Educação Ambiental
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Item Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental(2017) Locks, Noeli Alice Royer; Marques, Hélio César FernandesEste trabalho apresenta resultados de projeto coletivo bem como a análise da experiência vivida no âmbito da especialização em EA da UNILA. A análise de experiência está relatada em memorial e tem o objetivo de refletir o processo de construção do conhecimento, aprendizagens, transformações e redirecionamentos adotados durante o curso. Os resultados obtidos no Projeto Caminho das Águas do Rio M’Boicyem Foz do Iguaçu, são fruto de um trabalho participativo de educação ambiental que ocorreu em um dos bairros da zona urbana central do município e que foi capaz de unir diversos atores sociais, incluindo comunidade local, órgãos públicos e universidade, em busca de melhorias no meio ambiente local. Para tanto, inicialmente identificou-se os problemas socioambientais existentes naquela área, mediante diálogo com os moradores, para então dar início ao conjunto de atividades de educação ambiental e recuperação da mata ciliar. Pode-se dizer que os resultados relatados aqui são parciais, tendo em vista que os benefícios alcançados com o projeto certamente se estenderão muito além do presente momento, não podendo, portanto, ser devidamente mensurados e computados atualmente em sua integralidade. Contudo, é possível afirmar com segurança, que os resultados obtidos de modo geral são bastante significativos. Além disso, concluiu-se que foi de fundamental importância para o êxito das ações realizadas a integração entre os vários grupos organizados, possibilitando o encaminhamento adequado das discussões sobre os problemas diagnosticados e suas possíveis soluçõesItem A Educação Ambiental aplicada na gestão territorial: um estudo de caso de uma escola lindeira ao Parque Nacional do Iguaçu(2017-07-05) Scarpari, Karini Aparecida; Kropf, Marcela Stuker; Xavier, Mariele Borro MucciattoA função da Educação Ambiental crítica é o empoderamento dos atores sociais na construção de novos princípios e valores que orientem suas ações para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, mais justa e com equidade social e ambiental. Dessa maneira, a primeira sessão é dedicada ao trabalho coletivo que objetivou realizar uma intervenção na Escola Estadual do Campo Dom Pedro II, em São Miguel do Iguaçu/PR, visando estimular os alunos do 6º e 7º anos a refletir sobre a proposta do Espaço Educador Sustentável. A sessão dois, busca refletir sobre toda a caminhada percorrida durante o curso com a construção de um memorial. Verifica-se desse modo que a crise ambiental é uma oportunidade para refletir sobre as práticas educativas, as relações socioambientais, a gestão participativa do território, principalmente em áreas lindeiras as Unidades de Conservação.Item Índice de Atratividade em Pontos Interpretativos (IAPI) da Trilha Interpretativa na Pousada Agroecológica Guata Porã e Análise do seu Potencial como Ferramenta de Educação Ambiental(2016-09-16) Teixeira, Sandra SoaresEspaços naturais são cada vez mais visados em vários eixos profissionais, entre eles destacam-se turismo e educação. A gestão ambiental tem como função primordial utilizar o meio natural de forma a promover o mínimo impacto possível e promover ações de sensibilização ao visitante para a conservação não somente do local visitado mas de todo o meio ambiente. Por meio de pesquisa bibliográfica, verifica-se vasta utilização de trilhas em projetos de educação ambiental e fomento para o desenvolvimento do turismo sustentável. Por meio dessas trilhas, o visitante tem contato com elementos naturais por vezes incomuns para ele, além de obter informações específicas sobre o local visitado. A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar os pontos interpretativos de atratividade da Trilha Interpretativa da Pousada Agroecológica Guata Porã, e seu potencial como ferramenta de Educação Ambiental, utilizando como público-alvo estudantes de cursos técnicos em Meio Ambiente e Guia de Turismo do Colégio Agrícola – CEEP Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena do município de Foz do Iguaçu. Os resultados obtidos demonstram que a pousada tem significativo potencial para ser um espaço educador sustentável e a trilha interpretativa uma atividade a corroborar como ferramenta na intencionalidade educadora da propriedade.Item Mejoramiento barrial participativo en Puerto Iguazú como experiencia de Educación Ambiental(2016-08-15) Bardelás, AnalíaPara superar a atual situação de crise ambiental resultante de nosso modelo de sociedade é necessário aprofundar a formação de uma cidadanía consciente, crítica e emancipada que será capaz de enfrentar a mudança, ja é inadiável. A Educação Ambiental é um instrumento para conseguir a transformação da cidadania. Mas a urgência da situação requer que as atividades educativas sejan, ao mesmo tempo, ações concretas tendentes a melhorar o entorno que vivemos e nossa relação com ele. Tendo isso como premissa, na Cidade de Puerto Iguazú desenvolviou-se um Projeto de Educação Ambiental de Melhoramento Participativo do Bairro que teve como objetivo formar e fortalecer um grupo de estudantes do ensino médio para realizar intervenções transformadoras no bairro. No processo, que implementou-se sob a modalidade de oficina por vários meses, foram aplicados diferentes recursos educativos cuja efetividade é analisada e discutida neste artigo. A análise efetuou -se com base nos registros escritos tomados nas oficinas e mediante instâncias de auto-avaliação do grupo de estudantes. Entre os recursos aplicados, alguns deles resultaram ser bem sucedidos em atingir os objetivos propostos, enquanto outros deveriam ser modificados para adequar mais aos interesses e necessidades dos jovens. No entanto, o grupo demonstrou ter conseguido várias importantes aprendizagens.Item Memórias na sustentabilidade das águas do Rio M’Boicy(2017) Hartmann, Viviana Morel de; Marques, Hélio César FernandesFoz do Iguaçu cidade fronteiriça no extremo oeste paranaense é banhada por dois grandes rios, Rio Paraná e Rio Iguaçu, e seus afluentes de médio e pequeno porte. Destes afluentes citamos o Rio M’Boicy objeto do nosso estudo. Até meados da década de 70 do século XX, as águas do Rio Mboicy eram límpidas e cristalinas e o entorno possuía uma vasta mata ciliar. No começo desta década, a cidade contava com aproximadamente 30 mil habitantes e no final já contava com 300 mil habitantes. Esta explosão demográfica gerou uma crise socioambiental, pois muitos dos que vieram morar na cidade não conseguiram emprego, tendo dificuldades para conseguir moradia, foram morar em áreas ambientais, entre elas as beiras dos rios que serpenteiam a cidade. Por cortar a cidade do nordeste ao oeste, o Rio M’Boicy foi muito prejudicado, pois foram formadas comunidades com status de bairro na sua beira. Devido a este fenômeno, o rio perdeu sua mata ciliar em boa parte do seu trajeto e a sua água tornou-se completamente poluída. Diante desta situação buscou-se desenvolver um projeto que tinha como objetivo a revitalização da beira do Rio M’Boicy entre as ruas Bartolomeu de Gusmão e Rui Barbosa na região central da cidadeItem Minha Primeira Horta: um projeto de educação ambiental com atividades lúdicas e interativas na educação infantil(2016-08-17) Beckers, Iohanna ElizabethO processo educativo ocorre nos ambientes escolares já nas turmas iniciais da educação infantil. Neste sentido, o presente trabalho realizou uma investigação com um grupo de dezoito alunos, com idades entre um ano e meio a dois anos e meio, e com seus respectivos familiares. Buscou-se identificar como o contato com atividades que envolvam a horta podem contribuir para incentivar vivências com a natureza, desde pequenos. Deste modo, foi organizado um projeto – “Minha primeira horta” – na qual foram efetivadas intervenções de forma lúdica e interdisciplinar. Também foram aplicados questionários com os familiares, com o intuito de verificar se, e como, ocorria o contato dos alunos com as atividades relativas às plantas, ao solo e à horta. De um modo geral, o trabalho conseguiu proporcionar momentos de contato com o solo, hortaliças e plantio de mudas de leguminosas. Quanto ao questionário, ficou evidenciado que os pais apoiam este tipo de atividade para seus filhos, seja no ambiente familiar ou escolar. O trabalho em questão infere ainda que tais atividades podem contribuir com o processo educativo dos alunos da educação infantil, propiciando construção de conceitos relativos ao conhecimento de seu meio ambiente local.Item Mobilização e Trabalho Coletivo com resíduos sólidos: uma experiência no Condomínio Terra Nova(2017-12) Silva, Jair Gregorio da; Ribeiro, Luciana MelloEste artigo apresenta um projeto de Educação Ambiental (PAP), com o proposito de estimular mudanças organizacionais, ambientais e sociais no condomínio Terra Nova de Foz do Iguaçu. Sendo assim na primeira e segunda etapas foram dedicadas ao trabalho coletivo, onde o grupo de pesquisadores realizaram visitas e entrevistas com 57 moradores, visando identificar sua percepção no interior do condomínio de modo geral. A partir deste levantamento apontou se a necessidade de melhorar a gestão dos resíduos. Na terceira e quarta etapas os condôminos foram convidados para possíveis ações ambientais que viessem a contribuir com o meio onde vivem, com o objetivo de melhorar o sistema de separação correta dos resíduos, fazendo pequenas modificações estruturais no espaço do acondicionamento final, onde eram depositados os resíduos gerados no condomínio, com isso, após esta ação iniciou a coleta seletiva de lixo, o desenvolvimento desta atividade busca a refletir toda a caminhada percorrida durante o curso, pois foram compartilhadas as experiências vivenciadas durante a trajetória individual de cada um, assim sendo a elaboração do memorial foi possível, apartir das praticas educativas, as relações socioambientais, a gestão participativa, onde o envolvimento do coletivo de moradores, funcionários do condomínio e o Sindico foram fundamentais neste processo de educação ambiental, que busca formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais na conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordado os seus aspectos econômicos, sócias e politicosItem Mobilização e Trabalho Coletivo com resíduos sólidos: uma experiência no Condomínio Terra Nova, Foz do Iguaçu/PR(2017) Campos, Rafael Flores de; Ribeiro, Luciana MelloEste trabalho teve o intuito realizar uma avaliação da especialização em Educação Ambiental por meio do desenvolvimento e aplicação de um projeto coletivo, no qual a análise da vivência mediante auto-observação foi utilizada como parâmetro de verificação do aprendizado. Neste cotexto, o projeto de Educação Ambiental foi desenvolvido nos moldes da Pesquisa-Ação Participante (PAP), com o propósito de estimular mudanças organizacionais, ambientais e sociais no Condomínio Terra Nova de Foz do Iguaçu. Visando mobilizar a comunidade local para qualificar suas condições de vida, o grupo realizou visitas e entrevistas com 57 moradores, buscando identificar sua percepção sobre a vida no interior do Condomínio de modo geral. Este levantamento apontou a necessidade de melhorar a gestão dos resíduos. Os condôminos foram convidados para possíveis ações que viessem a contribuir com o local, visando um sistema de separação correta dos resíduos, fazendo pequenas modificações estruturais no espaço do acondicionamento final e com isso iniciar a coleta seletiva de lixo. O desenvolvimento dessa atividade proporcionou mudanças estruturais e visuais no local de acondicionamento final dos resíduos no condomínio e de autoestima por parte dos funcionários do condomínio. Estas ações foram realizadas por meio do Coletivo de moradores, funcionários e demais participantes do projeto, que trabalharam na perspectiva da sensibilização ambientalItem Mobilização e trabalho coletivo com resíduos sólidos: uma experiência no condomínio Terra Nova. Foz do Iguaçu/PR(2017) Castro, Valquíria Oliveira de; Ribeiro, Luciana MelloEste trabalho teve o intuito realizar uma avaliação da especialização em Educação Ambiental por meio do desenvolvimento e aplicação de um projeto coletivo, no qual a análise da vivência mediante auto-observação foi utilizada como parâmetro de verificação do aprendizado. Neste cotexto, o projeto de Educação Ambiental foi desenvolvido nos moldes da Pesquisa-Ação Participante (PAP), com o propósito de estimular mudanças organizacionais, ambientais e sociais no Condomínio Terra Nova de Foz do Iguaçu. Visando mobilizar a comunidade local para qualificar suas condições de vida, o grupo realizou visitas e entrevistas com 57 moradores, buscando identificar sua percepção sobre a vida no interior do Condomínio de modo geral. Este levantamento apontou a necessidade de melhorar a gestão dos resíduos. Os condôminos foram convidados para possíveis ações que viessem a contribuir com o local, visando um sistema de separação correta dos resíduos, fazendo pequenas modificações estruturais no espaço do acondicionamento final e com isso iniciar a coleta seletiva de lixo. O desenvolvimento dessa atividade proporcionou mudanças estruturais e visuais no local de acondicionamento final dos resíduos no condomínio e de autoestima por parte dos funcionários do condomínio. Estas ações foram realizadas por meio do Coletivo de moradores, funcionários e demais participantes do projeto, que trabalharam na perspectiva da sensibilização ambientalItem Perfil de gestores de educação ambiental: uma estratégia de enraizamento no território(2017) Lima, Carmem Romagna; Mello, Luciana Ribeiro; Prada, Luiz AlvaradaO presente trabalho teve o objetivo de indicar aspectos relativos à avaliação do aprendizado da Especialização em EA da UNILA. Para tanto, apresenta resultado do projeto coletivo relativo à gestão da Educação Ambiental (EA) e ao perfil dos Gestores Municipais de EA, favorecedores do enraizamento da Educação Ambiental na Bacia do Paraná 3, no contexto do Programa Cultivando Água Boa, mantido por Itaipu Binacional. Neste projeto, foi realizada a análise de documentos, oficina apoiada na proposta da pesquisa coletiva e entrevistas reflexivas constituíram os meios de construção dos dados. Os resultados indicam que as formações em Educação Ambiental e em desenvolvimento humano são decisivas para a construção do perfil ideal do Gestor Municipal de Educação Ambiental, pois há necessidade de que este seja fundamentalmente um líder democrático com conhecimento do território e mobilizador social de processos de EA. Sua atuação plena pode ser garantida via institucionalização da função de Gestor Municipal de Educação Ambiental e a construção da Política Pública Municipal de Educação Ambiental nos municípios da bacia. A segunda sessão trata do memorial do curso de pós graduação. Uma descrição pessoal de vivência, aprendizado, reflexão e avaliação do processoItem Plantas Medicinais e Aromáticas como Proposta Pedagógica: a Prática da Ecopedagogia e suas Possibilidades(2017) Pauli, Lucinete VieiraO presente trabalho,sendo parte do requisito para a conclusão do curso de especialização em educação ambiental,foi elaborado durante um processo de aprendizagem e comprometimento com o meio ambiente. Foi pensado no tema plantas medicinais e aromáticas como proposta ecopedagógica, na escola e pela ação direta do professor.O tema gerador foi pensado como oportunidade para fortalecer a cultura do uso das plantas medicinais transformando essas informações numa ferramenta didática na escola como tema gerador para uma possibilidade de um espaço educador sustentávelItem A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades(2017) Polhasto, Sheyla de Souza; Tischner, Angela Barbara; Kiss, FerencO presente trabalho, sendo parte do requisito para a conclusão do curso de especialização em educação ambiental, foi elaborado durante um processo de apredizagem e comprometimento com o meio ambiente. Foi pensado no tema plantas medicinais e aromáticas como proposta ecopedagógica, na escola e pela ação direta do professor na sala de aula na perspectiva de desenvolver uma consciência ecológica correta desde a infância nas pessoas. Desta maneira, para saber como a cultura e o nível de conhecimento sobre as plantas medicinais e aromáticas e o uso das mesmas têm sido consideradas por parte da comunidade escolar foi necessário: identificar o interesse por parte dos docentes no assunto, fazer um levantamento do conhecimento da comunidade, disponibilizar informações para o emprego correto das plantas medicinais. Sensibilizar os alunos em relação a importância da cultura que envolve as plantas medicinais e aromáticas, trazendo para o meio escolar a experiência de suas famílias. Durante o processo foi possível notar que a cultura do uso das plantas medicinais e aromáticas está presente em todas as pessoas envolvidas no projeto e que é do interesse de todos ampliar seu conhecimento sobre o mesmo. O tema gerador foi pensado como oportunidade para fortalecer a cultura do uso das plantas medicinais transformando essas informações numa ferramenta didática na escola como tema gerador para uma possibilidade de um espaço educador sustentávelItem A Prática da Educação Ambiental em Ênfase na Gestão Territorial: um Estudo de Caso de uma Escola Lindeira ao Parque Nacional do Iguaçu(2017) Abreu, Suedja Raianny Nunes da Silva; OrientaçãoA percepção das relações socioambientais é um fator primordial para uma gestão do território que priorize a mediação dos conflitos inerentes às tensões entre sociedade e natureza. A partir dessa perspectiva, a prática da Educação Ambiental inserida no ambiente escolar é uma proposta fundamental, que tem como objetivo formar cidadãos críticos a respeito do atual modelo de sociedade. Assim, na primeira parte desse trabalho é apresentada a intervenção na Escola Estadual do Campo Dom Pedro II, em São Miguel do Iguaçu/PR, com o objetivo de estimular os alunos do 6º e 7º anos a desencadear reflexões sobre a proposta do Espaço Educador Sustentável. Em cinco encontros foram vivenciadas atividades voltadas para o reconhecimento do contexto local, para a reflexão sobre as relações socioambientais e para a articulação social por meio da criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. Dessa forma, identificou-se a potencialidade dos atores envolvidos no ambiente escolar para a gestão do território. Na segunda parte, o foco foi a reflexão sobre as experiências vividas no processo de formação do curso de Especialização em Educação Ambiental, apresentada por meio de um memorial contendo insights e relatos de atividades, resultantes de construções coletivas e individuais. Ao final, é apresentada uma abordagem que enfatiza a importância do papel da Educação Ambiental crítica na construção de saberes e na reflexão sobre o sentimento de pertencimento do indivíduo, impulsionando os atores sociais a atuar no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, mais justa, com equidade social e ambiental. Portanto, conclui-se que a crise ambiental atual é um momento para pensarmos sobre práticas educacionais, as relações socioambientais, a gestão participativa do território, considerando principalmente as áreas lindeiras das Unidades de Conservação.