Jornadas Latino-Americanos de Linguagens e Cultura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Jornadas Latino-Americanos de Linguagens e Cultura por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Anais do II Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Cultura Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Roa Bastos e 50 anos da morte de Guimarães Rosa(2017-04) Marinho, MarceloAnais dos resumos do II Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Cultura: Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Roa Bastos e 50 anos da morte de Guimarães Rosa.Item Antígonas: un acercamiento al cuerpo y el ritual de duelo en la dramaturgia latinoamericana contemporánea(2017-04) Corradine Montealegre, DianaEn la dramaturgia latinoamericana y sus diversas manifestaciones, el campo de las artes vivas es partícipe de una historia de compromiso desde el proceso creativo, constituyendo resistencia y reconstrucción de la memoria colectiva de los pueblos. Pondré en diálogo, desde la diversidad de distintas experiencias teatrales, tres obras de la dramaturgia latinoamericana contemporánea. Tendré en vista las particularidades del espacio-tiempo, los componentes que dan cuenta de la correspondencia entre la obra, su forma y su materia, que a su vez da cuenta de su momento histórico y su realidad, bien sea en los materiales a los que recurre en su hechura o a los símbolos y metáforas que configuraItem Best-sellers na América Latina: pontes para formação de leitores por meio da mediação das obras Almakia (Lhaisa Andria) e Tiempo de dragones (Liliana Bodoc)(2017-04) Dill, Elisa Ines ChristEste trabalho consiste em analisar best-sellers latino-americanos, de duas autoras latino-maericanas: Lhaisa Andria (Almakia, A Vilashi e os Dragões) e Liliana Bodoc (Tiempo de Dragones, La profecia Imperfecta). Pretende-se verificar as características do gênero saga como estrutura de narrativa juvenil e o alto consumo dessas obras, tornando-as “best- seller”. Também será interesse desvendar o imaginário latino-americano plasmado na escrita dessas autoras. Apesar de o gênero escolhido para a produção das obras conduzir à descrição de um universo fantástico, cabe verificar se existem traços da cultura latino-americana entrelaçados nas narrativas. A investigação fundamenta-se nos conceitos de Bakhtin (2001) e de Fiorin (1997) que retoma a reflexão do russo, quando afirma que “todo texto é um pronunciamento de uma dada realidade”Item A construção do sentido no gênero canção: um estudo comparativo das canções “Cultura lira paulistana” de Itamar Assumpção e “Tiempo de hibridos” de Rodrigo González(2017-04) Machado, Silas RodriguesNeste artigo é apresentado um estudo analítico e interpretativo das canções “Cultura Lira Paulistana” de Itamar Assumpção e “Tiempo de Hibridos” de Rodrigo González, buscando assim, estabelecer relações entre as obras musicais pontuando as convergências e divergências existentes. Partindo da perspectiva que, no estudo do gênero canção, melodia e letra, são indissociáveis - sob pena de ser transformado em outro gênero -, buscaremos elementos contidos nesse diálogo. Para isso, nos apoiaremos no enfoque teórico produzido por Luiz Tatit sobre o estudo do cancionistaItem Correlação entre o teatro épico de Brecht e o teatro do oprimido de Boal: aspectos de conscientização e emancipação política(2017-04) Col, Celso daO que é o teatro? Há uma dualidade na concepção desta palavra, pode-se entendê- la como um lugar onde podem ser apresentados espetáculos, ou como um objeto artístico que será encenado. Esta crise pela qual passa a definição da palavra teatro, assemelhasse com o que Bertolt Brecht encontrou quando começou a desenvolver sua teoria sobre um o Teatro Épico na Alemanha utilizando-o como uma arma de conscientização política, situação semelhante a que Augusto Boal encontrou no Brasil quando desenvolveu o método do Teatro do Oprimido como um instrumento de emancipação políticaItem Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica(2017-04) Castillo, José RamónLa Dramaturgia del Cuerpo se refiere a trabajos que desarrollan una poética propia desde los escenarios para innovarse en Latinoamérica y responder a sus intereses locales. El objeto fundamental de este estudio radica en la transformación de un Cuerpo/escrito, para centrase en la narración del Cuerpo/representado que concluye en la reescritura dramatúrgica contemporánea, para ello tomamos como punto de referencia a Rodrigo García (Argentina) y, Diego Aramburo (Bolivia) que manejan esta técnica transformada en métodoItem El Sistema de Orquestas como herramienta para la inclusión social: el caso de Jujuy(2017-04) Jaramillo Aleman, Viviana CarolinaEl Sistema de Orquestas Juveniles e Infantiles de Jujuy (Argentina) sigue la propuesta de educación musical fundado por “El Sistema”, que utiliza a la orquesta como herramienta para el cumplimiento de funciones de inclusión social a la par de las exigencias de la música orquestal. Sin embargo, el SOJ implementa funciones y renueva el concepto de orquesta sinfónica. Presentan toques y arreglos que dialogan con la realidad de su provincia, posicionando y construyendo su identidad en relación a lo andinoItem Entre o indizível e o inominável: a ficção autobiográfica de João Guimarães Rosa(2017-04) Marinho, MarceloGrande Sertão: Veredas apresenta-se como um "almanaque grosso, de logogrifos e charadas", ou uma "autobiografia irracional", conforme orientação de Rosa. No texto e sobre o paratexto, espalham-se enigmáticos signos especulares que remetem a uma poesia profundamente autorreferenciada. Por meio da decodificação de tais signos, busca-se lançar alguma luz sobre a enigmática e prematura morte do romancista, previamente anunciada em sua “autobiografia irracional” e ocorrida apenas três dias após a posse na Academia Brasileira de Letras, um evento estranhamente adiado durante quatro longos anosItem A escrita crítica e desconstrucionista da produção metaficcional de Roa Bastos(2017-04-06) Fleck, Gilmei FranciscoA literatura latino-americana teve um de seus máximos enfrentamentos com o cânone europeu ao propor releituras críticas da história pela ficção, em contraponto às produções híbridas de história e ficção scottianas ou aquelas que seguiram essa tendência acrítica do romance histórico na modalidade tradicional do gênero. Da iniciativa crítica de Carpentier, com El reino de este mundo, publicada em 1949, surge a narrativa roa bastiana, com Yo el supremo (1975), que lança as fortes raízes do novo romance histórico latino- americano. Dessa modalidade altamente crítica, o romance paraguaio evolui à escrita desconstrucionista da metaficção, com Vigilia del Almirante (1992). A esta obra dedicamos uma análise para revelar o potencial revisionista do passado presente na narrativa híbrida de Roa Bastos.Item Estudios latinoamericanos, pensamiento paraguayo y literatura: Augusto Roa Bastos(2017-04) Esquivel Vera, Jhoel DavidLa presente ponencia parte de una breve definición de los Estudios Latinoamericanos y el pensamiento paraguayo. Seguidamente, se ofrece una radiografía de la historia de la literatura paraguaya, resaltando las principales etapas y temáticas que fueron conformando su proceso y formación. Por último, se señala la influencia y los aportes de las obras de Augusto Roa Bastos para el estudio de la historia del pensamiento paraguayoItem O esvaziamento conceitual do Realismo Mágico no cinema: imagens e paisagens em Narcos(2017-04) Louzada, Isabel Cristina CostaUsando como exemplo imagens extraídas da série Narcos, veiculada pela Netflix desde 2015, e o conceito estético-literário do Realismo Mágico, busca-se integrar a teoria da geopolítica da imagem ao estudo da americanidade relacionado ao Realismo Mágico. O artigo mostra como as imagens pictóricas de paisagens e situações em Narcos são fundamentais para construir imaginários geopolíticos, que se apresentam como sintomas, e também como causa, de um esvaziamento conceitualItem Heterogeneidad lingüística: el portuñol en El Mar Paraguayo, de Wilson Bueno(2017-04) Patiño Wandurraga, Nayda KatherineEn Mar Paraguayo (1992), la heterogeneidad discursiva se reconoce en el personaje de la marafona (narradora/protagonista), quien es, justamente por la pluralidad de lugares y voces desde los que habla, flexible e inestable, y mantiene un discurso oscilante y descentralizado (múltiplemente situado), esto permite reconocer, entre otras cosas, su carácter heterogéneo –predominante en zonas de contacto lingüístico–, y su rechazo a una síntesis armónica entre sus varias conciencias culturalesItem A história dentro da história: conversas mágicas sobre “El pollito de fuego”, de Augusto Roa Bastos(2017-04) Cortez, MarianaEsta intervenção pretende apresentar as estratégias narrativas, as imagens descritas e a linguagem criada no conto “El pollito de fuego” (1974), de Augusto Roa Bastos (1917-2005), com o intuito de desvendar o imaginário latino-americano plasmado nesta história para crianças. Em seu conto, o narrador estabelece um contrato de leitura com seus pequenos leitores, propondo o jogo de “uma história dentro da história”. A narrativa é contada e as crianças projetam suas vozes nas vozes dos personagens, simulando o ambiente de contação de história com efeitos metaficcionaisItem Homossexualidade, identidade e etnia: um estudo dialógico-comparativo da literatura chicana(2017-04) Ferreira, William DuarteNo contexto de uma identidade cultural híbrida, é perceptível a posição de entre- lugar ocupado pela diáspora latino-americana nos Estados Unidos, bem como as tensões que permeiam esse espaço. Sabendo, então, que a literatura é constantemente utilizada no sentido de refratar as tensões que permeiam esse meio dialogicamente tenso, este estudo busca explicitar as relações estabelecidas entre obras da literatura chicana no que tange às questões relativas aos conflitos identitários de fronteira e a orientação sexuaItem Identidad y resistencia en composiciones musicales de Saya afroboliviana: inmigrantes en San Pablo (Brasil)(2017-04) Conde, JhaniraEl estudio trata de analizar las composiciones musicales inéditas con contenido de reivindicación hecha por inmigrantes afrobolivianos residentes en San Pablo Brasil. El inmigrante en territorio Brasilero está siendo legislados actualmente por una ley de Migración que corresponde a la década de la dictadura donde se penaliza y criminaliza a ese migrante, ante este hecho la comunidad afroboliviana encontró, en su cultura y en su arte, una forma para expresar sus inquietudes y reivindicacionesItem O imaginário de Rachel de Queiroz e Isabel Allende: a construção imagética das personagens protagonistas de Memorial de Maria Moura e La casa de los espiritus(2017-04) Martini, MichelDuas das maiores representantes da literatura de autoria feminina da América Latina são Rachel de Queiroz e Isabel Allende, sobretudo, pelo sucesso de público e crítica de suas obras Memorial de Maria Moura e La casa de los espiritus. Neste estudo, pretendemos investigar comparativamente a representação imaginária das protagonistas dessas obras, Maria Moura e Clara, procurando investigar semelhanças e diferenças na construção da imagem da mulher nos contextos patriarcais representados nas obrasItem João Guimarães Rosa, a pedra filosofal, a grande travessia(2017-04-06) Riaudel, MichelOs cinquenta anos da morte do autor de Grande sertão: veredas fornecem um pretexto ideal para salientar, em olhar retrospectivo, alguns pontos fortes da leitura de sua obra, começando pela recepção de Sagarana, continuando com sua trajetória europeia em contexto de “boom” latino-americano, e completando com a concepção de literatura que emana de seus textos e comentários. Trata-se de apreciar o lugar de noções como o regional, o poético, o mistério, o sensível e o racional, frequentemente mobilizadas na tentativa de caracterizar essa prosa... e, assim, delinear elementos originais de sua contribuição para o patrimônio brasileiro e continental.Item Jogo do filme: análise do documentário Los Rubios (2003) a partir da teoria jogo do texto de Wolfgang Izer(2017-04) Souza, Lucas Henrique deO trabalho analisa o documentário Los Rubios (2003) de Albertina Carri através de aportes da Teoria do Jogo do texto de Wolfgang Iser (2002), buscando averiguar a proposta estética da diretora e os distintos suplementos produzidos pela recepção. Para tanto, introduzimos o leitor ao contexto de produção de suas obras até a confecção de Los Rubios, tratando de sua entrada no meio audiovisual e das obras que precedem o filme analisado, por meio das entrevistas realizadas com a diretora em revistas especializadas e sites da internet.Item O jornalismo e a construção de ficções biográficas literárias: o anúncio da morte enigmática de Guimarães Rosa em três jornais brasileiros(2017-04-06) César, Camila MoreiraTransitando nas fronteiras entre jornalismo e literatura, esta comunicação reflete sobre o papel da narrativa jornalística na construção de personas públicas. A partir da análise de três artigos que anunciam a morte do romancista nos jornais A Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo, discute-se as porosidades entre realidade e ficção e a maneira como elementos provenientes destes dois universos são mobilizados por cada um desses veículos em suas narrativas sobre a misteriosa personagem de Rosa, cuja morte é um dos enigmas insolúveis da literatura universal.Item La carnavalización del tiempo destructor y regenerador en la ópera-salsa Maestra Vida (Rubén Blades) y en Ópera do Malandro (Chico Buarque)(2017-04) Barrón, AlejandroEl objetivo general del trabajo de investigación es analizar, a través de un estudio comparativo, la carnavalización en las obras lírico-musicales Maestra vida (1980), del cantautor panameño Rubén Blades, y en Ópera do Malandro (1978) del dramaturgo, cantante y escritor brasileño Chico Buarque de Hollanda. Respecto al concepto de carnaval y de carnavalización, se tomará en cuenta la teoría de Bajtín (2003) y con relación al concepto de tiempo y espacio, los postulados de Bajtín (1989)