Atas do Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Atas do Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia por Assunto "Astronomia"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Características dos astros: sol e terra(2018-08) Silva, Dheison Maicon da; Gambin, Gracieli Regina; Dorval, Greice; Trojack, Marineide Inês Mielke LunkesO município de Itaipulândia, a exemplo da maioria dos municípios do Oeste do Paraná, elaborou, sob a coordenação do setor de educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, o Currículo Básico para a Escola Pública. (AMOP, 2007) Esse currículo apresenta para a educação infantil os conteúdos organizados em eixos, sendo que o eixo Conhecimento do Ambiente Físico, Social e Cultural propõe o trabalho com noções sobre Astronomia através dos conteúdos: Sol: fonte de luz e calor e fenômeno: dia e noite (período claro/período escuro), conteúdos esses utilizados para a elaboração, aplicação e apresentação dessa Proposta Extracurso. Propicia trabalhar outros conteúdos como: temperatura: quente/frio; sólido geométrico: esfera; forma geométrica: círculo; percepção na natureza: cor, forma, luminosidade; orientação espacial; coordenação motora fina; fatos vividos e imaginados; história infantil; exposição de ideias; e registro de ideias através da modelagemItem A corrida espacial: uma proposta de intervanção no ensino de astronomia para 6º anos(2018-08) Serbai, Fabiana; Rodrigues, Priscilla Angel DiasA observação celeste é algo que fascina o homem desde a antiguidade e ao longo dos tempos, os estudos e as técnicas empregadas nesta área foram sendo aprimorados (BRASIL, 1998, p. 38). Com isso, parte do Universo que era então desconhecido, aos poucos foi sendo explorado e consequentemente, novas descobertas surgiram. Ptolomeu afirmava que o planeta Terra era o centro do Universo e Copérnico, ao afirmar que não era a Terra, mas o Sol, causou resistência das pessoas daquela época em aceitar tal proposição. Porém, foi com a mudança na forma de olhar que causou a ruptura com estes modelos e a abertura para estudos posteriores, com a confecção de instrumentos cada vez mais sofisticados, a produção dos primeiros veículos espaciais e a chegada do ser humano à Lua (BRASIL, 1998, p.38)Item O dia e a noite(2018-08) Souza, Vivian PereiraO Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil propõe uma aprendizagem significativa entre os novos conteúdos e o conhecimento prévio de cada criança. O Observar o Céu é uma das atividades primordiais para o ensino de Astronomia, pois de uma forma mais concreta o aluno pode perceber as mudanças que ocorrem no nosso cotidiano, inclusive o Dia e a Noite, dois momentos bem distintos que podem ser vistos a olho nu. Neste sentido ainda afirmam Lattari e Trevisan (1999, p.01) “o ensino de Astronomia deve ter um objetivo bem claro que é o de desenvolver uma consciência cósmica buscando o significado e o sentido das relações do indivíduo com o meio em que vive”Item Espectro de luz solar: do infravermelho ao ultravioleta(2018-08) Crivelari, Andressa Marlise de Souza; Pereira, Denise Fabiola Sachetti; Tessari, Faviane Quadros BitencourtDesde as primeiras civilizações, a humanidade observa o céu e estuda os fenômenos procurando entender a origem e a evolução do Universo. A Astronomia como conteúdo integrante das Ciências Naturais e seu caráter multidisciplinar, permite desenvolver o processo de aprendizagem, propiciando a assimilação de conceitos no dia a dia. Segundo Ferreira et al. (2014, p.103) os conteúdos de Astronomia são importantes e prazerosos e podem auxiliar na construção do conhecimento e do mundo. Dá-se então a importância de trabalhar a Astronomia dentro das diversas disciplinas escolares, objetivando-se um conhecimento do cosmoItem As Estações do Ano decorrentes da posição da Terra em Relação ao sol(2018-08) Furtado, Claudio Oliveira; Böhm, Iria Bruch; Teixera, Neiva Maria da Silva; Dhein, Madalena ProttiFalar sobre Astronomia no Ensino Fundamental, atrai a atenção e curiosidade dos alunos, facilitando seu processo de ensino/aprendizagem. Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das Ciências e a fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento dos demais saberes, a Astronomia é a ciência que estuda o Universo, desde a sua origem e formação dos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanasItem Movimentos da Terra: dia e noite(2018-08) Souza, Claudete Medeiros de; Balzzan, Edilson CarlosAs crianças aprendem com seus interesses e curiosidades. Brincando e interagindo é que a aprendizagem se torna algo prazeroso. Um dos principais desafios é a formação profissional dos que trabalham com as crianças da Educação Infantil. É necessário fomentar a curiosidade permanente também nos profissionais sobre a metodologia educativa e seus objetos de ensino, de como a criança interage e adquire conhecimento em sintonia aos diferentes níveis de aprendizagem e desenvolvimento de cada criançaItem Movimentos do Planeta Terra(2018-08) Silva, Creusa de Fátima Gomes da; Silva, Gleice Francisca Pereira daA atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)Item Olhos atentos para o sistema solar(2018-08) Stadler, Silmara; Radetzki, Silvane Paulina ArenharttO mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e descobertas, principalmente quando se trata de Astronomia e é neste mundo fantástico que podemos conhecer a grandeza do Universo, fazendo com que cada vez mais queiramos novas descobertas. Conforme os PCNS “O século XV foi um momento muito marcante na área da Astronomia, foi quando começaram a surgir os paradigmas da Ciência moderna por meio de diferentes filósofos Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) ” (PCN, 1998). No meio educacional o Sistema Solar é um dos temas mais trabalhados no Ensino Fundamental, utilizando–se de livros didáticos nos quais expõem principalmente o Sistema Solar, muitas das vezes de forma inautêntica e com escassez de informações. Pontanto, o PCN (1998) propõe para o 3o ciclo do Ensino Fundamental o tema específico do Sistema Solar e no 4o ciclo os fenômenos, estações do ano, fases da Lua e eclipses, envolvendo mais especificamente Terra, Sol e Lua