PPGHIS - Programa de Pós-Graduação História
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Item Migrações Guarani no Sul da América Latina: Territorialidade e Luta por Direitos no Mercosul (1991-2021)(2021) Santos Jr., Edson dos; OrientaçãoEste trabalho procurou estudar as migrações Guarani e o processo histórico de inserção das suas reivindicações na América Latina junto à agenda do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Este organismo político e econômico dedicado à integração regional tem sido desafiado através do Conselho Continental da Nação Guarani (CCNAGUA) a se posicionar acerca da demarcação de territórios historicamente ocupados pelos povos indígenas e mobilizados de maneira transnacional. A pesquisa buscou analisar o processo histórico em torno dessas questões, considerando os processos de integração regional e a formação de blocos econômicos como o Mercosul nos últimos trinta anos. Com vistas para a construção da territorialidade Guarani em uma perspectiva de longa duração, consultamos alguns dos documentos internacionais que envolvem seus direitos, como a Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos dos Povos Indígenas, a Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas, a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além do estatuto do CCNAGUA, sob o registro do movimento Guarani. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de análise do discurso, além de apoio em um exame bibliográfico, para o estudo da história contemporânea das reivindicações, mobilização e organização dos povos Guarani em defesa de seu "Nhandereko", da vida em sentido amplo e da natureza no contexto do regionalismo latino-americano e caribenho do período mencionado.Item “Hemos Buscado en la Ceniza”: Memórias e Identidades nos Informes Nunca Más Argentino e Uruguaio na Década de 1980(2022) Lima, Guilherme da Conceição de; OrientaçãoA presente dissertação de mestrado faz um estudo acerca da memória e identidades elaboradas e construídas nos Nunca Más argentino e uruguaio. Os Informes Nunca Más foram documentos criados com base em testemunhos e relatos que denunciavam todo o mecanismo e aparato repressivo construído pelas ditaduras. Neles estão contidas memórias acerca de como se deu o processo da repressão e Terrorismo de Estado. Alvos da perseguição de suas ditaduras, argentinos e uruguaios foram vítimas de uma cooperação repressiva em ambas as margens do Rio Da Prata. Em vista disto, o trabalho aborda como esta presença do nacional do país vizinho nos Nunca Más acaba tecendo e dissolvendo identidades, bem como mobiliza outros mecanismos simbólicos geradores de empatia contidos nos Informes. Surgem assim aspectos para além da repressão, como as relações familiares, sociais e históricas. Referendado pela memória e suas nuances, tendo como auxiliar conceitos teórico-metodológicos de uma história transnacional e conectada, a pesquisa tem como discussão central as estratégias para gerar empatia e construir identidades, através da percepção de que argentinos e uruguaios eram semelhantes, tendo compartilhados destinos e histórias em comum. Desta maneira, os Nunca Más se utilizam de estratégias para humanizar e reestabelecer as identidades das vítimas do Terrorismo Estatal.Item Ayabás: História, Memória e Trajetória de Mulheres Negras em Teresina/PI – 1980 - 2000(2022) Sousa, Juliana Alves de; OrientaçãoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as trajetórias e experiências políticas, sociais e culturais de mulheres negras, no período compreendido entre os anos de 1980 a 2000, na cidade de Teresina-PI. Supomos que suas trajetórias estão marcadas por uma dinâmica que remete à sua condição diaspórica expressa nos diferentes sentimentos de resistência, luta e pertencimento alicerçados na ancestralidade e na sabedoria africana que são reinterpretados e reinventados cotidianamente no ambiente de diáspora. Ademais, são mulheres que possuem uma práxis que visa não só transformar a vida de outras mulheres negras, mas a própria sociedade, uma vez que quando elas se movimentam toda a estruturas da sociedade se movimentam com elas (DAVIS, 2017). No tocante a metodologia de trabalho, utilizo como orientação teórico- metodológico a História Oral para registrar o depoimento de três mulheres negras que tiveram suas vidas perpassadas pelo racismo e as violências que este proporciona; vivenciaram movimentos políticos e identitários e, por conseguinte, deram início ao movimento de mulheres negras em Teresina entre 1980 a 2000, dentro dos grupos mistos, por meio da realização de entrevistas. Portanto, dentro dessa metodologia optei por fazer entrevistas semiestruturadas divididas em duas etapas: a história de vida e a história temática, sendo que ambas não se dissociam uma da outra. Assim, pudemos compreender através dessa metodologia, como elas construíram suas identidades enquanto mulheres negras perpassando pelas questões de raça, classe, gênero, religião, entre outros a partir da cidade de Teresina com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Para dialogar com a metodologia da História Oral, nos valemos de fontes secundárias, como fotografias, e estatutos.Item Conceito de “Revisionismo” na Crítica Historiográfica do “Movimento Crítico ao Revisionismo Contemporâneo”: Uso, Limites e Possibilidades(2022) Butzen, Gabriel AntonioA presente pesquisa busca investigar a crítica historiográfica do autointitulado “movimento crítico ao revisionismo contemporâneo” sintetizado nos dois livros organizados por Melo (2014) e por Sena Júnior; Melo e Calil (2017). Nesse sentido, a pesquisa busca analisar quais são os usos do conceito de “revisionismo” para avaliar determinadas historiografias consideradas “apologéticas” e “abusivas”. Para isso, analisaremos a história do conceito de “revisionismo” a partir de discussões dentro do próprio marxismo e dos debates internos da historiografia sobre a Revolução Russa; da Guerra da Tríplice Aliança; bandeirantismo; da historiografia paraguaia e argentina , casos nos quais o conceito de “revisionismo” se aproxima da ideia de “inovação”. Por outro lado, avaliaremos o conceito de “revisionismo” como “apologia” e “abuso” mobilizados pelo “movimento crítico ao revisionismo contemporâneo”. Nessa linha, também diferenciaremos o conceito de “revisionismo” de “negacionismo” a partir dos debates sobre o Holocausto e do uso atual do conceito. Por fim, observaremos como o conceito de “revisionismo” dialoga com a escrita da história, com a prática cotidiana do historiador e com o atual regime de produção e divulgação de pesquisas históricas na atualidade. Para isso, como metodologia foram utilizadas as considerações sobre a história dos conceitos alemã e do contextualismo, avaliando os conceitos históricos utilizados pelos historiadores analisados. As principais considerações recaem sobre a possibilidade do uso de outros conceitos em determinados contextos nos quais “revisionismo” tem sido mobilizado. Em particular, a possibilidade de uso do conceito de “abuso da história”, conforme definido por De Baets. Ressalta-se ainda a importância de mais pesquisas empíricas para reavaliar os limites e possibilidades da crítica historiográfica baseada no conceito de “revisionismo histórico”.Item Los Outsiders de Ipanema: una Historia, dos Generaciones, Tres Trayectorias de Vidas Vegras en la Moda Brasileña (1941 - 2021)(2022) Mora Silva, Julimar del Carmen; OrientaçãoNeste trabalho centramo-nos no estudo de três trajetórias de vidas negras no campo da moda brasileira (1941-2021). Com elas procuramos revelar os itinerários pessoais, polí-ticos e profissionais realizados pelos estilistas Luiz de Freitas (1941), Fernanda Gonçal-ves (1965) e Italo William (1983), que promoveram as suas carreiras em dois momentos da história brasileira: entre os anos 70 e 90, no caso de Luiz de Freitas, e na segunda década do século XXI, no caso dos dois últimos. As suas vidas permitem-nos refletir sobre as dificuldades e estratégias desenvolvidas pelos agentes criativos negros para abri-rem campo num espaço que tradicionalmente tem sido considerado próprio das “elites brancas”. A minha intenção nesta pesquisa não é apenas apresentar as trajetórias destas personagens, mas apreciar nelas as sincronias e contrastes, bem como as rupturas e con-tinuidades com processos mais gerais tais como o desenvolvimento da indústria têxtil no mundo atlântico; a formação de um mercado de consumo em torno da oferta criativa na moda; a circulação de pessoas; e as dificuldades de exercer a profissão criativa face à ascensão/queda das ditaduras militantes e as disputas políticas que têm agitado a dinâmica democrática brasileira nos últimos anos. A fim de cumprir este objetivo, considerei uma variedade de fontes que vão desde artigos de imprensa até entrevistas e arquivos fotográ-ficos pessoais. Esta diversificação permitiu-me alargar o leque de possibilidades em rela-ção às questões de investigação que poderiam ser colocadas às trajetórias de vida consi-deradas. Privilegiei o diálogo entre Antropologia e História, a fim de assumir as preocu-pações e pretensões da Nova História Social como nossas: resgatar a centralidade das trajetórias e experiências de vida concretas e, com ela, a relação tensa ⸺e dialógica⸺ entre as dimensões micro e macrosocial. Isto foi possível através de uma pesquisa inten-siva das pistas discretas fornecidas pelas fontes impressas e do carácter explícito da in-formação textual. O mesmo aconteceu com as pistas implícitas e explícitas localizadas nas entrevistas. Em particular, me interessei pelas informações que fornecessem elemen-tos importantes para a análise da interseccionalidade entre as desigualdades de raça, género e classe, e as estratégias seguidas pelos agentes criativos negros a fim de impulsi-onar as suas próprias agendas políticas em contextos convulsivos.Item Cabo Norte: Militarização e Insubordinação em uma Fronteira em Disputa (1809-1840)(2022) Beltrao, Maria Izeth Braga; OrientaçãoDesde o período colonial a região fronteiriça do Cabo Norte (que corresponde aproximadamente ao atual Estado do Amapá), com a Guiana Francesa (Departamento Ultramarino da França na América) esteve envolta em constantes disputas territoriais entre Brasil e França, ao mesmo tempo em que se tornou espaço de constantes fugas e interações sociais entre sujeitos que por ela transitavam, de modo que para garantir a sua posse, as autoridades portuguesas, posteriormente as brasileiras, recorreram à militarização. No século XIX, especialmente após a eclosão da Cabanagem na província do Grão-Pará os recrutamentos aumentaram, e nessa área de fronteira mais ainda, em virtude da instalação de um posto militar francês no território em litígio, e também por causa do grande fluxo de fugitivos, envolvidos direta e indiretamente nesse movimento, que passaram a buscar abrigo junto aos franceses. Assim, este trabalho busca analisar medidas de controle e segurança adotadas para conter as ameaças de soberania, envolvendo tensões entre portugueses / brasileiros e franceses, bem como para gerir práticas sociais locais, visando o controle sobre sujeitos que se estabeleceram na região do Cabo Norte.Item Ayurveda no Brasil: os Primeiros Registros na Imprensa (1987-1999)(2022) Dornelles, Mônica Nasser; OrientaçãoA presente pesquisa analisa os primeiros registros da Ayurveda na imprensa brasileira, entre 1987 a 1999, tendo como referência o estado do Rio de Janeiro e duas fontes primárias principais: Jornal do Brasil e revista Manchete. A dissertação examina as rotas de inserção deste sistema de práticas no Brasil, adotando perspectivas de análise da história transnacional e global que elucidam como se deu a chegada do Ayurveda à América do Norte e à América Latina e, posteriormente, em nosso país. Figuras centrais nesse processo de chegada da Ayurveda na América Latina foram os indianos Maharishi Mahesh Yogi, personagem recorrente nos periódicos pesquisados, e seu discípulo divulgador deste conhecimento, o médico ayurvédico Deepak Chopra. Destacamos o registro de uma visão, em um primeiro momento, denominada “holística” e mais adiante integrativa, o que décadas mais tarde, viria a contribuir com as chamadas Práticas Naturais Integrativas aprovadas no SUS. Importante para esse processo de reconhecimento da prática no Brasil foi o convênio firmado entre o estado de Goiás e o Ministério da Saúde com o objetivo de implantar um hospital de Ayurveda na região, em 1985. As diferentes etapas desta pesquisa permitiram compreender a Ayurveda que chegou ao Brasil como uma ciência moderna e global com forte influência da Era New Age e o movimento Contracultura.Item As Leis Portuguesas sobre o Trabalho Indígena nas Colônias Africanas: um Estudo sobre o Estatuto Político do Indígena na Guine Portuguesa (1946-1963)(2022) Silva, Idrissa da; OrientaçãoO presente trabalho tem por objetivo analisar o estabelecimento das leis portuguesas, nomeadamente o Estatuto do Indígena e o Estatuto do Assimilado, sobre os povos chamados de Indígenas na Guiné-portuguesa de 1946-1963. Nossa análise parte dos referenciais teóricos e metodológicos das leituras de Michael Foucault e Yves Mudimbe em relação à genealogia e construção do poder face aos povos chamados de indígenas. Visto que desde os primeiros encontros entre os europeus e os africanos, a alteridade cultural nunca foi respeitada por parte dos europeus/portugueses, demonstrando desde cedo o seu etnocentrismo racial e cultural. A criação das leis face aos povos africanos da Guiné-portuguesa, chamados de Indígenas, vistos e entendidos como seres não humanos, terá que passar pelo gosto ao trabalho como forma e mecanismo de buscar elevar-lhes a condição de ser humano, enquanto um ser que a natureza não foi condizente e que deva almejar humanidade dentro desse processo, purificatório da sua anormalidade humana. Sendo este modo sine qua non, para se tornar civilizado e ascender culturalmente, eticamente e socialmente como um ser civilizado e português.Item Diáspora Sikh en Argentina: Contexto Transnacional y Causas de la Inmigración Sikh en el Noroeste Argentino (NOA) entre 1890 - 1930(2022) Martínez, Matías Maximiliano; Oliveira, Mirian Santos Ribeiro deIn Argentina, immigration has played a crucial role in its social, political and cultural formation. n the period between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, known as the period of "mass immigration", the country received the largest contingent of immigrants in its history. According to the 1914 National Census, people of foreign origin came to represent 29.9% of the country's total population and were composed, for the most part, of migrants from Italy and Spain. However, during that period, smaller groups of different origins also arrived in Argentina, among them, immigration of Indian origin related to the British Empire. This dissertation aims to deepen the context and causes that led to the arrival of these immigrants to Argentina between 1890 - 1930. Through the analysis of the primary sources of this research, we have been able to confirm that these people came from Punjab, a northern region of the Indian subcontinent, that they identified themselves as Sikhs and that they settled in Northwest Argentina (NOA). Thus, this dissertation is divided into four parts. In the first, we will contextualize and explain what the NOA is and what are the reasons that drive the development of this research. In the second part, we will seek to define what diasporas are, from a historical point of view, and what is the Sikh diaspora and its difference with the Indian and Punjabi diaspora. Subsequently, we will present the sources available for this research and systematize the information they offer about Sikh immigration in the NOA. Finally, we will contextualize this immigration process in order to show how it is inserted in a global and/or transnational framework. The third part proposes to delve into the dynamics of Indian immigration and other Asian origins in South America, in general, and in Argentina, specifically, between 1890 - 1930 with the aim of understanding the relevant historical processes of the Asian presence in this region. Its purpose is to understand how the Sikh immigration in Argentina is inserted in this context. Finally, in the fourth part we will present the life trajectory of Dhan Singh, a Sikh considered pioneer in the conformation of the Sikh community of Rosario de la Frontera, Salta. In it, we will deal with his migratory process, his adaptation in the NOA and the processes surrounding the formation of this community: chain migration and the creation of the temple.Item Fundo Documental Ladeísse Silveira: da Constituição de Arquivos Particulares à Transformação em Acervos Públicos em Redenção (CE)(2022) Silva, Ester Araújo Lima da; OrientaçãoA presente dissertação objetiva analisar o processo de constituição, transformação e desafios diante do tratamento, organização e preservação do Fundo Documental Ladeísse Silveira, salvaguardado no âmbito do Núcleo de Documental Cultural - Ladeísse Silveira (NUDOC) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no município de Redenção, estado do Ceará. Ladeísse Silveira nasceu em 1941 na zona rural de Redenção, na localidade de Serrinha Bela, distrito de Guassí. Entre os anos de 1960 e 1965, mudou-se para a área urbana do município onde consolidou sua carreira enquanto professora, pesquisadora e servidora pública municipal, dedicando grande parte de sua vida a investigar a história local de Redenção, reunindo assim diferentes arquétipos documentais que reforçam o pioneirismo da abolição da escravatura ocorrido em 01 de janeiro de 1883. Com seu falecimento em 2015, iniciou-se a construção de uma rede institucional com o intuito de negociar a doação de seus arquivos pessoais para a Unilab, possibilitando sua transformação em um arquivo público de pesquisa documental, pleito este ocorrido em meados de 2016. Sua coleção possui uma tipologia documental que vai desde a composição de documentos públicos a documentos particulares. Frente a esse cenário, analisamos as etapas do pleito de doação e montagem do arquivo, dando sentido à constituição de um fundo documental público no âmbito universitário.Item A Patrimonialização no Haiti: o Parc National Historique e a Comunidade de Milot (1980-2020)(2022) Pierre-Louis, Loudmia AmiciaA presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a patrimonialização do Parc National Historique (PNH-CSSR) e seus efeitos na comunidade de Milot, no Haiti. Objeto de tombamentos no âmbito nacional (Haiti, 1995) e internacional (UNESCO, 1982) o PNH-CSSR inclui o complexo monumental do Palácio Sans-Souci e suas dependências, a Cidadela Laferrière e o Site des Ramiers. Suas transformações antes e depois do tombamento da UNESCO é de relevante interesse para esta dissertação de mestrado cujo recorte temporal se situa entre as décadas de 1980 e de 2020. Assim, partimos do insuficiente diálogo entre as ações de preservação públicas e as comunidades locais, questão que se aplica ao caso da comunidade de Milot. Do ponto de vista teórico, o trabalho dialoga com os estudos históricos sobre Caribe, o patrimônio e suas políticas públicas, com a história oral e com o campo da memória social, também dialoga com os estudos decoloniais. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão do campo patrimonial e seus desdobramentos no Haiti, sobretudo, ao re-pensar suas relações com sujeitos subalternos e excluídos das políticas públicas do patrimônio na comunidade de Milot.Item A Missão de Santa Maria do Iguaçu: Trajetória e Relações de Contato(2022) Oliveira, Pedro Louvain de CamposA Missão de Santa Maria do Iguaçu, fundada em 1626, a única localizada no rio Iguaçu, constitui um dos exemplos mais singulares do encontro de distintas matrizes culturais e nacionalidades na região das Cataratas do Iguaçu. Após duas tentativas jesuitas infrutíferas, uma comitiva formada pelo padre Boroa, padre Ruyer e cacique Tabacambi saíram da redução de Nossa Senhora da Natividade do Acarai e conseguiram a anuência do cacique Taupá para fundarem outra logo acima das famosas quedas d´água, reconhecidas atualmente pela UNESCO, como Patrimônio Natural Mundial. Após sete anos de fundação e apesar de terem desenvolvido uma vida comunitária, seus habitantes decidiram se mudar, por temor de ataques dos colonos portugueses e indígenas tupis. Mesmo na atualidade, as possibilidades de análise crítica e interpretação a respeito de tal empreitada seiscentista seguem demandando mais atenção da pesquisa, principalmente na margem direita do rio Iguaçu, onde segue pouco valorizada socialmente e no currículo da educação básica. Grande parte dos personagens autóctones do período permanece desconhecida da população, enquanto a memória indígena segue supermitificada e comercializada. Isso ocorre mesmo a despeito da sua potencialidade para a educação patrimonial e o turismo cultural. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é levantar, organizar e analisar as fontes históricas santamarianas para possibilitar problematizações e reflexões a respeito das dinâmicas sociais das relações de contato iguaçuenses na primeira metade do século XVII. Para atingir esse objetivo, foi levantado um arcabouço interdisciplinar teórico-metodológico para fundamentar a análise das fontes primárias a respeito de Santa Maria do Iguaçu, particularmente os documentos oficiais da época e as Cartas Ânuas dos padres jesuítas. Fontes a respeito da cultura material, produzidas no entorno contextualizado da redução jesuítica em questão também foram consideradas. Com os resultados da investigação foi possível identificar as especificidades que permearam as relações de contato que caracterizaram esses singulares eventos históricos nas margens do rio Iguaçu. Através da reunião das informações fragmentadas e dados dispersos por várias fontes e análise do conjunto, foi possível identificar diversos personagens do período e problematizar a complexidade dos elementos que permearam a interação entre eles.Item Presença Afromexicana. Do Processo de Invisibilização à Luta por Reconhecimento Constitucional de 1997-2019(2022) Ferreira, Caroline SilvaNeste trabalho de dissertação apresento um breve panorama histórico da presença negra no México desde o período anterior à invasão colonial até os dias atuais. Por meio de revisão bibliográfica, foi possível desenvolver uma importante exposição sobre a presença negra em território mexicano. Dialogo, ainda, com estudos que apontam para tal presença em um período anterior à invasão espanhola, assim como para a existência de resquícios e elementos culturais de origem africana na cultura de algumas populações originárias. Ao narrar a empreitada da invasão, destaco a importância dos conquistadores negros, com ênfase na atuação de Juan Garrido, assim como a articulação dos contra-conquistadores negros, representado pela liderança de Gaspar Yanga. Já na luta pela Independência Mexicana (1810-1821), os ícones desta etapa da história são os afrodescendentes José María Morelos y Pavón e Vicente Guerrero. A formação da identidade nacional mexicana, portanto, é também resultado da Independência Mexicana, momento em que foi forjada a ideia de mestiçagem que fundamenta o processo de invisibilização da presença negra. As demandas atuais da população afromexicana sobre reconhecimentos estão arraigadas assim neste processo de invisibilização histórica e são apresentadas a partir da articulação de movimentos comprometidos com a causa negra no México. É interesse deste trabalho demonstrar que o processo histórico de invisibilização da presença negra em diferentes períodos é basilar para compreender a atual luta por reconhecimentos da população afromexicana.Item La Independencia en el Alto Perú, un Enfoque Transnacional - Perú, Brasil y Bolivia (1823-1825)(2022) Aldana, Christian Anthony RodriguezEsta tesis de maestría estudia la fase final de la independencia del Alto Perú -otrora, Real Audiencia de Charcas- entre los años de 1823 a 1825. Los estudios históricos existentes sobre la independencia en la región andinano han dedicado suficiente atención a esa fase de las independencias sudamericanas, especificamente, al Alto Perú. Su estudio desde un enfoque transnacional -incluyendo al Perú, Bolivia y Brasil- ha sido un tema de reciente interés por parte de la historiografía. Incluir estos actores externos trae consigo una perpspectiva más plural y renovada sobre las independencias en la región andina. Desde el punto de vista teórico-metodológico, este trabajo se apoya en estudios de la historia política, de la enseñanza de la historia, y dialoga con la historia transnacional al pensar la independencia del Alto Perú. Fuentes documentales y bibliográficas identificadas en Perú, Brasil y Bolivia dan fundamento a esta tesis de maestría. Se espera que este trabajo contribuya al debate sobre la independencia del Alto Perú relacionada a los estudios transnacionales.Item “Hemos Buscado en la Ceniza”: Memórias e Identidades nos Informes Nunca Más Argentino e Uruguaio na Década de 1980(2022) Lima, Guilherme da Conceição de; OrientaçãoA presente dissertação de mestrado faz um estudo acerca da memória e identidades elaboradas e construídas nos Nunca Más argentino e uruguaio. Os Informes Nunca Más foram documentos criados com base em testemunhos e relatos que denunciavam todo o mecanismo e aparato repressivo construído pelas ditaduras. Neles estão contidas memórias acerca de como se deu o processo da repressão e Terrorismo de Estado. Alvos da perseguição de suas ditaduras, argentinos e uruguaios foram vítimas de uma cooperação repressiva em ambas as margens do Rio Da Prata. Em vista disto, o trabalho aborda como esta presença do nacional do país vizinho nos Nunca Más acaba tecendo e dissolvendo identidades, bem como mobiliza outros mecanismos simbólicos geradores de empatia contidos nos Informes. Surgem assim aspectos para além da repressão, como as relações familiares, sociais e históricas. Referendado pela memória e suas nuances, tendo como auxiliar conceitos teórico-metodológicos de uma história transnacional e conectada, a pesquisa tem como discussão central as estratégias para gerar empatia e construir identidades, através da percepção de que argentinos e uruguaios eram semelhantes, tendo compartilhados destinos e histórias em comum. Desta maneira, os Nunca Más se utilizam de estratégias para humanizar e reestabelecer as identidades das vítimas do Terrorismo Estatal.Item Da Colônia à Independência: Reflexões sobre a História Indígena no Paraguai(2023) Leal, Osni Cesar L.; OrientaçãoEsta dissertação aborda os aspectos históricos do processo de independência do Paraguai, com destaque para a presença indígena em um contexto de formação dos Estados latino-americanos. Particularmente buscamos investigar como os indígenas foram pensados e tratados no processo de construção do Estado paraguaio na ditadura de José Gaspar Rodríguez de Francia durante o processo de construção do Estado paraguaio. A presença indígena nas regiões da província do Rio da Prata, se dava a séculos. Mesmo que os indigenas não tenham participado de grandes eventos no processo de independência do Paraguai, o nativo, em especial o Guarani era presente, e contribuíram com os conquistadores europeus, colonos e criolos, do período colonial ao independente para desenvolvimento do nascente Estado, principalmente na defesa da região, com seus conhecimentos, suas mulheres e sobretudo sua mão de obra. Sobre os movimentos que antecederam e que ajudaram nos processos da independência do Paraguai pode-se afirmar que os indígenas missioneiros e os próximos de regiões urbanas tiveram participação importante, pois quando Belgrano parte para subjugar o Paraguai a mando de Buenos Aires, os indígenas missioneiros se envolveram nos conflitos tanto do lado hoje argentino como paraguaio, desse contato confronto o Paraguai saia vitorioso do conflito, evento este que fortalece o Paraguai com a vitória que defende seu território e almeja ser independente. Destacamos que apesar do Paraguai ter sido um dos primeiros países a declarar a independência, não foi imediatamente reconhecido como uma Província Republicana pelo Vice-reino do Rio da Prata, demandando estratégias de resistências por parte da elite crioula regional. Nessa linha de abordagem desenvolvemos os objetivos específicos da pesquisa, dentre eles compreender como os indígenas agiram durante o governo de José Gaspar Rodríguez de Francia – (1811-1840); verificar como os indígenas foram representados nos documentos oficiais no Paraguai do século XIX, no período francista; e, reconhecer nos processos históricos de Independência e da criação do Estado paraguaio, o contexto em que os indígenas são representados. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica que se utiliza da análise qualitativa de publicações para compor os resultados da investigação, bem como pesquisa no Arquivo Nacional de Assunção (ANA), no Paraguai.Item Mobilidades e territorialidade dos Avá-Guarani na fronteira Brasil - Paraguai: análise do Boletim Luta Indígena contraponto o discurso de Itaipu.(2023) Frigo, AndersonA presente dissertação analisa a mobilidade e a territorialidade dos Ava-Guarani na fronteira Brasil – Paraguai, impactados pela construção da Hidrelétrica de Itaipu Binacional, tendo como fontes bibliográficas a literatura produzida sobre esse povo e fonte primária, o Boletim Luta Indígena produzido pelo Conselho Indigenista missionário (Cimi). Com o advento do governo cívico-militar e o discurso da crescente necessidade de desenvolvimento econômico como uma forma de legitimação do poder antidemocrático, intensificou-se o processo de deslegitimação do povo Avá-guarani, enquanto originários das terras brasileiras, dificultando ainda mais seu acesso aos direitos fundamentais. Foi nesse contexto e a fim de não garantir os direitos indígenas existentes à época, que a Itapu em conjunto com a Funai que, em 1978, iniciou-se o processo de remoção dos povo Avá-Guarani que residiam na região levando para terras de outros povos. O processo só não foi concretizado na sua totalidade porque os Guarani com apoio de organizações indigenistas, em especial o Cimi, se opuseram ao evento. Nesse sentido, o escopo do trabalho em tela se concentra na análise do discurso veiculado pelo Boletim Luta Indígena, produzido pelo Cimi, se contrapondo ao discurso institucional da Itaipu. Para isso, empregou-se abordagem qualitativa teórica, de caráter analítico. O procedimento adotado foi de revisão bibliográfica cotejada com a análise dos Boletim Luta Indígena, nº 15, nº 16 e nº 17, bem como os informativos veiculados no site da Itaipu Binacional, dentre outras mídias.Item Nós Mulheres (1976-1978): Feminismo, Imprensa e Trabalho na Ditadura Militar(2023) Vargas, Caroline Copetti deO trabalho pretende analisar o Jornal Nós Mulheres publicado entre os anos 1976 e 1978 no contexto da Ditadura Militar Brasileira. O objetivo é discutir, a partir da análise do material gráfico, da coletânea de reportagens e editoriais, assim como de registros de memória e outras produções das mulheres envolvidas com o periódico, uma articulação entre a experiência na militância de esquerda, o exílio imposto pela Ditadura e o contato com debates feministas em outras regiões para a criação e o desenvolvimento do Nós Mulheres e dos debates que aproximaram as perspectivas marxistas e feministas especialmente para o tema das mulheres trabalhadoras do período.Item Visualidad, imagen y poder en el Amazonas: construcción de imaginarios audiovisuales en la narrativa de la serie frontera verde(2023) Rodríguez Reina, Cesar StevenNuestro punto de vista en la era de la pantalla es crucial (MIRZOEFF, 2003). La manera de concebir nuestro mundo cada vez más se enfrenta al reto de los modos visuales de la comunicación. Es esta expansión narrativa que ha hecho de lo audiovisual una estructura donde las imágenes crean y cuestionan significados. La presente investigación busca analizar la construcción de imaginarios audiovisuales en el Amazonas a partir de la relación entre la visualidad, la imagen y el poder. Por tanto, con el propósito de dar viabilidad a la investigación tomamos como objeto de estudio la serie colombiana Frontera Verde (2019), producida por la plataforma Netflix. Esta serie se caracteriza por ser un producto transnacional de gran acogida por parte de la audiencia global, debido a la relevancia de su trama que involucra el territorio del Amazonas colombo-brasileño con todas sus contradicciones culturales. A partir de esto, el análisis de la serie se desarrolla en entender su construcción no solo conceptual, sino también técnica de la imagen: ¿quién la produce? y ¿cómo se produce? Desde el gesto narrativo serial (CARRIÓN, 2011) que le ha dado su existencia. Para después acercarse a las reflexiones de Nicholas Mirzoeff (2016) sobre el concepto de visualidad, y cómo este al estar atravesado por el poder se convierte también en una práctica representativa del poder visual, negando la posibilidad de construir un ver propio. Finalmente, tomamos los aportes teóricos del investigador de medios audiovisuales Omar Rincón (2011), respecto a la noción de una soberanía audiovisual que toma identidad narrativa desde la estética popular bastarda. Pretendiendo así alejarse de los imaginarios que colocan a territorios como el Amazonas en lugares simplemente subalternizados. En atención de que es necesario comprender que la narrativas audiovisuales como las conocemos hoy día han siempre han estado atravesadas por ideologías.Item Visualidad, imagen y poder en el amazonas: construcción de imaginarios audiovisuales en la narrativa de la serie frontera verde(2023) Reina Rodríguez, Cesar StevenNuestro punto de vista en la era de la pantalla es crucial (MIRZOEFF, 2003). La manera de concebir nuestro mundo cada vez más se enfrenta al reto de los modos visuales de la comunicación. Es esta expansión narrativa que ha hecho de lo audiovisual una estructura donde las imágenes crean y cuestionan significados. La presente investigación busca analizar la construcción de imaginarios audiovisuales en el Amazonas a partir de la relación entre la visualidad, la imagen y el poder. Por tanto, con el propósito de dar viabilidad a la investigación tomamos como objeto de estudio la serie colombiana Frontera Verde (2019), producida por la plataforma Netflix. Esta serie se caracteriza por ser un producto transnacional de gran acogida por parte de la audiencia global, debido a la relevancia de su trama que involucra el territorio del Amazonas colombo-brasileño con todas sus contradicciones culturales. A partir de esto, el análisis de la serie se desarrolla en entender su construcción no solo conceptual, sino también técnica de la imagen: ¿quién la produce? y ¿cómo se produce? Desde el gesto narrativo serial (CARRIÓN, 2011) que le ha dado su existencia. Para después acercarse a las reflexiones de Nicholas Mirzoeff (2016) sobre el concepto de visualidad, y cómo este al estar atravesado por el poder se convierte también en una práctica representativa del poder visual, negando la posibilidad de construir un ver propio. Finalmente, tomamos los aportes teóricos del investigador de medios audiovisuales Omar Rincón (2011), respecto a la noción de una soberanía audiovisual que toma identidad narrativa desde la estética popular bastarda. Pretendiendo así alejarse de los imaginarios que colocan a territorios como el Amazonas en lugares simplemente subalternizados. En atención de que es necesario comprender que la narrativas audiovisuales como las conocemos hoy día han siempre han estado atravesadas por ideologías.