Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
URI Permanente desta comunidade
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Navegar
Navegando Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por Assunto "Consciência histórica"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental(Even3, 2018-01-15) Santos, Flávio Batista dos; Cainelli, Marlene RosaEste artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, 2011, 2012), Isabel Barca (2011), Maria Auxiliadora Schmidt (2005, 2008), investigamos a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e p 1 erceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um. Nesse sentido, analisamos como a histórica local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustentasse uma interpretação do seu cotidiano. Tivemos como hipótese que o trabalho do professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizamos questionários com alunos do 6o e 9o Anos do Ensino Fundamental, além da produção de narrativas, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História do ponto de vista dos estudantes. Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas com predominância da fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a história nacional em relação à história localItem Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis(Even3, 2018-01-15) Oliveira, Thiago Augusto Divardim deEste artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a partir de alguns dados levantados no ano de 2015 no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba), questões teóricas do projeto “Indígenas, quilombolas e Napalm”, tais como: o conceito trauma (RÜSEN, 2009), a relação entre a cultura histórica e as consciências históricas dos discentes e a importância dessa relação para a didática da história, além de algumas estratégias didáticas pensadas no âmbito do paradigma narrativo da práxis histórica. O ponto de partida se relaciona a um dos resultados da pesquisa “Jovens diante da História” (2010) e a adaptação de uma questão da pesquisa de cunho quantitativo, em um roteiro de entrevista qualitativa que os discentes realizaram com familiares na faixa etária dos cinquenta anos. Os encaminhamentos didáticos do trabalho com terceiros anos de cursos técnicos integrados ao ensino médio e os resultados percebidos nas narrativas produzidas pelos discentes indicam a potencialidade da didática da história na perspectiva da práxis, assim como permitem algumas reflexões teóricas sobre possibilidades didáticas para enfrentamentos de histórias traumáticas ou controversasItem Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba(Even3, 2018-01-15) Becker, GeraldoEste artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens estudantes do Ensino Médio em relação à história da cidade de Curitiba, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo principal é entender, por meio de uma sistematização fundamentada nos princípios investigativos da pesquisa qualitativa de natureza empírica e interpretativa, a atribuição de sentidos que 36 jovens estudantes que estavam ingressando no primeiro ano do Ensino Médio de um colégio da capital paranaense dão à história da cidade de Curitiba. Para tanto, utilizou o aporte teórico sobre padrões de respostas ou níveis analíticos (Alves, 2011), o referencial metodológico da Educação Histórica e a teoria da consciência histórica de Jörn RüsenItem Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education(Even3, 2018-01-15) Oliveira, Thiago Augusto Divardim deNo Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além da utilização do conceito consciência histórica, comum em diversos países, discussões a respeito da progressão, avanço, mudança do pensamento histórico, ou do desenvolvimento de Competências têm se tornado presentes e gerado debates. Com o objetivo de compreender esses conceitos e a historicidade dessas concepções, o presente artigo propõe um inventário (GRAMSCI, 1984) adentrando os campos da teoria e filosofia da história. As fontes analisadas nesse propósito foram os textos publicados em português pelo professor Peter Lee (Universidade de Londres) entre 2012 e 2015. O inventário permitiu perceber discussões relacionadas às possibilidades formativas da História, sobretudo pelo aspecto entendido como transformador dos conhecimentos históricos (LEE, 2015), além de uma recorrência de aproximações entre tradições distintas no âmbito da Filosofia da História, e principalmente um retorno a definições de níveis de progressão do pensamento histórico percebidos nas expressões de alunos a respeito da natureza da História. A discussão a partir dos textos da History Education pode auxiliar a compreensão sobre os conceitos de competências, progressão, e ainda a compreensão sobre aproximações entre História e Psicologia no que diz respeito aos conceitos substantivos e de segunda ordem, aos professores (as) – pesquisadores (as) que busquem referências no campo da educação histórica no âmbito ibero americano