TCC - Cinema e Audiovisual - TCC prático
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Cinema e Audiovisual
Navegar
Navegando TCC - Cinema e Audiovisual - TCC prático por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Para a Lua: baseado no jogo "To The Moon" de Kan Gao(Unila, 2015) Montoni, Sheyla IsabellaPara a Lua, por Sheyla Isabella Montoni - baseado no jogo "To The Moon" de Kan GaoItem Colegas(2015) Lemos Bohórquez, Julie Andrea; Martins, Pablo Gonçalo Pires de CamposColegas son unos guiones para una webserie que trata de cuatro amigos que viven juntos y salen de paseo por diferentes lugares. En esta parte, vamos a darnos una idea, de lo que consideramos es una descripción valida de webserie. Pero, lo primero que tenemos que hacer es definir claramente lo que es un guion, su clasificación y por supuesto la manera de desarrollarlo. A su vez, entablaremos una descripción de formato y género dentro del Audiovisual. Y finalmente llegaremos a la parte que nos interesa, describir lo que es una webserieItem Sobre Olga(2016-12-16) Queirolo, Ivich Barrett; Portal, Maria Rosela Richini; Torella, Thayná Stephany de AlmeidaEsta história é a história de um sábado na vida de Olga. Assim como todos os dias, ela levanta para tomar café e viver mais um dia de pequenos conflitos e omissões familiares. Mas esse talvez não seja um sabado como todos os outros, e a partir de um encontro um tanto quanto inquietante, Olga viverá exceções as regras lógicas e racionais que supostamente governam o mundo.Item Cinelandia(2017) Quitoran Retamazo, Cynthia Norma Consuelo; Pereira, Kira SantosRoteiro Cinelandia, trabalho de conclusão prático do curso de Cinema e AudiovisualItem Cânhamo: relatório crítico(2017-12-14) Santos, Willian Fragata dos; Fer, Ester MarçalO presente trabalho apresenta a fundamentação teórica e o memorial reflexivo desenvolvido como exigências para a realização do TCC – Obra Audiovisual componente da grade curricular do curso de bacharel em Cinema e Audiovisual. O projeto desenvolvido com o título de Cânhamo narra a saga de Petros (35) que retorna após dez anos de haver abandonado a sua cidade natal e sem nunca ter enviado notícias suas aos familiares. Ao chegar a casa onde viveu ele descobre que a sua mãe (Fátima) adoeceu depois da morte de Ivan (17) (seu neto) e que a mãe do menino Roberta fugiu de casa, abandonando também a sua outra filha com ela. Petros, então, sonda e percebe que o motivo que levou a família a dividir-se envolve o boato em torno dos acontecimentos que levaram Ivan a ser morto com um tiro do próprio amigo, Mauro (19). Petros te torna obcecado pelos detalhes da vida de Ivan, percebe que Roberta nunca havia revelado a Ivan que era sua mãe e que Ivan vivia profundamente carente da figura do pai falecido. Por fim, Petros busca superar as barreiras impostas pela família que o impedem de descobrir a verdade sobre os acontecimentos que vitimaram Ivan.Item Solstício(2017-12-16) Weiss, Darlan; Ferreira Junior , Miguel Ângelo; Carraro, Eric; Soares, Flávia; Ibañez, Nelson; Sanabria, George; Gazola, Atilio; Westin, VirginiaJuan é um jovem que mora na periferia de Foz do Iguaçu e trabalha em um mercado em Ciudad del Este (Paraguay), até ser demitido. Com isso acaba brigando com sua mãe e sai de casa. Transforma seu hobby, os malabares, em trabalho, até que recebe a notícia de que passou na Universidade. Nesse contexto, cabocla Jurema chega na cidade e durante uma caminhada de estranhamento com a cidade, encontra um mendigo que lhe pede dinheiro. Ela vai além, ajudando o moço a compreender melhor seu universo interior, curando-o mentalmente. Juan matricula-se na universidade. Vai morar com novos amigos, começa a ter contato com os movimentos sociais que nunca tinha compreendido. Passa a se reconhecer como afro-latino e como agente de mudança. Após a tentativa de suicídio de sua companheira começa o projeto de realizar um documentário sobre saúde mental na universidade.Item Apocalipse: As ruínas de Sina(2018-03-22) Germano, Pedro da Cunha; Vilela, Jefferson LeiteQuando o vilarejo de Darin é destruído, o garoto se junta aos irmãos elfos, Aelita e Vitaly, em uma jornada até o templo de Sina.Item Sonitus: Guión literario para serie web(2018-04-08) Quintana, Adriana Elizabeth; Hernandez Cely, Laura Camila; Fer, Ester MarçalLa sordera es una imposibilidad del uso del oído debido a la pérdida del sentido de la audición. La Hipoacusia puede diferenciarse según: el grado de intensidad como leve, medio y profundo; según la lateralidad de uno o los dos oídos; y según el origen como sorderas genéticas o sorderas adquiridas. Según la Organización Mundial de la Salud (OMS) hay aproximadamente 360 millones de personas que sufren pérdida auditiva en el mundo, 328 millones son personas adultas y los 32 millones restantes son niños. Este porcentaje que en su inmensa diversidad corresponde a más del 5% de la población mundial, todavía es generalizado y tratado como tabú social. La barrera que se establece entre la comunidad sorda y el resto de la población tiene una larga tradición; las luchas y conquistas de derechos que inician en el siglo XVII donde los sordos no eran considerados seres humanos, fue evolucionando con conquista de derechos y espacios en la sociedad, sin embargo no todo está conquistado pues el discurso que tiene vigencia en términos de inclusión socialItem Figuras Noturnas(2018-11-30) Magalhães, Gabriel Pereira - (Direção); Hygino, Lincoln André Bolzon - (Roteiro); Matos, Maria Eduarda - (Direção de Arte); Chamba, Jairo Vinicio Romero - (Produção); Mozatcho, Caio Vinícius - (Direção de Fotografia); Escobar, Sérgio - (Desenho de som/Assistência de som direto); Muniz, Laura - (Montagem); Fonseca, Eduardo DiasDurante a elaboração do TCC 2, correspondente à concepção e pré-produção do curta- metragem Figuras Noturnas, cada um dos integrantes do grupo, em suas respectivas funções, trouxe à mesa suas ideias, seus conceitos, seus planos. Um projeto nascia, feito inicialmente a sete mãos, mas que mais tarde receberia a valorosa e decisiva contribuição de tantos assistentes, colegas, professores, contribuintes através da plataforma de financiamento coletivo, amigos. Dentro de uma concepção mais global, cada um aportava aquilo que possuía, o que podia dispor para compor o que, afinal, iria restar no retângulo branco do qual fala Bresson. E para que? Para que, afinal, foi realizado este filme? Ou qualquer filme?Item O Sol Nasce Depois do Rio(2018-12-15) Gomez Filho, André Lindolfo; Oliveira, Gustavo Ferraz de; Molines, Leonardo Costa“O Sol Nasce Depois do Rio” é um curta-metragem de ficção que utiliza as fórmulas do gênero western para formar uma narrativa que coloca como questão central a relação das empregadas domésticas paraguaias com a cidade de Foz do Iguaçu. A nossa misteriosa protagonista, Liz, é uma jovem paraguaia que chega em terras iguaçuenses para trabalhar de doméstica em uma casa de uma família de classe alta brasileira. Liz, em meio ao trabalho cotidiano, acaba criando uma inesperada conexão com Bianca, a filha única da família, que é negligenciada pelos pais e encontra companhia com a protagonista. Aos poucos vemos que algumas memórias de um trauma na infância de Liz vêm à tona: o assassinato do pai em troca de suas terras.Item Tierra Mojada: Guion de largometraje a partir de la adaptacion de la obra literaria Buscando a Alaska(2019-01-02) Anaya Buelvas, Silvia Mercedes; Fer, Ester MarçalSi tengo que hablar sobre la realización de este proyecto, ¿de dónde surge esta elección y por qué?, creo necesario comenzar hablando de mi relación con mi madre. Retomo las palabras de la profesora Ester que salieron de una de las reuniones de orientación. “entonces tú y tu madre tienen una relación de creación”, nunca había pensado en esa palabra para describir mi relación con mi madre, para mí era una relación madre e hija como cualquier otraItem El hábito de habitar: trabalho de conclusión de curso modalidad obra audiovisual(2019-07) Pérez Macuada, Nicolás Daniel; Pubien, Shellot; Flores, Virginia OsorioEl presente trabajo transita el abordaje de investigación y metodología para la realización del documental El hábito de habitar. Éste, es un documental que pretende abordar las reminiscencias de la memoria y su fluctuante presencia en el presente, fuera de los espacios o instituciones habituales que le tocan. El documental, presenta un abordaje desde el diálogo entre el material de archivo generado en el periodo de abandono y cierre de una ex residencia estudiantil, moradía I, y la puesta en escena actual de algunos ex-habitantes de este territorio. Con aquello, se pretende encaminar la discusión y relación del uso del archivo, y a su vez, encaminar un transcurso artístico y creativo re-configurativo respecto de las relaciones de producción y de creación.Item Do Outro Lado(2019-07-10) Lelis, Brenda dos Santos; Fer, Ester MarçalTCC prático apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Item Bíblia de série: A Herdeira de Avalon(2019-11-26) Pereira, Ritielle Moraes; Fé, Ester MarçalA retomada da adoração à Grande Deusa vem ganhando mais espaço na sociedade contemporânea e criando espaços de discussões referentes ao sagrado feminino, comunhão com a natureza e os mitos de panteões masculinos e femininos de Deuses de diversas sociedades. O objetivo do projeto é apresentar uma bíblia de série para televisão ou VOD, que desenvolva os elementos culturais que cada face da Deusa ganhou durante a história da humanidade, sendo traduzido na criação de um universo distópico com um embate religioso no qual a Deusa figura como uma das principais divindades passiva de adoração. Para elaboração do projeto, foram analisados os conceitos sobre a Deusa em diversas civilizações humanas, assim como foi empregado o arcabouço teórico para possibilitar a criação das regras do universo fictício da série, se beneficiando dos conceitos de fantasia, arquétipos e narrativa complexa para moldar seus personagens e enredos.Item A Vila dos Ventos(2019-11-28) Ferrer, Isabela Borges GilesA Terra tem seus recursos naturais quase inexistentes, em um futuro distópico onde há falta de água e alimentos, os animais não são vistos há anos e têm alto valor. Em uma pequena vila, a única fonte de água é um lago que seca mais a cada dia. Sara encontra uma velha égua no meio de uma tempestade e com o passar do tempo ela acredita que o enigmático animal está se comunicando com ela, alertando-a sobre o fim da vila e sobre a existência de uma fonte de água escondida. A chegada do animal desencadeia uma série de acontecimentos entre os habitantes, que movidos pelo desespero da falta de água tomam decisões extremas, ignorando as profecias da égua e explorando a força do último animal na Terra para seus próprios finsItem La Yuyera(2019-12-09) Avalos Arévalos, Maria Epifania (Dirección); Cruz Castañeda, María Fernanda (Dirección de Fotografía); Garcete, Ivan Eduardo (Edición y Montaje); Souza, Bernardo Teodorico Costa; Fonseca, Eduardo DiasSegún encuestas realizadas por el sitio web de noticias El Surtidor, actualmente, en Paraguay el 80% de los casos de violencia contra la mujer se dan en el entorno familiar. “El agresor es alguien que te conoce”, es una de las frases contundentes que el periódico digital enfatiza dentro del testimonio de Elida Favole, directora de prensa de la Fiscalía y responsable de la oficina de género. Este es, lamentablemente, un tema que afecta no solamente a las mujeres paraguayas, sino a miles en toda Latinoamérica. La Yuyera, desde su posición como obra cinematográfica, busca contribuir con los esfuerzos por alcanzar una toma de conciencia como sociedad sobre esta problemática tan grave; esto, a partir de una historia donde el abuso y la opresión son parte del día a día que sufre una adolescente a manos de su abuelo, un anciano machista que no le permite ir al colegio y la obliga a trabajar por las mañanas como yuyera y por las tardes como limpiadora doméstica. Es así que con el uso de diferentes simbolismos se pretende con este cortometraje, transmitir un mensaje de lucha a la sociedad, utilizando la muerte del opresor como un sinónimo de un alto a las conductas violentas; al mismo tiempo que se destaca el empoderamiento femenino como sinónimo de fuerza, confianza y valor para enfrentar la cruel realidad actualItem La representación del conflicto armado en Colombia sobre una perspectiva de género cinematográfico a través de El Páramo (Jaime O. Márquez, 2011)(2019-12-09) Sabogal Marin, Juan Felipe; Del Valle Dávila, IgnacioLa película El Páramo es un objeto de estudio interesante para analizar cómo es representada la violencia dentro del cine colombiano. Este articulo parte de esta premisa para revelar cuales son los elementos más importantes de los que se vale el filme para tratar este tema, sobre el cual el público en general tiene una idea banal. También se formulara un dialogo con las convenciones del cine de terror y el concepto del trauma para el desarrollo de la narrativa y la representación del terror generado por el conflicto armado en Colombia.Item Pink Persefone(2022) Rocha, Higor Leal; Andrade, Kharolyne Holler de; Scarpel. Lorena Medeiros; Cortes, Valeria Julieth QuirozTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Item “Os Relatos das Grandes Águas” Projeto de Produção de Cineaudio (2022) Soto, Oriana Isabella Stiuv; León, Francisco Javier Criollo; Ribeiro, Giovana Alfonso; Vieira, Vinícius Boita; OrientaçãoA tradição oral tem sido o veículo cultural de geração em geração para qualquer sociedade. Esse trabalho pretende valorizar a cultura guaraní, expressada através da lenda das Cataratas do Iguaçu, por meio de uma minissérie de áudio-ficção.Toma-se como inspiração o gênero radiofônico da radionovela e formatos atuais como o podcast para construir uma proposta narrativa que explore as possibilidades sonoras e colocá-las como protagonistas. Español: La tradición oral ha sido un vehículo cultural de generación en generación para los pueblos originarios. Este trabajo pretende valorizar la cultura guaraní, expresada a través de la leyenda de las Cataratas de Iguazú, por medio de una miniserie de audio-ficción. Se toma como inspiración el género radiofónico de la radionovela y formatos actuales como el podcast para construir una propuesta narrativa que explore las posibilidades sonoras y las coloque como protagonistas.Item Difusão da Produção Cinematográfica do Cinema Universitário no Brasil Via Janelas de Streaming. Exemplo U-Play(2022) Kokin, Iurii; OrientaçãoO seguinte trabalho se dedica a analisar as plataformas de streaming como possíveis janelas de distribuição do cinema do circuito mais restrito, trazendo como exemplo o projeto U-play que disponibiliza o cinema universitário. A primeira parte do trabalho visa levantar uma discussão geral e teórica sobre problemática da circulação do cinema nacional e independente, considerando sua interdependência da indústria cultural no contexto do Brasil. Em seguida, o trabalho discute cinema universitário da UNILA como parcela do cinema do circuito restrito com suas características influenciadas pelos diferentes fatores, problematizando a questão de difusão. O terceiro capítulo, então, se dedica ao pilar de difusão do projeto U-play que possibilita acesso ao cinema universitário do curso, realizado em formato de streaming. Neste último capítulo levantada ampla discussão baseada em experiência prática que de dédica a refletir todo o processo de construção de uma plataforma universitária, deste seu conceito apresentado em 2015 passando para sua transformação em projeto de extensão de 2022.