Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES)
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Navegando Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES) por Assunto "Cooperação sul-sul"
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Item UNIPAMPA e experiências de internacionalização da Educação Superior(2019-09-04) Mendes, Fernanda Ziani; Corte, Marilene Gabriel DallaA interação entre globalização, inovação e cooperação, com atenção às questões globais, nacionais e locais tem guiado o diálogo acerca do protagonismo da Educação Superior (ES) e sua função em prol da integração regional, a exemplo das discussões que pautaram a CRES 2018. Nesse sentido, durante o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foram implantadas IES com foco na Cooperação Sul-Sul tais como: a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) situada na tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai, bem assim a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e , ainda, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) com a missão de estimular a integração com os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos. Este trabalho objetiva apresentar um relato das experiências de internacionalização da educação superior levadas a cabo pela UNIPAMPA. Trata-se de pesquisa qualitativa e de caráter exploratório que apresentará dados institucionais para desenhar o panorama de internacionalização da IES e buscará correlacionar mecanismos de internacionalização ditados em referências bibliográficas. A UNIPAMPA foi criada em 2008, mediante atuação multicampi na mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul, contemplando unidades em dez municípios localizados na faixa de fronteira com o Uruguay e Argentina e propõe-se a oferecer educação de qualidade e inclusiva, com vistas à democratização do ensino superior e à promoção do desenvolvimento regional. Verifica-se que a IES apresenta uma política institucional com destinação de vagas para cidadãos residentes em municípios do Uruguay e da Argentina nas localidades fronteiriças. Formalizada através de processo seletivo específico para ingresso de fronteiriços na graduação tal política tem sido objeto de estudo tanto no plano de observação como uma política de internacionalização em casa nos termos ditados por Beelen (2007), quanto nos desafios de política linguística e integração conforme estudo de Farias-Marques (2016).