Atas do Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Atas do Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia por Assunto "Astronomia na Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O dia e a noite(2018-08) Prediger, Aline; Shuh, Elisangela Draghetti; Helscher, Luciane SeibelDe acordo com o Currículo Básico do Oeste do Paraná, para que a criança compreenda a sua participação, diante à realidade em que vive, para a sua reelaboração do espaço, tempo, conceitos, produção das necessidades e transformações, é indispensável que ela compreenda o espaço ocupado pelos homens. Portanto, segundo Krapivini (1984, apud CURITIBA, 1992), ao trabalhar com o fato de que o Planeta Terra faz parte de uma realidade maior, é por ela influenciado, pretende-se que o educando compreenda que a Terra é o espaço ocupado pelos homens, mas que se localiza num espaço amplo, o Universo, parcialmente conhecido e exploradoItem Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI(2018-08) Beckers, Iohanna Elizabeth; Caten, Claudia Maria Ten; Dahmer, Adriane; Strieder, Izabel PaulinaAtravés da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)