elas são influenciadas pelos pais, familiares, amigos e pela escola. O ambiente escolar merece destaque, pois é um local onde as crianças passarão boa parte do seu dia de forma cotidiana.Item Alimentação, exercícios físicos, jejum e saúde no âmbito Escolar.(2016) Silva, Fellipe Zanata da; Nampo, Fernando KenjiO objetivo desta investigação é coligar benefícios e malefícios dos exercícios e atividades em jejum no ambiente escolar.Item Alimentos modificados geneticamente na alimentação escolar(2016) Carvalho Filho, Aramis Pereira de; Jebai, Soraya; Queiroz Neto, ExzolvildresEste trabalho tem como objetivo aportar elementos de reflexão sobre os conceitos existentes sobre alimentos modificados geneticamente, que direta ou indiretamente chegam nas cozinhas escolares, seja pelas hortas escolares, seja pelos vários produtos e fornecedores de alimentos que são responsáveis pela manutenção de estoques da comida que será elaborada, balanceada e servida, pelas cozinheiras escolares para os alunos, dentro do espaço ecolar, com o fim de minimizar a carência nutricional que ainda é vista com frequência nas escolas brasileiras e que proporcione, assim um maior aproveitamento escolar, por tudo aquilo que já sabe-se sobre a importância de crianças e adolescentes estarem alimentados para que se possam se desenvolvier e aprender o que a humanidade já escreveu ao longo da sua existência.Item Alimentos, saúde e ambiente: o uso de imagens como estratégia educacional(2016) Veltrone, Leonardo Alexandre; Santos, Clenise Maria Capallani dosO presente trabalho Alimentos, Saúde e Ambiente: o uso de imagens como estratégia educacional pretende proporcionar o despertar para outras possíveis perspectivas didáticas metodológicas no processo ensino-aprendizagem.Item Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA) de apoyo a los estudiantes y prefesores de la Faculdad de Medicina de la UNILA para el desarrollo de la Educación Médica(2014) Reátegui Cubas, Hugo; Abdalla, Ivaly GuimarãesEl presente proyecto contempla la importancia de un uso significativo de las tecnológias de la información y la comunicación (TICs) como herramientas de apoyo pedagógico en las clases de Educación Médica. El objetivo es construir un ambiente virtual de aprendizaje (AVA) para contribuir al processo de construcción del conocimiento, y su uso como herramienta de apoyo para que el estudiante tenga una fuente de la investigación, de revisión e intercambio de información sobre el contenido de las disciplinas que se están estudiando en la Facultad de Medicina en la UNILA.Item A ameaça do Fracking e o papel do acordo sobre o Sistema Aquífero Guarani na proteção ambiental nas águas subterrâneas(2019-02-28) Feltrim, Thais Fernanda Viana SenaA exploração de gás de folhelho (shalegas), um combustível fóssil armazenado em rocha argilosa de origem sedimentar, pela técnica fracking, que fratura as camadas do folhelho com jatos de água sob pressão, na perspectiva atual, coloca em risco no Brasil uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo: o Aquífero Guarani. Suas águas são transfronteiriças e se estendem sob os territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A degradação desse bem natural é iminente e medidas estão sendo tomadas a fim de manter sua integridade, como o Acordo sobre o Aquífero Guarani, que tem dispositivos para preservação de suas águas. O presente estudo tem por objetivo analisar em que consiste a técnica fracking, suas consequências ambientais, o papel do Acordo na defesa do Aquífero e a perspectiva teórica acerca do tema.Item Análise comparativa da qualidade nutricional das preparações dos cardápios dos Centros de Educação Infantil de dois Municípios do Estado do Paraná.(2016) Cano, Daryane de Souza; Bleil, Rozane TosoUma alimentação adequada e variada na fase pré-escolar é essencial para o bom desenvolvimento da criança e, por conseguinte, a formação de hábitos alimentares saudáveis. Neste trabalho foi realizada uma Avaliação Qualitativa da Preparação dos Cardápios (AQPC) oferecidos em dois centros de educação infantil (CMEI), em dois municípios do Oeste do Paraná.Item Análise da implementação do ensino de inglês como língua adicional no ensino público fundamental I de Foz do Iguaçu.(2023) Martins, Bruna WanessaA pesquisa aborda a implementação do ensino de Inglês como Língua Adicional no Ensino Público Fundamental I em Foz do Iguaçu, nos anos de 2022 e 2023. A cidade oferece a disciplina em 50 escolas, abrangendo quartos e quintos anos. Leis sancionadas em 2023, em Foz do Iguaçu, tornaram obrigatória a inclusão de inglês e espanhol no currículo escolar, refletindo a pluralidade linguística e cultural. A pesquisa visa analisar a oferta do Inglês como Língua Adicional, considerando todos os agentes envolvidos, desde professores até a receptividade e desempenho dos estudantes. O ensino de inglês para o Ensino Fundamental I não é obrigatório no Brasil e Foz do Iguaçu é uma das cidades pioneiras na oferta. A licitação de 2021 resultou na elaboração de material didático para o ensino de inglês específico para Foz do Iguaçu, cujo uso será parcialmente analisado conforme o edital e a aprovação dos professores. O estudo problematiza questões sobre o processo de implementação, questionando a adequação da estrutura, a disponibilidade de professores, a utilidade dos materiais e a formação oferecida. Questionários avaliativos com professores e avaliações diagnósticas com estudantes são analisados e dados sobre o desempenho e a eficácia do ensino de Inglês como Língua Adicional em Foz do Iguaçu, nos anos de 2022 e 2023, descritos.Item Análise da Implementação do Projeto Educativo da Universidade Bolivariana da Venezuela(2012) Aguiar, André Luiz Ramalho; Corrales Caro, Diego Alejandro; Narita, Sandra Akemi; Kazmierski, Sylvania Iluska; Fressoli, Juan MarianoAnálise da Implementação do Projeto Educativo da Universidade Bolivariana da Venezuela