Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Assunto "Aprendizado"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação superior utilizando praticas educacionais efetivas de ensino e aprendizagem - proposta do uso de jogos para valoração do conhecimento em sala de aula(Unila, 2014-10) Araújo, Danieli Barbosa; Pereira, RobertaA educação superior é à base de formação para uma profissão. Dentro da academia, toda base e preparação são ofertadas para que o futuro profissional desempenhe da melhor forma a profissão que escolheu, entrando na posição de aluno e saindo na categoria de educador. Como forma de compromisso com o papel que assumiu, deve o professor buscar métodos que lhe foram transmitidos durante sua formação, trazendo-os para sala de aula, garantindo aos seus alunos uma aprendizagem significativa. Desta forma essa pesquisa pressupõe usar uma das metodologias de ensino apresentadas durante o ensino superior, na Universidade Estadual de Londrina - UEL, como forma de valorizar os conteúdos que o professor trabalha em sala de aula. Esta metodologia se pauta em usar jogos como forma de complemento ao ensino e estimulo ao aprendizado por parte do aluno em sala de aula, tornando mais efetivo o que se aprende e o que se ensinaItem A inserção das mídias sociais no processo de ensino(2014-10) Favaro, Eduardo Gomes; Silva, Daniela Fernandes daA Internet remodelou a forma que percebemos e interagimos com o mundo. Os softwares sociais, tais como, facebook, wikis e blogs redefiniram comportamentos e relações sociais. Contudo, esta ferramenta de comunicação, talvez a de maior democracia e amplitude, não tem sido utilizada de forma sistemática na rede pública de ensino da educação básica do Paraná, sendo muitas vezes segregada como inimiga da aprendizagem, e concorrência desleal pela atenção do aluno. Porém, considerando que Internet redefiniu como nos comunicamos e acessamos informações, cabe ao educador desenvolver alternativas metodológicas ao uso das mídias no contexto escolar que estimule a criticidade do alunado e que de significância ao saber adquirido. Nesse sentindo que arquitetamos a elaboração de um blog filosófico feito pelos alunos para os alunos, na ânsia de promover um ambiente colaborativo e o aluno como protagonista do processo do ensino- aprendizagemItem A transversalidade no ensino de língua inglesa(2014-10) Freitas, Tobias Miguel Batista deO presente artigo tem como objetivo apresentar a prática do PIBID/Inglês ocorrida nas aulas de língua inglesa com alunos do 7oano, objetivando o aumento do vocabulário e do conhecimento, levando como base teórica os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as DCE's (Diretrizes Curriculares Educacionais) e utilizando-se também como tema transversal o evento da Copa do Mundo que foi realizada no Brasil, e os avaliando em atividades e gincanas, individuais e, ou em grupo