TCC - Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Bacharelado em Antropologia
Navegar
Navegando TCC - Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana por Assunto "Antropologia da Educação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item As relações étnico-raciais na educação desde a perspectiva antropológica: curso de formação continuada das Equipes Multidisciplinares do NRE de Foz do Iguaçu/PR(Unila, 2017) Neckel, Laís Cabral; Martinez Acchini, Leonardo Miguel; Souza, Angela Maria deO presente trabalho de conclusão de curso apresenta, sob a análise da antropologia da educação, as tensões presentes no curso de formação continuada em relações étnico-raciais para professores da rede estadual do Paraná. O curso de formação é desenvolvido através das Equipes Multidisciplinares (E.M) do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu em conjunto com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Para tal, desenvolvi no trabalho a pesquisa sobre as formas como a construção das desigualdades étnico-raciais no Brasil se constitui e como esta reflete e se faz presente nos espaços educativos, assim como as reivindicações dos movimentos antirracistas, perante as exclusões sistemáticas das populações negra e indígena do contexto educacional. Sendo assim, a pesquisa de campo centrou-se na observação desta politica educativa específica através dos encontros do curso de formação continuada, entrevistas com alguns participantes do curso e análise e releitura dos documentos de homologaçao e aplicabilidade das politicas educativas em questão. Os resultados desta pesquisa se resume ao entendimento de que apesar das politicas representarem um grande avanço, faz-se necessário a constante cobrança e análise das ações desenvolvidas para que estas se efetivem de forma a contemplar os objetivos que estas se propõem. Grandes obstáculos que observei se resumi nas dificuldades de uma organização que contemple a realidade da estrutura organizacional escolar e a não-formação dos professores em relações étnico-raciais. Entretanto, elenco também no trabalho as importantes ações realizadas pelas escolas que estão contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento dos objetivos das politicas educativas étnico-raciais, como a produção de matérias; coleta de dados dos estudantes, amostra de filmes, exposições e biografia de autores negros, dentre outros