Colóqui Yo el Supremo (1974-2014) - Augusto Roa Bastos
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Colóqui Yo el Supremo (1974-2014) - Augusto Roa Bastos por Assunto "História"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Che Ke Rapyça - ouvir em sonho: a mudança do Tekoha para a redução jesuíta no Tekoha Guasu do Guayrá(2014-12-03) Manfrin, AdilsonNo início do século XVII na região do tekoha Guasu doGuayrá na América espanhola os Guarani estavam em crise, sofriam com as epidemias que geravam grande mortandade no contato com os não índios e desestruturava a organização social de base nuclear das famílias extensas. As narrativas Guarani missioneira trazem a produção de experiências de Che Ke rapyça: ouvir em sonho, que as mesmas evocam na vida dos Guarani e demonstram que em momentos de crise, pensaram o destino, a partir dos conhecimentos próprios, as estratégias de alianças. E, é o conhecimento e a ação do Topehýi: do sonho, que conduzem os Guarani para a tomada de decisões na mudança do tekoha para a redução jesuíta de Nuestra Señora del Loreto del Pirapó.Item Mito e arquivo em Yo, el Supremo(2014-12-03) Pereira, FlávioYo, el Supremo é uma das obras máximas das literaturas do continente americano. Contribui para reforçar seu valor o fato de que mantém um forte vínculo com a história, a memória e a mitologia popular, sobretudo da terra-natal do autor. Desta forma, conjuga de modo exemplar a inovação formal e o olhar atento à identidade, história e destino da América. Partindo destas ideias, este trabalho pretende apontar a possibilidade de uma leitura que ainda pede para ser elaborada, uma interpretação baseada na reflexão de Roberto González Echevarría desenvolvida em Mito y archivo, um dos grandes ensaios que tentam estabelecer um vínculo sistemático entre literatura, história e mito na produção literária do continente americano. Como o autor não dedicou um capítulo a Yo, el Supremo, acreditamos que é preciso preencher esta lacuna com uma leitura profunda desta obra seguindo o seu raciocínio dedicado a outras grandes obras, a exemplo de Cien años de soledad.