TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro de Letras e Artes - Licenciatura em Letras - Espanhol/Português
Navegar
Navegando TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras por Assunto "Ana Paula Maia (1977) - escritora brasileira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A poética da brutalidade de Ana Paula Maia: a odisséia de Edgar Wilson entre abatedouros e corpos abatidos(2019-07-12) Kiill, Diego; Guizzo, Antonio RediverAna Paula Maia, escritora carioca contemporânea,iniciou sua carreira literária com o lançamento do livro O habitante das falhas humanas (2003); no entanto, Maia começa a ganhar prestígio no campo literário com a denominada Trilogia dos Brutos (Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos (2009), O trabalho sujo dos outros (2009), Carvão animal (2011)). Com a trilogia, Maia esboça o que seria seu estilo: narrativas marcadas pela violência, ambientes escatológicos, sujos e marginalizados e personagens brutas. Tendo isso em vista, este trabalho objetiva: analisar a construção de Edgar Wilson, personagem recorrente nas obras da autora, e investigar a influência da espetacularização da violência presente na obra cinematográfica de Quentin Tarantino Pulp Fiction (1994), das escolas literárias naturalista e realista e do gênero romance policial na construção estética do romance De gados e homens (2013). Para tal fim, utilizamos como aportes teóricos os estudos de Zizek (2014), sobre o fenômeno da violência social contemporânea, sobretudo na na compreensão das diferenças entre os atos simbólico,concreto, subjetivo e objetivo de violência; e os estudos de Ginzburg (2012) voltados à relação entre violência e representação literária. Sobre a literatura de Maia, utilizamos Vicelli (2015) que descreve o caráter imundo, a realidade poluída com as cenas quase escatológicas, criando um ambiente que se aproxima e ultrapassa quaisquer definições. Por sua vez, Soler (2017) questiona os princípios de humanidade quando na obra ocorre a relação do homem e do gado. No primeiro capítulo, descrevemos sobre as produções literárias da autora, as características encontradas, e algumas definições sobre realismo, Naturalismo, Romance Policial, e Cinema-Literatura. No segundo capítulo, definimos a brutalidade a partir da análise da obra De gados e homens. No terceiro capítulo, descrevemos a construção da personagem Edgar Wilson, seus crimes, motivações, comportamentos. Por fim, observamos que há uma influência dos elementos, mas utilizados em outros contextos e de modo próprio e particular. Concluímos que o que mais define a brutalidade não está a presença exclusiva do crime e do sangue, senão a conjuntura de ambos somado a violência de um sistema que cria injustiças, mazelas sociais, diferenças sociais e sujeitos que vivem com pouco, brutos e invisíveis ao sistema