SEURS - Artigos científicos
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Navegando SEURS - Artigos científicos por Autor "Almeida, Mareci Mendes de"
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Item Estágios curriculares para o ensino médio profissonalizante(Proex/Unila, 2017) Chiquetto, Nelci Catarina; Almeida, Mareci Mendes de; Brustolini, Hirina FonsecaO estágio oportuniza ao aluno a qualificação prática pela experiência no exercício profissional ou social. Outro benefício para o aluno é a identificação mais clara das opções para a organização de seu perfil de profissionalização. Pelo projeto “Práticas de análise de alimentos: consolidando o saber fazer para o ensino médio profissionalizante”, são ofertadas semestralmente, vagas para estágio curricular para alunos de cursos técnicos da área de alimentos. Os estudantes são inseridos nas atividades que estão em curso nos laboratórios do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, acompanhados pelos acadêmicos estagiários do projeto e supervisionados pelas professoras. No primeiro semestre de 2017 foram ofertadas seis vagas para estágio. Os estagiários do projeto receberam treinamento técnico para acompanhar os alunos no desenvolvimento das atividades. Os estagiários, acadêmicos e a coordenação de estágios dos cursos profissionalizantes avaliaram positivamente o projeto. Os alunos reconheceram a importância da oportunidade de estagiar na universidade ressaltando que todas as atividades estavam de acordo com a sua formação escolar e foram importantes para a complementação da formação profissionalItem Projeto despertando para a Ciência Integração Universidade-Escoal(Proex/Unila, 2017) Almeida, Mareci Mendes de; Chiquetto, Nelci Catarina; Sikorski, Aline OksanaNesse artigo estão apresentados minicursos ofertados para alunos do curso Técnicos em Alimentos, sendo essas ações integrantes do projeto “Despertando para Ciência”. Os objetivos foram propiciar um espaço de construção do conhecimento discutindo fundamentos teóricos; realizando oficinas e oportunizar a troca de experiências entre os estudantes. Os alunos tiveram uma participação ativa tanto na discussão dos temas como no desenvolvimento das oficinas. Foi observado que usando metodologias diferenciadas da aula teórica expositiva os alunos conseguiram compreender melhor os conteúdos ministrados nas disciplinas, desenvolvendo as competências e habilidades que o técnico de alimentos precisa adquirir