Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES) por Assunto "América Latina"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Currículos Latino-Americanos – A Educação Secundária em perspectiva comparada(2019-09-04) Balestra, Juliana Pirola; Perpetua, Sara GeittensO trabalho apresenta os resultados de uma extensa pesquisa documental, realizada a partir de históricos escolares relativos à educação secundária de vinte e um países da América Latina e Caribe – Argentina, Belize, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. A pesquisa teve como objetivo relacionar os principais componentes curriculares e áreas de conhecimento contemplados na educação secundária dos diferentes países analisados e refletir sobre os processos formativos a que jovens latino-americanas/os e caribenhas/os estão submetidos na atualidade.Item La Escuela Internacional de Invierno de la UNL, una estrategia de Internacionalización en cas(2019-09-04) Casim, Anisé; Rivero, Virginia; Rodriguez, Miguel; Zucarelli, VivianaLa Escuela Internacional de Invierno de la Universidad Nacional del Litoral (UNL) es un espacio académico y cultural de dos semanas de duración y de cursado intensivo, enmarcado en las acciones de "Internacionalización del Currículom" que la UNL, a través de la Secretaría de Desarrollo Institucional e Internacionalización (SDIel), lleva a cabo, siguiendo los lineamientos de su Plan de Desarrollo Institucional 2010-2019Item Projeto PONCHO: Internacionalização de Universidades periféricas da América Latina através da integração sustentável e implementação inclusiva de uma Assessoria de Relações Internacionais(2019-09-04) Esperandio, Isabela BeraldiO projeto PONCHO, aprovado no âmbito do programa Erasmus+ para capacity building em 2015, visou promover a internacionalização das Universidades periféricas da América Latina, através da implementação das suas capacidades técnicas, acadêmicas e institucionais, a nível nacional, regional e internacional. O consórcio PONCHO foi composto por 4 universidades europeias de 4 países europeus diferentes (Espanha, França, Portugal e Polônia) e 21 universidades de 7 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). A especificidade e aspectos inovadores do projeto PONCHO foram que ele foi composto principalmente por Universidades pequenas, localizadas geograficamente em áreas periféricas e com pouca ou nenhuma experiência em projetos da União Europeia e de capacity building. Especial enfoque foi dado às Universidades de áreas periféricas da região, cuja posição geográfica ou volume total de alunos ainda não lhes permitiu desenvolver seu processo de internacionalização, da mesma forma que as universidades de capitais ou as principais universidades da região. O consórcio PONCHO foi então composto principalmente por Universidades sem experiência em projetos de capacity building e dispostas a aumentar sua internacionalização a nível institucional e acadêmico, e não apenas através de programas de mobilidade. O projeto PONCHO foi, portanto, uma oportunidade para treinar a equipe técnica das Assessorias nas diferentes fases do processo de internacionalização através da plataforma PONCHO, do uso de TICs e de mídias sociais, e das atividades projetadas para desenvolver marketing internacional. Assim, os parceiros universitários estariam prontos para atuar no mesmo nível que as universidades latino-americanas mais experientes. Como atividade final do projeto, foi promovida a Semana Internacional do PONCHO, composta por um acampamento estudantil e uma feira, realizados em maio de 2019 no Paraguai. Os impactos do projeto no processo de internacionalização de uma das universidades brasileiras participantes, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, serão apresentados.