TCC - Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana
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ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Bacharelado em Antropologia
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Navegando TCC - Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana por Assunto "Antropologia"
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Item Entre a educação para as relações étnico-taciais e Antonieta de Barros: caminhos para a implementação da Lei 10.639/03(2024) Cristino, Anna Beatriz FernandesEm 2023 comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade no currículo oficial da Rede de Ensino, da história e cultura afro-brasileira, da história do continente africano e seu povo, fora da visão eurocêntrica e colonial. A partir de uma perspectiva geral do caminho que a educação e a implementação da Lei vem percorrendo, apresento o curso "Educação para as Relações Étnico-Raciais: à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar na região oeste do Paraná" em suas últimas duas edições acontecidas em 2020, período específico atingido pela COVID-19 e em 2023, no retorno de sua versão presencial. Apresento um pouco da trajetória de Antonieta de Barros como referência negra, principalmente para a Educação. Apoiada nas observações etnográficas feitas durante os cursos e algumas questões enfrentadas no debate teórico antropológico, proponho uma resposta para os problemas apresentados, buscando assim, uma responsabilização da antropologia ante ao resgate intelectual do pioneirismo negro. Durante todo o desenvolvimento da pesquisa, vou entrelaçando as possíveis narrativas com a minha trajetória enquanto mulher negra, sem terra, na escola e na universidade, trabalhando através do conceito de Escrevivência de Conceição Evaristo. Resumen En 2023, celebramos los 20 años de la Ley 10.639/03, que establece la obligatoriedad en el currículo oficial de la Red de Educación, de historia y cultura afrobrasileña, de la historia del continente africano y de sus pueblos, fuera de las ideas eurocéntricas y coloniales. Desde una perspectiva general del camino que viene tomando la educación y la implementación de la Ley, presento el curso "Educación para las Relaciones Étnico-Raciales: la implementación de las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 en el currículo escolar de la región occidental de Paraná" en sus dos últimas ediciones, que tuvieron lugar en 2020, período específico afectado por la COVID-19, y en 2023, cuando regressa su versión presencial. Les presento um poco de la trayectoria de Antonieta de Barros como referente negro, principalmente para la Educación. A partir de observaciones etnográficas realizadas durante los cursos y de algunas cuestiones enfrentadas en el debate teórico antropológico, propongo una respuesta a los problemas presentados, buscando así responsabilizar a la antropología por la recuperación intelectual del pioneiro negro. A lo largo del desarrollo de la investigación, entrelazo posibles narrativas con mi trayectoria como mujer negra y sin tierra, en la escuela y la universidad, trabajando a través del concepto de Escrevivência de Conceição Evaristo.Item Transgeracionalidade da pesca: transmissão, permanências e vicissitudes da tradição pesqueira na cidade de Porto Seguro – BA(2017-12-14) Ribeiro, Danilo Santos; Ciacchi, Andrea; Guanaes, Senilde AlcântaraNeste trabalho, propus analisar a transmissão da pesca na cidade de Porto - Seguro – BA, ou como convencionou-se a chamar - transgeracionalidade – partindo de um interesse gerado depois de um contato com o curso de Antropologia da Unila. Na gênese de um interesse por temas relativos ao campo antropológico e até mesmo para a construção de um projeto de pesquisa para finalização do curso de graduação, preponderei por pesquisar questões que fossem de proximidade de minha vivência regional, e que estivessem relacionadas ao ambiente de vida e corpus de história no qual cresci. Convicto dessa relação, conjecturei em realizar uma análise dos processos que compõem a transmissão dos saberes da pesca dentro dos ambientes familiares - transgeracionalidade. Para isso, optei por perceber e vivenciar esses saberes transgeracionais através da história da construção de um levantamento presencial da história local e das vidas dos pescadores do lugar transcrevendo e construindo através de contatos com pescadores e filhos de pescadores o corpus dessa pesquisa. Para a realização da mesma, houve a necessidade de uma definição do problema (transgeracionalidade), uma metodologia, contextualização histórica, geográfica e social da cidade e uma percepção real do saber transgeracional das famílias de pescadores litorâneos da cidade de Porto – Seguro – BA.