I SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão
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Item Projeto de Educação tutorial - (PET-ESTRUTURAS_ECI)(Proex/UNILA, 2018-11-30) RODRIGUES, Bruna Monteiro; GUADALUPE, Ulises BobadillaO presente trabalho tem como objetivo apresentar o programa de educação tutorial – PET para o curso de engenharia civil de infraestrutura da UNILA, instituído primeiramente como projeto de extensão e com o objetivo de ampliar sua inserção no meio acadêmico a se tornar independente. Para esse ano de 2018 foi possível elaborar um plano de trabalho que auxiliasse os alunos para melhoria de desempenho acadêmico enfocado primordialmente nas disciplinas de estruturas do curso. Com base em depoimentos dos alunos e com o fim de agregar conhecimento foram pensados em cursos que os discentes só encontrariam externamente a comunidade acadêmica e foram inseridos no programa. Tais cursos auxiliam o desenvolvimento dos mesmos no decorrer da graduação e tem como finalidade aperfeiçoamento profissional. Além disso pensando na comunidade acadêmica que envolve o PTI e para melhor integração entre cursos um concurso de pontes será realizado ao final desse projetoItem Seminarios abiertos sobre la palabra: entre la literatura y la política(Proex/UNILA, 2018-11-30) LANZA, Mariano; CHECCHIA, CristianeEste proyecto de extensión consiste en la realización de seminarios abiertos a la comunidad para reflexionar sobre y a partir de la palabra: entre la literatura, la verdad y la política. Tales actividades serán realizadas en diferentes puntos de la región fronteriza a través del contacto con las diversas universidades y los movimientos sociales que estén interesados en el intercambio. Esta propuesta surge de la necesidad de generar mayores vínculos con diferentes organizaciones de la triple frontera, así como buscar otras formas de esparcir la producción intelectual y académica, en torno a los ejes propuestos, que generalmente presenta dificultades para ir más allá de la institución universitaria. De esta forma se pretende que los seminarios puedan contribuir al desarrollo de una visión crítica sobre la realidad contingente de cada grupo en específico que quiera participar. Además, los seminarios abiertos contribuirán a la formación pedagógica del seminarista, ubicándolo desde un rol docente, donde deberá de preparar cada taller en dependencia de cada grupo y deberá impartir cada exposición en un lenguaje adecuado al público objetivo. En este sentido, el presente proyecto, engloba a su vez una rigurosa labor de investigación, tanto del material teórico como de las diferentes organizaciones, que contribuirán a la producción intelectual, humana y social de la Universidad.Item Tekoha Guasu IV - Educação Patrimonial Material e Imaterial(Proex/UNILA, 2018-11-30) Duarte, Anderson; Barbosa, Welita; Louvain, PedroTekoha Guasu em guarani significa “Aldeia Grande” ou “Nossa Grande Aldeia”, um conceito subjetivo que denota a uma concepção coletiva de pertencimento e comunidade. Partindo dessa concepção, o projeto de extensão de educação patrimonial Tekoha Guasu criou o Pré-Vestibular Comunitário, um curso gratuito voltado para o público externo, somando preparação para o ENEM com a promoção dos direitos culturais. Com o objetivo de convocar “nossa aldeia” para debates interdisciplinares sempre aos sábados no próprio campus universitário da Unila, o projeto promove a reflexão sobre temas relacionados ao Exame, congregando cultura, identidade e memória, mas, sobretudo busca encurtar as distâncias entre nossa universidade e a sociedade iguaçuense. Identifica-se uma grande necessidade dos estudantes universitários terem um espaço para desenvolverem suas habilidades didático-pedagógicas, bem como uma demanda da comunidade externa por preparação para ingressar no ensino superior. Somando-se a isso, a Unila possui salas de aula disponíveis nos finais de semana e em seu entorno territorial há várias escolas estaduais. A partir da junção desses elementos, o projeto vem conseguindo alcançar seus objetivos, devido principalmente ao trabalho dedicado e altruísta da sua equipe de professores voluntários e dos cursistas, que possuem um espaço para aprender ensinando e ensinar aprendendo. Para além da preparação para a realização do ENEM, uma avaliação pontual e anual que constitui um mecanismo de restrição, já superado em muitos países, é necessário principalmente fomentar a ideia da Educação Superior não como um privilégio, mas como um Direito Universal. Alinhado a esse entendimento, no contexto da integração na tríplice fronteira, é de suma importância a construção de uma valorização cultural diversificada em prol da consolidação dos direitos culturais fundamentais para uma cidadania latino-americana plena. A educação patrimonial escolar não é o único meio para se chegar a tais anseios, mas indubitavelmente é um dos mais indispensáveis.Item Italiano nella frontiera(Proex/UNILA, 2018-11-30) Soares, Fátima Auxiliadora Langbeck; Samuel, Emmanuel; Figueiredo, Natalia dos SantosA proposta da ação de extensão Italiano nella Frontiera é oferecer um curso de idioma que atenda às necessidades de estudantes, professores e profissionais que desejam iniciar ou aperfeiçoar seus conhecimentos de língua e cultura italiana, qualificar seu currículo e crescer profissionalmente, além de viajar e manter contato com diversas culturas, oportunizando espaços de formação continuada. O curso está disponível para toda a comunidade de Foz e região, inclusive para docentes e técnicos administrativos da UNILA, concursados e/ou terceirizados, que tenham interesse na língua Italiana. As aulas são ministradas por estudantes bolsistas de extensão no espaço da UNILA - Campus Jardim Universitário, com encontros semanais de 2 horas. As atividades de aula são elaboradas pelos bolsistas sob a orientação da coordenadora da ação. Além das aulas regulares, realizamos ações complementares como o “Café e Línguas” em parceria com outras instituições, na cidade de Foz do Iguaçu - PR e oficinas em uma escola municipal da cidade. Como resultado observou-se o grande interesse da comunidade interna e externa em aprender diferentes línguas, por conta de um objetivo definido - seja por estudo ou por trabalho - ou simplesmente para a formação pessoal e cultural do cidadão.Item Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade(Proex/UNILA, 2018-11-30) MELO, Milena; MAIA, Francisca Paula SoaresO presente trabalho procura descrever e exemplificar uma das formas em que o Projeto de Extensão “Português para estrangeiros: Integração pela Diversidade e Interdisciplinaridade” acontece, com foco em sua atuação na Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, junto às mulheres árabes. Faz-se importante mencionar que esse projeto visa atender aos estrangeiros que trabalham, estudam ou residem na região trifronteiriça e precisam de aulas para essas diversas atividades, visando a integração com a população neste novo idioma. Destaquemos os desafios presentes para a (re)criação e aplicação de métodos presentes na área, uma vez que o objetivo de muitos deles é de que os estudantes falem de maneira “correta”, coerente e apropriada, o que só acontece nas aulas, quando estruturas são repetidas (MAIA & LIMA, 2017). Dessa forma, o projeto visa a utilização de métodos centrados na comunicação, com menos repetições, que atendam as novas práticas sociais e as especificidades do público do projeto. Por um lado, em geral no projeto muitas vezes é necessária a elaboração de novos métodos e criação de material próprio, os quais podem resultar de mesclas de métodos já existentes, como por exemplo a utilização do método situacional ou oral, em que o vocabulário, a gramática e a leitura são os pilares e a adição de novas ideias (MAIA & LIMA, 2017), como uso de imagens, vídeos e músicas interculturais, uma vez que são necessários mecanismos que auxiliem a aprendizagem de determinadas regras, palavras, pronúncias, etc. Por outro lado, o presente trabalho propõe relatar como vem sendo feito esse trabalho junto às mulheres árabes, para sua integração linguístico-cultural à comunidade foziguaçuense. Os resultados obtidos até o presente momento demonstram aprendizagem rápida e uma melhor comunicação dos alunos na língua alvo, conseguindo se expressar e se sentir membros sociais na cidade em que residem, de maneira integrada.Item Ditaduras Haitianas no século XX: Memórias e direitos humanos.(Proex/Unila, 2018-11-30) Pierre-Louis, Loudmia Amicia; Sposito Mechi, PatriciaA história da revolução haitiana, os aspectos culturais do país são enigmas para muitas pessoas, não só da Europa, mas inclusive da nossa América. No final das contas, não se fala muito sobre o Haiti a não ser de forma estereotipada. O projeto “Ditaduras haitianas no século XX: memória e direitos humanos” se propõe assim a trazer ao conhecimento do público - brasileiro em específico, mas também dos demais povos latino americanos, em particular aquelas nacionalidades presentes - uma das ditaduras mais sangrentas do mundo, a dos Duvalier (1957- 1986). O Haiti em todo seu processo histórico sofreu muitos governos autoritários, no entanto nenhum foi tão violento quanto o dos Duvalier, uma das menos conhecidas ditaduras latino americanas na qual a violação dos direitos humanos foi profunda e ininterrupta. O projeto visa então divulgar e problematizar a história e a memória deste período através da produção de material impresso e eletrônico, em formato de cartilha e página da web para a divulgação da história da ditadura haitiana e da violação dos direitos humanos naquele país, voltadas para o público em geral e escrito em diversas línguas. Neste trabalho apresentaremos as principais propostas do projeto, os resultados alcançados e esperados para o segundo semestre deste ano.Item Estou grávida e agora??......Roda de conversa(Proex/Unila, 2018-11-30) CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura; CAMPOS ARZE, Wilma NancyO presente estudo das ações de extensão tem como finalidade inserir os estudantes do curso de medicina da Universidade da Integração Latino –Americana (UNILA) em atividades com a comunidade e com as Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família, com foco na promoção de saúde perinatal a partir da formação de grupos educativos multi e interdisciplinar. Objetivo: Aumentar o nível de conhecimento entre gestantes e acompanhantes em relação à gravidez, parto e puerpério por meio de grupos educativos em atenção primária em saúde, como estratégia de um programa de intervenção familiar perinatal, para reduzir as complicações materno-fetais no Município de Foz do Iguaçu e São Miguel de Iguaçu. A metodologia contou com 5 etapas: Avaliação do cronograma de atividades; identificação das gestantes e acompanhantes; apresentação dos educadores; elaboração do material didático e dinâmica de grupo; registro das avaliações orais individuais e de grupo. Nos resultados foram descritos: características do sujeito de estudo (grávida e familiares), a dinâmica de funcionamento do grupo, participação da equipe na educação em saúde e registro das avaliações verbais dos participantes. Os grupos de gestantes auxiliam as grávidas e sua família a superar os tabus, mitos e também o fortalecimento do binômio mãe-feto, oferecendo maior tranquilidade e seguridade nessa fase sublime, além de maior compreensão e participação ativa do parceiro, criando laços afetivos mais fortes. Considerações finais: O estudo permite considerar que as práticas educativas com grupos de gestantes, contribuem para o fortalecimento da promoção de saúde e para transformar a realidade obstétrica, além de auxiliar na criação de vínculos entre profissionais, estudantes e comunidade, através da troca de experiências.Item Trabalho doméstico tem valor!(Proex/Unila, 2018-11-30) GOMES, Mayara Aparecida; SCHNEIDER, Elen CristianeO projeto de extensão "Trabalho Doméstico tem Valor!" visa gerar redes e ações de protagonismo, ativismo e conscientização sobre o valor do trabalho doméstico. Através de métodos de educação popular feminista esta ação de extensão propõe viabilizar e proporcionar a formação de líderes trabalhadoras domésticas para que multipliquem seus saberes sobre os direitos e justiça no trabalho doméstico remunerado. O projeto tem como objetivo proporcionar espaços de trocas de experiências, socialização e empoderamento de mulheres trabalhadoras domésticas das três fronteiras, buscando realizar diálogos entre as organizações e movimentos de mulheres da região, trabalhadoras domésticas das comunidades, universidades e programas locais de equidade de gênero. Ao enfocar a problemática de que o "trabalho doméstico tem valor" o projeto busca construir - e dar visibilidade - a partir de um trabalho comunitário prolongado, o (ao) protagonismo e ativismo das mulheres trabalhadoras domésticas da região das três fronteiras. Além disso, desenvolverá ações de conscientização sobre os direitos das mulheres trabalhadoras domésticas e buscará desenvolver um aprofundamento prático de temas que os estudos de gênero mobiliza.Item Comunicação participativa em radio rural comunitária(Proex/Unila, 2018-11-30) Barragan, Luz Angela Rojas; De La Peña, AntonioPresentar la experiencia de capacitación en producción radial comunitaria direccionada a grupos jóvenes y adultos do Movimento dos Pequenos Produtores (MPA), para o fortalecimiento social e organizacional en la región norte do Rio Grande do Sul.Item Reestruturação urbana e social da fronteira: Mapeamentos e debates.(Proex/Unila, 2018-11-30) Garciía Galindo, Karen Julieth; Silva, Paulo Roberto Costa; Angileli, Cecilia Maria de Morais Machado; Zandonade, PatriciaA Escola Popular de Planejamento da Cidade é uma metodologia de construção de conhecimento colaborativo que associa a pesquisa-ação e a educação popular tem como objetivo interferir na produção desigual das cidades. Tem como antecedentes estudos colaborativos em mais de 300 favelas brasileiras, e projeto de pesquisa em rede sobre as remoções forçadas, denominado Observatório de Remoções. Na Fronteira Trinacional, este projeto baseia-se na partilha ativa de experiências solidárias e emancipatórias, com estudantes universitários de toda a América Latina e do Caribe, populações vulneráveis as remoções forçadas e a processos de injustiça ambiental, movimentos sociais e instituições de direito. Com essa rede colaborativa, são pensadas soluções que reduzam os conflitos humanos e urbanos identificados. O principal resultado nos últimos dois anos de trabalho, são mais de 60 ações de baixo custo, envolvendo 250 voluntários em processos de formação emancipatórios, cinco comunidades vulneráveis e mais de 5 mil pessoas que conquistaram o direito de permanecer em suas casas.Item Memórias do Resto: Violências e resistências em Foz do Iguaçu.(Proex/Unila, 2018-11-30) ORTEGA, Sigrid Beatriz Varanis; RODRÍGUEZ TORRES, Mário RenéO presente projeto visa criar novos espaços nos quais a universidade possa discutir junto com a comunidade de Foz do Iguaçu sobre o tema da violência e as formas de resistências às ações violentas. Propõe a discussão e o registro de diferentes narrativas (em sentido amplo) de violência e de resistência na cidade, para que funcione como um questionamento da memória coletiva atual e sirva de base para a discussão continuada sobre estes assuntos. Nesta nova etapa do projeto nos focalizaremos nas situações de violência que se deram a partir da construção de um dos maiores símbolos da tríplice fronteira: a Usina Tecnológica de Itaipu. Após realizar um trabalho de memória com os ex-barrageiros e com os outros trabalhadores e trabalhadoras que participaram da construção de Itaipu binacional, focamos agora no registro por meio da história oral da memória de mulheres que viveram na Vila C no período de construção da Itaipu. Entrevistando essas mulheres podemos perceber como essa história é quase sempre masculinizada, silenciando a vivência e a subjetividade de mulheres que também foram marcadas por esse período.Item Coro TodoCanto(Proex/UNILA, 2018-11-30) SKUPIEÑ, Sara Isabel; SILVA, Luciano SimõesEl objetivo del resumen expandido es realizar una breve contextualización del coro TodoCanto, existente en la ciudad de Foz do Iguaçu desde 2015 y del trabajo realizado dentro del grupo por la bolsista activa. Tratándose de una agrupación vocal con fines de integración social y creación de nuevos focos de difusión cultural dentro de la ciudad, el coro se presenta desde su creación en diversos encuentros internacionales de coros, congresos científicos y actividades culturales. El coro reúne estudiantes y técnicos de la UNILA, además de miembros de la comunidad en general. Se realizan prácticas generales y grupales con cada naipe, con el objetivo de enseñar de la forma más didáctica posible el dominio de diversas técnicas y texturas vocales, aplicadas a un repertorio creciente de piezas eruditas y populares. De esta forma, la música vocal se usa como factor fundamental de socialización, pedagogía y difusión cultural.Item Assessoria tecnológica em arquitetura e engenharia para habitação popular(Proex/Unila, 2018-11-30) SEOLIN, Jessica Machado; QUISPE, Victor Hugo; CUNHA, Gabriel Rodrigues; BASTOS, Tiago SouzaO objetivo deste projeto é levar aos moradores de bairros populares de Foz do Iguaçu a assessoria tecnológica gratuita, visando a melhoria na qualidade de vida e no seu bem estar. Nos anos 2017 e 2018, o projeto tem estudado e difundido técnicas alternativas de construções de baixo impacto ambiental e com materiais de construção mais baratos em relação aos convencionais. As técnicas utilizadas foram taipa de pilão, em 2017, e taipa de mão, em 2018, técnicas que utilizam terra como principal componente de construção. Foram realizados testes do solo de Foz do Iguaçu procurando uma melhor combinação (traço) de materiais para ser utilizado em tais construções. O projeto teve como resultado alguns cursos para a comunidade acadêmica e local com o intuito de transmitir os conhecimentos adquiridos com os estudos de solo e com a realização das técnicas taipa de pilão e taipa de mão. O projeto visa também contribuir para estabelecer um contato permanente dos alunos com as demandas sociais fortalecendo o compromisso social das ações da universidade e a troca de conhecimentos com a sociedade por meio das atividades de extensão universitária.Item Anais I SIEPE - Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão(Proex/Unila, 2018-11-30) SIEPE, Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão- VII Encontro Anual de Iniciação Científica - III Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI) - VI Seminário de Extensão Universitária da UNILA - SEUNIItem Genética clínica: Investigação dos padrões de herdabilidade de doenças humanas por meio da oferta de exames de cariótipo à comunidade assistida pelo SUS(Proex/Unila, 2018-11-30) Frisso, Paulo Lucas Capelini; Bastos, Natália Sabino; Terencio, Maria LeandraO exame de cariótipo, mesmo com suas limitações, continua a ser uma ferramenta fundamental na avaliação genética. É um dos poucos exames de avaliação dos cromossomos disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) mas infelizmente, a disponibilidade de realização de cariótipo no âmbito do SUS é muito aquém das necessidades da população brasileira. A maior parte dos distúrbios cromossômicos é refletido no atraso do desenvolvimento, físico e mental, bem como várias anomalias de face, membros, sistemas e órgãos. Neste contexto, o objetivo primordial deste projeto de extensão continuada, que teve início no ano de 2015, é viabilizar o exame de cariótipo à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) para complementação de diagnóstico médico. Os pacientes e seus familiares são encaminhados ao Laboratórios de Pesquisa em Ciência Médicas (LPCM) pelos profissionais da rede pública de saúde nos diversos contextos (ambulatórios, hospitais, clínicas e casas de assistência), preferencialmente nas seguintes situações: casais acometidos por abortos espontâneos repetidos, casais com fertilidade reduzida e dificuldades de concepção e neonatos e natimortos malformados. Todos os procedimentos de coleta e análise das amostras são realizados no LPCM. Neste ano 9 encaminhamentos foram realizados e trataramse em sua maioria, da confirmação de normalidade cromossômica. Entretanto, o exame de cariótipo também confirmou o diagnóstico de trissomia do 18 (Síndrome de Edwards) em 2 casos encaminhados.Item Encontros pela diversidade(Proex/Unila, 2018-11-30) SILVA, Gabriela Leite de Almeida; SILVA, Cleusa Gomes daO Encontros pela diversidade, é uma iniciativa que, em conjunto com entidades e instituições de Foz do Iguaçu procura difundir o debate acerca da diversidade. Seja ela cultural, de gênero, de sexualidade ou de corpos. Em parceria com 21 instituições de Foz do Iguaçu, o Encontros propõe-se a formar pessoas e grupos institucionais para discutir pluralidades dentro dos contextos em que estão inseridas. A partir da junção teórica e prática sobre temas como homofobia, lesbofobia, transfobia, gordofobia e racismo; pretende-se levar essas discussões para dentro e fora do ambiente universitário. O curso de formação, funciona ao buscar ampliar o conhecimento sobre políticas públicas, debatendo formas de auxiliar grupos tidos como marginalizados a terem acesso a universidade pública e já dentro, contarem com a ajuda da instituição para conseguirem terminar a graduaçãoItem Livros de pano: Expressões da vida urbana.(Proex/Unila, 2018-11-30) Usaquin, Angelica Moreno; Vicente, Yasmin D. Estingelin; Marchena, Robbynson; Eleuterio, Ana Alice A.Este projeto visa capturar a percepção de crianças de 8 a 10 anos de Foz do Iguaçu na Escola Municipal Rosália de Amorim Silva; suas experiências no contexto urbano, enfatizando o uso da paisagem socioambiental, através da produção coletiva de livros de pano. Assim, o projeto procura dar voz a grupos geralmente excluídos da tomada de decisões sobre o planejamento urbano, como crianças, jovens e mulheres, e iniciar um processo de fortalecimento de identidades locais. Para isso, propõe-se o estabelecimento de um espaço democrático de troca de experiências – conhecimento, práticas, memórias – que culmine na produção de material de registro, resistência, reivindicação, e que sirva para fins acadêmicos e pedagógicos. O projeto contribuirá, finalmente, para a formação de acadêmicos que respeitem e compreendam o papel do extensionista como mediador e facilitador de processos, em um contexto interdisciplinar e diverso.Item Reforço de matemática básica do ensino médio para a comunidade de Foz de Iguaçu na UNILA.(Proex/Unila, 2018-11-30) Rojas, Karen Liseth Gaviria; Ardila, Jonny ArdilaEste projeto de extensão tem como objetivo de atender o aluno para ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que precisam de conhecimentos em matemática básica. Este trabalho será realizado por alunos do curso de Licenciatura em Matemática e afins, sendo orientado pelo professor coordenador do projeto, com o intuito de ajudar a melhorar o desempenho dos alunos de faculdade, ensino médio e de outras pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos de matemática básica.Item Projeto Terceira Margem - Técnicas contemplativas de purificação a mente e promoção do autoconhecimento(Proex/UNILA, 2018-11-30) BECOCHE, Romel Tunubala; FELLINI, Dinéia Ghizzo NetoA meditação em si e suas práticas complementares de expansão da consciência e purificação da mente pretende sempre oferecer ao partícipe, fundamentos que auxiliem na qualidade de vida diante dos inúmeros fluxos de estímulos que estamos sujeitos diariamente. O projeto de extensão tem por objetivo oferecer práticas utilizadas por especialistas ancestrais quanto ao treinamento respiratório e espiritual, cujos os princípios baseiam-se na purificação da mente, auxiliando a comunidade a concluir com saúde os ciclos voluntários que no decorrer da vida são iniciados. O projeto teórico/prático iniciou as atividades no mês de março, cuja primeira e segunda aula teve um caráter mais teórico, posteriormente, as práticas foram ocorrendo naturalmente, sempre após algumas colocações do instrutor. O projeto que tem término no mês de dezembro ocorre todos os sábados na parte da manhã, nas dependências da UNILA, como também, quando necessário, se desenrola em espaços onde predomina a natureza. Como resultados parciais, destaca-se a principio, a pouca participação, tanto externa quanto interna. Um fator considerado relevante para que as pessoas mantenham-se presentes nas atividades de meditação, é a determinação e o objetivo estipulado por cada participante, pois se entende que meditar exige tempo, concentração, silêncio e um espaço adequado, e nem todos conseguem unir todos esses aspectos. Os resultados, embora não tenham sido tão positivos quanto à presença dos participantes, em contrapartida, aqueles que se mantiveram atuantes, já ampliaram seus conhecimentos a respeito dos diversos tipos de práticas e exercícios meditativos, bem como de seus fundadores, ademais, já apresentam níveis elevados de domínio da mente e do corpo em si.Item Desmistificando a análise econômico-financeira pessoal: Uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu (PR)(Proex/Unila, 2018-11-30) CONSTANTE, Paula de Sousa; CARVALHO, Wolney RobertoO presente projeto de extensão possui como meta contribuir para a emancipação de adolescentes, jovens e toda comunidade interessada no que concerne ao planejamento financeiro familiar e planejamento pessoal, bem como possibilitar o uso racional das remunerações recebidas. No momento o trabalho tem sido realizado em duas frentes: a) orientando adolescentes entre 14 e 18 anos que vão ingressar no mercado laboral pela primeira vez; b) assessoria financeira; c) parcerias com escolas de ensino médio da cidade e comunidades interessadas no tema. Desta maneira o objeto central do projeto é orientar a comunidade de Foz do Iguaçu (PR) – em especial as classes C, D e E- acerca dos fundamentos de economia, demonstrando a importância de se seguir um orçamento familiar voltado para o equilíbrio das contas familiares e seus reflexos na qualidade de vida. A metodologia utilizada é a pesquisa ação, desta maneira é realizada oficinas práticas com os interessados e trabalha-se possíveis soluções para as problemas financeiros e planejamentos que surgem. Os resultados inicias demostram que a grande maioria dos interessados possuem problemas financeiros, mas não conseguem, ainda, trilhar um caminho para a resolução dos problemas. Por fim, o trabalho é essencial por contribuir com a qualidade de vida e alertar para a necessidade de orientação face a renda, bem como as possibilidades criadas de economizar e fazer frente ao pagamento de dívidas contraídas.