Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Assunto "Animação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O compromisso das animações em vídeo no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental(Unila, 2014-10) Machado, Laís Fernanda; Galheigo, Maria Angélica Unterkircher; Schmit, Marcela CarolineA teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL (1980), na qual o fator de grande importância é valorizar o conhecimento prévio do aluno, relacionando o conteúdo com o cotidiano do mesmo, surgiu como um modelo para a criação de vídeos didáticos, pois a aula exclusivamente expositiva pode não ser o suficiente para ajudar a despertar o interesse e curiosidade do aluno a respeito da matéria abordada e o seu aprendizado. Para a preparação destes vídeos, escolhe-se um conteúdo específico em que a maior parte dos alunos expresse dificuldade, como por exemplo, cadeia alimentar. Estes deverão ser passados após as aulas expositivas, assim serão obtidos melhores resultados, pois servirá também como um resumo geral. Aplicando a teoria de Ausubel, mais a execução desses vídeos (linguagem direta e de fácil compreensão), foram obtidos resultados significativos nas escolas, principalmente no que se refere à presença de aprendizado dos alunos em relação a matéria abordada.Item Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental(Unila, 2014-10) Marlier, Rogério Martins; Cunha, Raíssa Romano; Jesus, Letícia Jorge de; Santos, Ana Beatriz de OliveiraO objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado “Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na cidade de Londrina/PR. Os bolsistas se organizaram na realização de oficinas para o ensino fundamental na jornada que ocorreu nos dias 03 e 04 de setembro de 2014. O intuito foi transpor conceitos da disciplina de sociologia para o ensino fundamental com uma linguagem e metodologia adequadas para a faixa etária dos alunos. Foram trabalhados desenhos de curta e longa duração a partir de dinâmicas que possibilitaram a desnaturalização do senso comum e o entendimento da sociedade no seu próprio cotidiano