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Item A ABACC na política externa brasileira.(2024) Ransolin, GabrieleA Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) foi criada em 1991 e, com ela, foram concedidos direitos ao desenvolvimento e pesquisa, produção e utilização da energia nuclear com fins pacíficos, preservando os privilégios e imunidades aos funcionários, e reservando segredos industriais, comerciais e tecnológicos. O sucesso da agência é unânime, mas ela representou mais do que um acordo de transparência tecnológica. Diante do antecedente histórico de rivalidades militares e econômicas entre Brasil e Argentina, ao final do século XX, essas puderam ser transformadas. A intensificação da rivalidade entre os dois começa a sofrer uma transformação na medida que desenvolvem uma troca política, com pretensão de transparência e de confiança durante o fim do século XX. Tal proposta foi uma alternativa pacífica diante de uma estrutura que busca perpetuar a violência por meio de alguns poucos países detentores de armas nucleares. O caso propõe uma paz efetiva, tal como a transformação do conflito pelo processo de criação da ABACC. É constituída, portanto, uma relação estável de cooperação sólida em longo prazo. Assim, a hipótese do trabalho é de que é que a ABACC é um pilar da paz e segurança na região, bem como mantém as relações bilaterais Brasil-Argentina estáveis. Já o objetivo geral da pesquisa é analisar como ocorreu o processo de apaziguamento da região a partir do processo de criação da ABACC e da integração do MERCOSUL, a fim de compreender a sua importância para a política externa do Brasil. Dessa forma, pergunta-se: qual a contribuição da ABACC para a política externa brasileira? Para responder a essa questão, o trabalho é teoricamente conduzido pelos Estudos para a Paz, de Johan Galtung, capaz de explicar que os movimentos realizados como uma questão de violência e de paz. Metodologicamente, os Estudos para a Paz teriam sua epistemologia voltada para a ação transformadora, presumindo a transformação da violência em paz ao identificar as assimetrias de poder e o potencial pacífico dos elementos históricos. Utiliza-se da triangulação de fontes como a bibliografia acadêmica. Para isso, a pesquisa está organizada em tópicos: primeiro, sob os contextos internacional e regional da questão nuclear e como isso afetou as relações do Brasil e Argentina, faz-se uma apresentação sobre a ABACC, como ela trabalha e seus objetivos; o segundo refere-se ao capítulo teórico; o terceiro é referente à análise dos antecedentes do processo de criação da ABACC e os projetos nucleares do Brasil e Argentina, e a continuação da análise voltada aos acontecimentos mais importantes do processo de criação da agência, que, de fato, ocorreu uma rápida aproximação entre os dois.Item A cultura da paz no ensino de língua inglesa mediado por tecnologias digitais(2024) Moraes, Brenda Fernanda Silva deA pesquisa, de caráter bibliográfico, explora principalmente o tema das Tecnologias Digitais e sua interface com a aprendizagem de língua inglesa a partir do conceito da cultura da paz. Para isso, discorre a necessidade de desenvolvimento de letramento digital, da autonomia dos estudantes e a importância em se promover a cultura da paz nos espaços de aprendizagem. A partir do referencial teórico, o estudo defende uma educação humanística que enfatize o diálogo e a convivência pacífica. Reflete sobre como a aproximação dos interesses dos discentes, por meio do uso de ferramentas digitais no ensino em sala de aula, pode ser uma forma de promover a paz no ambiente escolar. Como exemplo de alternativa para a integração de tecnologias digitais na promoção da cultura da paz no ensino de Língua Inglesa, foi utilizado citado o aplicativo de linguagens e gamificação Duolingo.Item A docuficcção e as memórias dos campos de concentração no Ceará de 1932: uma análise a partir de Currais (2019)(2024) Freitas, Yara Ulisses deEste trabalho analisa o filme Currais (2019), de David Aguiar e Sabina Colares, uma obra híbrida do gênero docuficção que aborda as secas e a construção dos campos de concentração no sertão cearense, com foco em 1932. Esses campos, conhecidos como “currais do governo”, foram criados sob o discurso humanitário para conter os retirantes, mas na prática visavam manter a fome e a pobreza afastadas das elites urbanas. O objetivo é investigar como Currais (2019), por meio da docuficção, contribui para a construção de memórias contra-hegemônicas, dando voz a narrativas historicamente silenciadas, conforme proposto por Piper-Shafir et al. (2013). O artigo discute a conceituação da docuficção, contextualiza os eventos históricos retratados no filme e examina o momento de sua produção. Por fim, realiza-se uma análise fílmica, explorando as estratégias narrativas e visuais que reforçam a crítica social e histórica do filme. Resumen Este trabajo analiza la película Currais (2019), de David Aguiar y Sabina Colares, una obra híbrida del género docuficción que aborda las sequías y la construcción de campos de concentración en el sertón cearense, centrándose en 1932. Estos campos, conocidos como “corrales gubernamentales”, fueron creados bajo un discurso humanitario para contener a los refugiados, pero en la práctica buscaban mantener el hambre y la pobreza alejadas de las élites urbanas. El objetivo es investigar cómo Currais (2019), a través de la docuficción, contribuye a la construcción de memorias contrahegemónicas, dando voz a narrativas históricamente silenciadas, según lo propuesto por Piper-Shafir et al. (2013). El artículo discute la conceptualización de la docuficción, contextualiza los eventos históricos retratados en la película y examina el momento de su producción. Finalmente, se realiza un análisis fílmico, explorando las estrategias narrativas visuales que refuerzan la crítica social e histórica de la obra.Item A educação e a proteção dos direitos humanos da pessoa migrante: o ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e inclusão nas escolas municipais de Várzea Grande/MT(2024) Guerreiro, Fabiana Luciano Bueno PereiraEste trabalho tem como objetivo analisar a existência de ações afirmativas que promovam o acesso à educação primária de migrantes e refugiados na rede pública de ensino da cidade de Várzea Grande, Mato Grosso. Toma como foco de pesquisa os desafios oriundos da migração e a integração destes indivíduos em novas culturas considerando o novo idioma como um dos principais obstáculos que tais migrantes enfrentam no processo de adaptação e socialização. O estudo examina como as políticas educacionais no município estão sendo implementadas para assegurar a proteção dos direitos humanos dessa população, com ênfase no acesso à educação de qualidade e na promoção da inclusão linguística e cultural. Por meio de uma análise das práticas pedagógicas, dos programas de ensino de português para falantes de outras línguas e do papel dos professores no processo de acolhimento, a pesquisa busca identificar estratégias que contribuam para uma integração mais eficaz dos migrantes. Ao final deste trabalho, verificou-se que o município desenvolveu uma resolução normativa e uma coordenação específica para a inclusão dos alunos migrantes na rede de ensino, com a elaboração de um projeto de Português como Língua de Acolhimento, denominado Salas PLAc, que está em processo de implantação na rede municipal de ensino.Item A educação em movimento: acolhimento de crianças migrantes em Foz do Iguaçu e a articulação com as relações internacionais(2024) Nunes, Nathália; Orientador: Lucas Ribeiro MesquitaEste trabalho explora a inclusão de crianças migrantes e refugiadas no sistema educacional da Rede Municipal de Foz do Iguaçu. A autora, baseada em sua experiência docente, investiga os desafios enfrentados na adaptação linguística, cultural e social desses alunos e propõe soluções práticas para aprimorar as práticas educacionais nesse contexto multicultural.Item A importância da cultura de paz em escolas de educação básica(2024) Amorim, Naiara OliveiraO presente trabalho destaca da cultura de paz nas escolas, segundo as Diretrizes Curriculares e o PNE. Inicialmente , este trabalho irá discutir qual é as possibilidades, o conceito de paz proposto por Montessori, estabelecendo-se uma relação com as Leis da Educação Básica. Além disso, buscar-se a debater o conceito de paz atrelado a sua relevância da mediação do profissional docente: desenvolvimento de políticas públicas para a educação como proposta pedagógica.Item A influência das redes sociais na democracia brasileira as ‘jornadas de junho de 2013’ como laboratório do caos(2024) Moura, Alexandre MartinsA política representativa do Brasil, que historicamente esteve, quase sempre, tutelada e submetida a interesses de países de hegemonia do norte global, chega à terceira década do século XXI vulnerável a mecanismos tecnológicos de comunicação que são o novo instrumento de manipulação da opinião pública – o que acarreta na interferência direta de processos de decisões populares, mais precisamente as eleições. Com as novas ferramentas digitais cada vez mais difundidas, o assim chamado ‘Estado democrático de direito’ – definido juridicamente pelo respeito aos direitos humanos fundamentais, individuais, coletivos, sociais e políticos garantidos pela Constituição – se vê submetido a arroubos das chamadas 'big techs'. Isso porque as plataformas de comunicação digitais influenciam diretamente na opinião pública e consequentemente nos processos de direitos de representação eleitoral. Com uma proposta popular e aparentemente democrática que passa a incluir nos debates todo cidadão com acesso à internet, as narrativas propagadas nas ‘bolhas digitais’ – conceito que define a difusão de informações ou desinformações apenas entre pessoas que detêm linhas de pensamento parecidas em um tipo de looping comunicativo – levam a um caminho completamente oposto à igualdade de direitos. A ausência de regulação das redes torna vulneráveis as instituições, as leis e o ambiente democrático, num cenário em que a nova forma de interação social é controlada por grandes grupos privados. Esses fatos ficaram demonstrados nos últimos 10 anos em eventos políticos ocorridos no País. As chamadas Jornadas de Junho de 2013 foram um marco histórico nesse sentido. As manifestações daquele ano demonstraram a força e a influência das redes na vida política do país, o que mudou de forma irreversível os rumos da sociedade brasileira no que diz respeito à visão que havia quanto aos direitos fundamentais constitucionais estabelecidos.Item A influência do capitalismo de plataforma na educação latino-americana(2024) Santos, Mateus MartinsO presente artigo analisa o impacto do capitalismo de plataforma na educação latinoamericana. Nesse contexto, analisa-se que empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, ao fornecerem plataformas e ferramentas educacionais, muitas vezes baseadas na monetização de dados pessoais, podem comprometer a privacidade, ética e segurança de dados dos usuários. A mercantilização da educação, impulsionada pelo capitalismo de plataforma, transforma a educação em um produto consumível, priorizando métricas de desempenho e lucro financeiro em detrimento da experiência de aprendizagem significativa. É enfatizado o papel das Edtechs e das grandes empresas de tecnologia na transformação digital da educação, evidenciando a expansão de suas atividades na região latino-americana, ressaltando a importância de refletir criticamente sobre as implicações do capitalismo de plataforma na autonomia pedagógica na América Latina.Item A necessidade emergente do papel das mulheres negras nas relações internacionais(2024) Bezerra, Irla Silva AvelinoO campo das Relações Internacionais, tradicionalmente dominado por perspectivas masculinas e eurocêntricas, tem testemunhado um crescente reconhecimento da importância da diversidade e da inclusão. Nesse contexto, a necessidade de um papel mais proeminente das mulheres negras se torna cada vez mais urgente. Este artigo busca analisar as razões pelas quais a participação das mulheres negras nas Relações Internacionais é fundamental para enriquecer a discussão sobre temas globais e promover uma ordem internacional mais justa e equitativa.Item A nova geopolítica do Brasil: análise das implicações da expansão do BRICS nas relações exteriores e na política econômica brasileira(2024) Silva, Rodrigo RamosEste artigo analisa os motivações e impactos da expansão do BRICS na política externa e nas relações econômicas do Brasil. O surgimento do bloco como um contraponto ao Grupo dos sete (G7), tem sido objeto de muita atenção e debate, pois as relações de poder estão sofrendo transformações significativas. Para o Brasil, a expansão do BRICS representa um leque de oportunidades, com acentuadas ressalvas. O bloco, diverso em sua composição, em caráter político, econômico, social e cultural, além das questões geográficas, que o distinguem dos demais blocos já consolidados, oferece oportunidades de diversificação de parcerias comerciais, acesso a novos mercados e maior influência política. A hegemonia dos Estados Unidos não se configura como no pós-guerra fria, embora sua dominância seja incontestável, hoje vivemos em um mundo multipolar setorialmente. No entanto, a ascensão de novas potências dentro do grupo e as crescentes tensões geopolíticas entre o BRICS e o Ocidente exigem do Brasil mais pragmatismo. Em termos econômicos, a expansão pode impulsionar o comércio e os investimentos e exportações do Brasil com os novos membros, e suas possíveis conexões com o Mercado comum do Sul (MERCOSUL), mas também traz o desafio da crescente concorrência, especialmente em relação a China e Índia. O artigo adota uma metodologia predominantemente qualitativa, baseada na análise de documentos oficiais, discursos de autoridades, artigos acadêmicos e notícias relevantes. Conclui-se que o Brasil precisa se preparar para os desafios e oportunidades que a expansão do BRICS apresenta, adotando uma estratégia proativa e o investimento em áreas estratégicas.Item A proteção ambiental na República Dominicana e os desafios internacionais: o caso da Lei 64-00(2024) Senra, Ataliba CoutoO presente estudo busca investigar, através da adoção da metodologia hermenêutica, os contextos históricos e jurídicos que inspiraram a criação e posterior promulgação da Lei 64-00 na República Dominicana. A República Dominicana é um país localizado no Caribe, ocupando cerca de dois terços da ilha de La Hispaniola, que compartilha com o Haiti. Conhecida por suas belas praias e natureza exuberante, a República Dominicana é um destino turístico bastante popular no mundo. A Lei 64-00 reflete a profunda preocupação do povo dominicano em garantir a proteção de um meio ambiente puro, seguro e equilibrado. O artigo segue o método histórico-dedutivo, fundamentado em uma base teórica, consolidada por meio da consulta a obras de relevância dos renomados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar e Cirilo de Jesús Guzmán Sanchez entre outros mestres do direito dominicano. Além disso, o estudo realiza uma análise do conjunto de leis ambientais que integram o sistema jurídico dominicano. Simultaneamente, oferece uma visão abrangente sobre os conceitos, princípios e fundamentos que orientam a política ambiental do país. Ao final, o trabalho almeja destacar o comprometimento do povo dominicano em promover a preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, evidenciando a inquestionável importância da Lei 64-00 como um marco crucial na luta pela preservação ambiental e pelo equilíbrio ecológico na República Dominicana. Resumen El presente estudio busca investigar, mediante la adopción de la metodología hermenéutica, los contextos históricos y jurídicos que inspiraron la creación y posterior promulgación de la Ley 64-00 en la República Dominicana. La República Dominicana es un país ubicado en el Caribe, que ocupa alrededor de dos tercios de la isla de La Española, que comparte con Haití. Conocida por sus hermosas playas y naturaleza exuberante, la República Dominicana es un destino turístico muy popular en el mundo. La Ley 64-00 refleja la profunda preocupación del pueblo dominicano por garantizar la protección de un medio ambiente puro, seguro y equilibrado. El artículo sigue el método histórico-deductivo, fundamentado en una base teórica consolidada mediante la consulta de obras relevantes de renombrados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar y Cirilo de Jesús GuzmánSanchez entre otros maestros del derecho dominicano. Además, el estudio realiza un análisis del conjunto de leyes ambientales que integran el sistema jurídico dominicano. Simultáneamente, ofrece una visión amplia sobre los conceptos, principios y fundamentos que orientan la política ambiental del país. Al final, el trabajo aspira a destacar el compromiso del pueblo dominicano en promover la preservación de un medio ambiente ecológicamente equilibrado, evidenciando la innegable importancia de la Ley 64-00 como un hito crucial en la lucha por la preservación ambiental y el equilibrio ecológico en la República Dominicana.Item Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática(2016) Cassuboski, Patricia Maria de Sousa; Sossmeier, Kelly DaianeO universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com bases sólidas, do conhecimento. Tratando-se do ensino de matemática, além do conhecimento evolutivo desta, o desafio é conseguir instrumentar o aluno sobre todas as bases fazendo-o perceber que estes conhecimentos estão presentes em quase todas as situações do seu dia a dia, seja de forma bastante direta ou seja indiretamente, vencendo a barreira pré-estabelecida de que esta é uma disciplina difícil ou desnecessária. A inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é uma ferramenta útil para vencer este desafio. No Brasil, a organização do conhecimento escolar é estabelecida através dos currículos e as práticas pedagógicas propostas pelos professores devem ser elaboradas de forma a abordar os conteúdos e temas constantes dos mesmos. Dentre os temas a serem tratados, alguns são determinados por leis. Este trabalho traz uma proposta metodológica que busca assegurar a implementação da Lei n° 11.645/08, que alterou a Lei n° 10.639/03 e incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Apresenta-se uma proposta metodológica para uma abordagem lúdica do tema transversal: “Cultura Africana no Ensino de Matemática”, propondo-se a exploração pedagógica dos conceitos matemáticos presentes nos jogos africanos, voltada para alunos do Ensino Fundamental II. Os jogos africanos pesquisados e que se propõe explorar são: Mancala, Shisima e Yoté. O trabalho mostra que é possível trazer este tipo de atividade para a sala de aula, sendo que além de instrumentos para tratar as questões da transversalidade, como o tema Cultura Africana, e assegurar a implementação de leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, pode-se usar os jogos para abordar conteúdos específicos da disciplina de matemática.Item A abordagem do tema "Alimentação saudável" pelos professores de educação física na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, PR.(2016) Silva, Leandro Pereira da; Nampo, Fernando KenjiDiante do aumento dos casos de doenças crônicas não transmissiveis, que têm como um dos fatores a mudança do perfil alimentar da população, acredita-se que a escola seja o lugar ideal para fomentar a alimentação saudável, pois é na infância e na adolescência que começam a se definir os hábitos alimentares.Item Uma abordagem problematizada em química experimental(2016) Chaiben, Leize Aparecida; Góes, Márcio de SousaO processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.Item O acordo de cooperação técnica internacional em policiamento comunitário realizado entre Brasil e Japão: ações derivadas do acordo na Polícia Militar do Paraná(2018-10-09) Damacena, Fabio Junior; Silva, Micael Alvino daO presente artigo discutirá ações da Polícia Militar do Paraná (PMPR) derivadas do acordo de cooperação técnica internacional na área de policiamento comunitário realizado entre as polícias militares de alguns Estados brasileiros e a Polícia Nacional do Japão. O acordo foi intermediado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Agência Brasileira de Cooperação Internacional (ABC) e Ministério das Relações Exteriores, pela parte brasileira, e, pela parte japonesa, por meio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). O Japão se destaca como importante parceiro do Brasil no sistema Internacional, e oportunizou a troca de experiências ao disseminar seu sistema de policiamento comunitário, chamado sistema Koban, um método de policiamento com bases fixas, planejadas e geograficamente distribuídas.Item Acreditação da Educação Superior no Mercosul Educacional: contextos e agendas no processo de integração(2016-07-13) Martins, José RicardoA globalização da economia, ao mesmo tempo em que questiona a razão de ser do Estado-nação westfaliano, levou os países e regiões pelo mundo afora a se unirem para enfrentar a acirrada competição mundial. O Mercado Comum do Sul (Mercosul), criado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, faz parte dessa estratégia. As lideranças do bloco, reconhecendo que a Educação é primordial para a integração da região, criaram o Setor Educacional do Mercosul (SEM). Este estudo tem por foco a cronstrução da agenda relacionada à acreditação da Educação superior no SEM, introduzida no bloco a fim de promover um padrão de qualidade comum e a própria integração. Buscamos investigar qual a agenda do SEM para a acreditação da Educação superior e fazer um balanço dos seus avanços até o momento, tendo em vista seu potencial de responder ao contexto mundial e à integração do bloco. Tal se justifica, pois o tema da acreditação da Educação Superior (ES) é crucial para a integração do bloco, em aspectos sociais e culturais, para além do econômico, ao mesmo tempo em que permite compreender a dinâmica do processo de funcionamento do SEM e do bloco. No que diz respeito à metodologia, trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa, com base na análise de documentos - a saber: os acordos, atas de reuniões, decisões, editais e resoluções do Mercosul Educacional para a Educação Superior. Para analisar tais documentos buscamos apoio em teóricos da área de avliação e acreditação da ES na América Latina, como José Dias Sobrinho, Dilvo Ristoff e Axel Didriksson, além da área de integração regional, como Alcides da Costa Vaz, Raúl Bernal-Meza e Karl Deutsch. A análise dos dados apontou que a mobilidade de pessoas e profissionais, que traz agilidade e coesão ao processo integrativo, é motivação primordial para o processo de acreditação, além da busca por padrões mínimos (estandares), aliadas à melhora da qualidade dos cursos. Até o momento, se pode dizer que o processo de acreditação da ES em termos de promoção da integração cultural, social e econômica, promoveu (i) avanços: penso que países que não tinham nada, começaram a se organizar em termos de avaliar/acreditar (por meio da criação das Agências Nacionais de Acreditação - ANAs - que, por sua vez, formam a Rede de Agências Nacionais de Acreditação - RANA); encontros mais freqüentes; algumas áreas organizadas. (ii) retardos: em 10 anos, só se realizou experimentos e com voluntários, sem grande impacto em termos de formular uma política para o setor, ou mesmo de ajudar em outas políticas - de educação, cooperação acadêmica, entre outras. (iii) A mim parece que as políticas de acreditação da ES do SEM têm avançado de forma bastante lenta, refletindo a baixa e escassa cultura de cooperação dos países do Mercosul em todas as áreas - social, cultural e a econômica. As expectativas de ganhos de qualidade na Educação superior do bloco (mobilidade estudantil e profissional) são visíveis em áreas específicas. Em termos de intensificar o processo de integração do Mercosul, há que esperar o resultado do processo iniciado pelas ANAs.Item Agricultura Familiar en el MERCOSUR: las acciones de la Reunión Especializada en Agricultura Familiar (REAF) en Argentina y Brasil (2004-2015)(2019-09-26) Apablaza, Gustavo Federico; Romero, Fernando GabrielEl presente artículo analiza las particularidades de la política pública dirigida a la agricultura familiar implementada en el marco de la Reunión Especializada en Agricultura Familiar (REAF), perteneciente al Mercado Común del Sur (MERCOSUR), con foco en Argentina y Brasil, durante el periodo 2004-2015. La reflexión sobre los procesos desarrollados por la REAF como elementos para el abordaje o la sugestión de posibles caminos para el desarrollo de la política pública para la agricultura familiar, aportará herramientas para comprender las dinámicas que giran en torno a estos procesos en sus diversas dimensiones y expresiones. Así se buscará identificar tendencias e innovaciones promovidas desde la institucionalidad de apoyo, expresada por la REAF, que representen posibles puntos de cooperación e insumo para el diseño de políticas públicas para los dos países en el marco de instituciones supranacionales.Item Agustín Cueva, un gusto!(2017-10-25) Florindo, Raul Henrique; Traspadini, Roberta SperandioO presente trabalho é síntese de uma primeira aproximação à obra do pensador equatoriano Agustín Cueva. Detemo-nos aqui em analisar fundamentalmente sua obra “O desenvolvimento do capitalismo na América Latina” - publicada em 1977 - onde o autor demonstra um vasto domínio da história latino-americana e delineia suas principais categorizações a respeito do processo de nossas formações sociais. A análise de Cueva está profundamente comprometida com o horizonte socialista de nosso continente, desta forma, no curso de nossa análise procuramos evidenciar como Cueva compreende o horizonte estratégico da luta de classes em seu tempo histórico. Sendo uma primeira aproximação, nossas conclusões terão caráter sumário, uma vez que seria demasiado injusto ultra-generalizar afirmações a partir da avaliação de apenas uma de suas obras – ainda que consideramos a principal.Item Alimentação escoalr: percepção de educandos em relação à alimentação ofertada na escola(2016) Eggers, Isaura; Toyama, Rovana PaludoEste estudo propõe como objetivo principal pesquisar juntos aos educandos se os mesmos receberam orientação alimentar e nutriconal, se sabem o que é um alimento saudável/adequado e como consideram a alimentação disponível no ambiente comparando-a com o Programa Nacional de Alimentação (PNAE).Item Alimentação escolar: trabalho das merendeiras em Escolas Públicas do Oeste do Paraná.(2016) Tomim, Gisele Cavanha; Silva, Anaxsuell Fernando daÉ através da alimentação escolar que milhões de crianças brasileiras se alimentam onde está, pois deve ser nutritiva e variada para que possa auxiliar no desenvolvimento do aluno, entretanto, algumas escolas oferecem um cardápio com pouca diversidade nutricional além de não apresentarem infra-estrutura adequada para o armazenamento dos alimentos.