Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES) por Assunto "Cultura"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Contribuições do Projeto Peruanidad: Ritmos e Danças das Regiões do Peru como Elemento Motivador nas Aulas de Espanhol(2019-09-04) Miliano, Luziene Santos; Pequeno, Lucidalva Santos; Souza, Valdirene PontesO Peru é um país multicultural e multilinguístico, tendo como idiomas oficiais o espanhol, quéchua e Aimara. A diversidade cultural do povo peruano mostra a dimensão de valores e costumes que transcendem a história e fortalecem a sua identidade. O curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR nos proporcionou uma rica experiencia vivida a partir do desenvolvimento do projeto PERUANIDAD, financiado pelo Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras - INOVA/IFRR. O projeto teve como objetivo desenvolver através dos ritmos e danças peruana as competências linguísticas, literárias, discursivas, pragmáticas e socioculturais necessárias para uma melhor interação entre a comunidade acadêmica, mobilizando os acadêmicos do VI e VII modulo do curso de Letras Espanhol do IFRR/Campus Boa Vista na elaboração e desenvolvimento deste trabalho. Iniciamos os trabalhos formando grupos de debates com acadêmicos, em que promovemos discussões sobre a temática, realizamos também pesquisas bibliográficas, oficinas e encontros que proporcionaram um conhecimento mais aprofundado das diversidades existentes na cultura peruana, como culminância tivemos a realização de um evento organizado com a colaboração de professores e coordenadores do curso de Letras Espanhol do IFRR, o evento contou com representações das danças típicas de cada região do Peru: Costa, Selva e Serra, reproduzidas pelos acadêmicos, assim como palestras com relatos de experiencias realizadas por peruanos moradores da cidade de Boa Vista, exposições de artesanatos e gastronomia peruana como: chicha morada, arroz chaufa e papa a la huancaina, expandindo dessa forma o conhecimento sobre o contexto histórico e cultural do Peru e destacando a importância de trabalhar as diversidades culturais hispânicas em sala de aula como elementos motivadores no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Partindo desse pressuposto, o projeto Peruanidad apresentou as manifestações culturais que serviram como subsídios incentivadores ao conhecimento da cultural peruana, e a presença da música na cultura humana não é uma novidade, isso porque é um acontecimento que perpassa gerações.