TCC - História - América Latina
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Bacharelado em História
Navegar
Navegando TCC - História - América Latina por Autor "Brighenti, Clovis Antonio"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Os discursos ambientais nos anos 1980 e a atuação da Itaipu em alguns jornais(2017-08-04) Rego, Patrice Aparecida; Brighenti, Clovis AntonioEste TCC, tem como foco analisar o contexto do discurso ambientalista, reproduzido nas mídias impressas,na década de 1980. A partir desses discursos analisar o caso da Hidrelétrica de Itaipu e o impacto que a obra causou no meio ambiente. Com o passar dos anos, a Itaipu vem trabalhando em projetos e pesquisas para modificar sua imagem perante a população em geral. Nossa análise abrange o contexto histórico dos anos 1980, quando a Itaipu buscou, através da imprensa, criar uma imagem positiva de seu projeto. Para isso nos servimos teoricamente do discurso da análise da História Ambiental para compreender o referido contexto. A história ambiental nos últimos tempos teve uma ampla abertura no campo das pesquisas, tanto na América Latina e Europa. Com tantas tragédias no meio ambiente nos últimos tempo,teve um crescimento no interesse nesta área de estudos.E a história ambiental é indispensável para compreendermos a história nacional e global. E as matérias jornalísticas impressas na década de 1980 em relação à Hidrelétrica de Itaipu nós traz relatos sobre os transtornos que a obra causou ao meio ambienteItem Educação Escolar na Tríplice Fronteira: crianças falantes de espanhol nas escolas municipais de Foz do Iguaçu (2019)(2019-12-13) Lima, Bárbara Ferreira de; Brighenti, Clovis AntonioEste trabalho pretende refletir sobre a realidade escolar das crianças falantes de espanhol em três escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu. O município iguaçuense encontra-se em uma região de tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, e o cenário educacional da cidade é permeado pela matrícula de crianças não-brasileiras nas instituições escolares. Pretende analisar se a dimensão da relação destas escolas, com as populações em contexto de fronteira e com as crianças falantes de espanhol, é considerada em seus Projetos Políticos-pedagógicos (PPPs). Percorremos os documentos pela busca dos termos “Fronteira”, “Cultura” e “Diversidade”, como conceitos que poderiam orientar a reflexão acerca deste cenário socio-educacional. Os PPPs são documentos norteadores das ações administrativas e pedagógicas das escolas, além de apresentar o contexto sociopolítico e econômico da comunidade escolar. Dessa forma após analisar os documentos, dirigimos a análise para a observação nas três escolas, visando compreender quais eram as propostas concebidas nestes documentos institucionais e quais eram as práticas que se ocultavam no documento oficial, mas que se materializavam no cotidiano escolar. Pudemos observar que as escolas tratavam de temas que versavam acerca da diversidade cultural, sexual e étnica, mas que não tratavam especificamente do contexto fronteiriço refletido no contexto escolar. A fronteira associada às escolas da cidade foi exprimida apenas no PPP da instituição que recebeu o Programa Escolas Interculturais de Fronteira – PEIF. O programa governamental traz consigo a perspectiva da educação intercultural e bilíngue para as escolas localizadas na região de fronteira. Acreditamos assim, que esta perspectiva deve ser endossada como um horizonte fértil para fomentar reflexões no âmbito institucional e também das proposições político-pedagógicas direcionadas às salas de aula. A não centralidade dada ao tema das crianças falantes de espanhol nos PPPs mostrou-se um problema visto que as professoras já lidam com esta realidade cotidianamente. Incluir esta reflexão nos documentos poderia implicar na promoção de formação continuada para estas educadoras, e no ensino que possa contemplar a realidade sociocultural das crianças que provém de outros países latino-americanosItem O esbulho da territorialidade Kaingang no Paraná e a política indigenista do Serviço de Proteção aos Índios (SPI)(2016-12-14) Santos, Ellen Vieira dos; Brighenti, Clovis AntonioO presente trabalho tem como objetivo analisar como a política indigenista do século XX influenciou na redução do território indígena Kaingang no Estado do Paraná. A redemocratização do país e as políticas indigenistas implementadas durante o Estado Novo servem como pano de fundo para compreender esse processo. Em 1949 foi firmado, entre a União e o Governo do Estado do Paraná, um acordo no qual grandes extensões de terras dos povos indígenas Kaingang são expropriadas com a alegação de serem destinadas à colonização imigrante, concluindo que os indígenas não necessitariam de toda a extensão territorial. No entanto, a área se encontrava assegurada aos indígenas Kaingang e Guarani, através de decretos do início do século XX. O processo de diminuição das terras se deu com o consentimento do Serviço de Proteção aos Índios, orgão responsável pela preservação do patrimônio e interesses indígenas. O presente estudo evidenciou como o Estado Nacional agiu com o intuito de apossar-se de tal território, não levando em consideração o modo de vida dos povos Kaingang e sua relação com o território.Item O Partido dos Trabalhadores (PT): da sua criação a chegada ao poder(2018) Vieira, Vagner; Brighenti, Clovis AntonioNesta pesquisa acadêmica estudaremos a história do Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil, da necessidade de um partido que organizasse amplos setores de esquerda, dispersos ao fim do Regime Militar, nas décadas de 1970 e 1980. Até a publicação da "Carta ao Povo Brasileiro" prelúdio da vitória eleitoral de Luís Inácio Lula da Silva, seu principal representante, como presidente da República. Iremos, com base em documentos oficiais, como os dos Encontros Nacionais, principal forma de organização e de democracia do partido, assim como de autores que, com diferentes visões, acompanharam o desenvolvimento do partido ao longo dos anos. As lutas intestinas, produto de suas diferentes correntes políticas, as vitórias e derrotas eleitorais, as transformações programáticas, seus dirigentes e bandeiras políticas. Veremos como o Partido dos Trabalhadores, passou de um partido socialista, sem patrões a um partido anticapitalista, com patrões. Ao fim desta pesquisa, apresentaremos as considerações finais sobre os fatos aqui estudadosItem Os Povos Indígenas nos livros ditáticos de História dos anos iniciais do ensino fundamental (2010-2012)(2019-11-27) Barbosa, Aline da Silva; Brighenti, Clovis AntonioEste trabalho analisa as representações discursivas sobre os indígenas a partir dos livros didáticos de História, dos anos inicias do ensino fundamental, publicados no período que compreende os anos de 2010 e 2012. Tais livros foram utilizados pelos estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro do Porto Belo em Foz do Iguaçu no segundo semestre de 2017. Tomaremos como premissa temporal e legal, a Lei 11.645 promulgada em março de 2008, que torna obrigatório o Ensino de História das populações Indígenas e Afro-brasileiras na educação básica, das escolas públicas e privadas em todo o território nacional. A partir dos resultados obtidos observamos que mesmo em face da Lei 11.645 certos padrões imagéticos e discursivos ainda repousam sob os clichês construídos ao longo desses cinco séculos fortemente influenciados pela colonização Ibérica sobre o indígena. Utilizaremos como fonte conceitual e teoria as teorias da história indígena, com a contribuição teórica dos trabalhos publicados pela antropóloga Manuela Carneiro da Cunha e do historiador Edson Silva no que diz respeito a análise das transformações das políticas educacionais no cenário brasileiro. Espera-se que este trabalho contribua à ampliação das discussões acerca dos estudos sobre a temática indígena na construção de uma visão ampla e crítica sobre o tema.Item Processo próprio de alfabetização na Comunidade Guarani do Oco’y (PR) a partir da pespectiva histórica(2017) Vasconcelos, Regina Martins Pinto de; Brighenti, Clovis AntonioProcesso próprio de alfabetização na Comunidade Guarani do Oco’y (PR) a partir da pespectiva históricaItem Teodorico Leite dos Santos: história e trajetória de um indígena resistente no Século XX no Paraná(2019-12-13) Santos da Silva, Paula Fernanda; Brighenti, Clovis AntonioEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a trajetória pessoal e social de um indivíduo indígena desterrado no estado do Paraná. Metodologicamente faremos uma análise sobre seu processo de sobrevivência durante a colonização do Paraná no século XX associado às fontes teóricas da história social, história oral e fundamentalmente da História Indígena. Na região Oeste do Paraná no final do século XIX início do século XX, estava havendo vários processos de mudanças, a imigração, a colonização, a entrada de empresas no estado para extração da erva- mate e da madeira. O Senhor Teodorico Leite dos Santos foi um dos trabalhadores utilizado de mão de obra para a extração de erva mate. A partir de sua trajetória, analisaremos os processos de exploração da mão de obra indígena no Paraná para a extração de erva mate. No período analisado, o Oeste do Paraná foi um estado onde sua economia se baseava no extrativismo. Por fim, analisaremos o processo de identificação de seu Teodorico com as práticas indígenas, especialmente aquelas relacionadas ao manejo de plantas e benzimentos. De um sujeito considerado integrado pelo Estado, se sobrai um indivíduo que maneja os dois mundos, as duas cosmogonias e transita, com muita segurança nos saberes da ancestralidade. Podemos concluir que o projeto do Estado, de branqueamento e integração do indígena, fracassou.