TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro de Letras e Artes - Licenciatura em Letras - Espanhol/Português
Navegar
Navegando TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras por Autor "Alves, Marlene Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item EJA - Educação de Jovens e Adultos como Possibilidade de Transformação Social(2020-07-15) Alves, Marlene Rodrigues; OrientaçãoEste trabalho,intitulado EJA-Educação de Jovens e Adultos como Possibilidadede Transformação Social,objetiva apresentar reflexões sobre a importância da educação na formação social do indivíduo como cidadãoatuante e crítico dos acontecimentossociais, históricos e políticos. Destaca, ainda,alguns fatores que impactam na permanência e na evasão dos alunos naEJA, tendo como referência a questão daspolíticaspúblicasde Educação no país, o alto índicede analfabetismoe a importânciada participação de educadores diante dogrande desafio que é o ensino de jovens e adultos trabalhadores. Além da indispensável obra doeducadorPAULO FREIRE, autor de referência mundial, pesquisou-se ainda em livros e artigos publicados em diversos meios, que apresentam conteúdos primordiais sobre aobra de autores quecontribuem decisivamente para o estudo da EJA,comoSUSANA SCHWARTZ eMIGUEL ARROYO,além de outrosque se dedicam a ampliar a discussão sobre o legado de PAULO FREIRE. Além disso, recorreu-sea uma consulta documental da legislação que regulamenta aEJA no Brasilpara aprofundar-se em questões que fazem refletir sobre a transformação social na Educação de Jovens e Adultos como criação de políticas públicas específicasna modalidade daEJA.Dentro dessas políticas públicas, o curso deLetras -Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE)exerce o importantíssimo papel de formação para jovens e adultos que vêm de outrospaíses latino-americanos já em idade incompatível com o ensino regular.Por fim, buscou-seabordar a questão do compromisso educacional sobre cidadãos e cidadãsque retornam aos bancos escolares para dar continuidade aos seus estudose assimexercer, de fato,o seu direito à cidadania.